João Filipe Clemente

De Wetshoff Estate – Chardonnay

                   O amigo e profundo conhecedor de vinhos, Luiz Horta, me sugeriu alguns vinhos Sul Africanos, entre eles o Pinotage da Robertson Winery e o Chardonnay Lesca da “De Wetshof Estate”. Na verdade, o grupo produtor é o mesmo, só que são diferentes conceitos e linhas de vinhos. Eu, que nunca me encantei com os vinhos elaborados com a casta Pinotage, uva símbolo da África do Sul, achei uma delicia, fácil de beber, diferente e com um preço muito bom, em torno dos R$30 a 33,00. Mas não é sobre o Pinotage que quero falar e sim sobre o Lesca, um branco elaborado com Chardonnay. Bem, não é bem do Lesca, porque estava esgotado, mas de seu irmão, o Bom Vallon Chardonnay Sur Lie 2007.

                 Eu que adoro vinhos brancos bem minerais e com boa acidez, em especial os Chablis, me encantei com este delicioso vinho. Fermentado em tanques “Sur Lie”, sem passagem por madeira gerando um vinho extremante elegante, muito fresco e refrescante. O teor alcoólico, apesar de alto para um vinho branco, em torno de 14º, não se nota em nenhum momento tamanho seu equilíbrio, passando, raspando, por meu teste da Terceira Taça. Vibrante com grande mineralidade, maçã verde, algo de limão, com muita delicadeza como que se acariciasse a boca com vagas de prazer. Não é um vinho de guarda, talvez dois a três anos, devendo ser tomado jovem com frutos do mar, ostras, peixes pouco condimentados, ou até como aperitivo, pois é um vinho leve e suave. Muito agradável, é mais uma boa dica do Luiz, mesmo que indiretamente, de que gostei muito. Agora, assim que der ($), tenho mesmo é que provar o Lesca!

  • Produtor – De Wetshof Estate.
  • Importador – Mistral
  • Região – Robertson Valley, Southern Cape
  • País – África do Sul
  • Composição uvas – 100% Chardonnay.
  • Detalhes Produção – Fermentado em tanques, Sur Lie por alguns meses e remexido semanalmente.
  • Teor de álcool – 14º.
  • Safra – 2007.
  • Preço médio em Abril/08 – R$50,00
  • I.S.P –  

Vinhos do Alentejo

                 Eis uma lista, da Blue Wine, dos TOP 25 vinhos Alentejanos de 2007, com alguns comentários pessoais.

No topo da lista três vinhos com 18 pontos numa escala de 20; Incógnito 2004, vinho ícone da vinícola Cortes de Cima, produzido com Syrah (Adega Alentejana), Montes Claros Reserva 2004 e o Vinhas da Ira um grande e potentíssimo vinho, sobre o qual ainda falarei, trazido pela Lusitana. O interessante aqui é a disparidade de preços, lá. O Incógnito custa em torno de Euros 47,50, o Vinhas da Ira por volta de Euros 18,00 e o Montes Claros, meros Euros 5,20!! Adivinha o que vou comprar?

A seguir com 17,5 pontos, mais cinco rótulos; Dona Maria Reserva 2004 (Épice), Herdade do Meio Garrafeira 2003, Quinta da Amoreira da Torre reserva 2004, Quinta do Carmo Reserva 2003 (Mistral), Vale do Ancho Reserva 2004 (Adega Alentejana) e o Vila Santa 2005 (Casa Flora). Este ultimo, um belíssimo vinho que me encantou e que lá custa em torno de Euros 11,00, o que é mais uma grande pedida.

Mais abaixo com 17 pontos, um total de quatro rótulos. Bombeiro do Guadiana Escolha Syrah 2004, Herdade de São Miguel Reserva 2004 (Grand Cru G.Viana), Olho de Mocho Reserva 2004 e Pontual Reserva 2004.

Com 16,5 pontos, os “últimos” doze rótulos. Alfaraz Reserva 2003, Altas Quintas Crescendo 2005, Altas Quintas Reserva 2004 (Decanter), Couteiro-Mor Reserva 2004 (Adega Alentejana), Duas Castas 2006 Branco (Qualimpor), Fonte Mouro Garrafeira 2004, Herdade das Pias Tinta Caiada & Trincadeira 2005, Monte da Penha Gerações Reserva 2004 (Vinea Store) que provei hoje e realmente é um vinho de grande qualidade, Monte Seis Reis Syrah 2004 (Almeida Garret), Pêra Manca 2005 Branco (Adega Alentejana), Reguengos do Souzão Reserva 2004 e Torre do Esporão 2004.

                   Existem um monte de ícones da região que não constam da lista, como Tapada de Coelheiros, Mouchão, T de Terrugem, etc., seja porque não foram provados ou por qualquer outra razão que não a de qualidade, pressuponho. De qualquer forma, existem dois rótulos que, obrigatoriamente, teriam que estar aí por se tratarem de vinhos com muita qualidade sem que se sejam considerados ícones, ainda. O Malhadinha 2003 (Épice) e o Herdade do Pinheiro Reserva 2003 (Beirão da Serra) que são uma maravilha. Veja algumas rotas do vinho no Alentejo na figura abaixo ou clique aqui em Vinhos do Alentejo.

Champagne amplia sua área.

 

                Finalmente! Depois de dois anos de estudos, análises e avaliações, bateram o martelo no INAO ( Institut National des Appelations d’Origine), órgão que regula a produção de vinhos na França. A Região de Champagne será expandida das presentes 319 para 357 comunas ou aldeias com a adição de 40 novas. Sei a conta não bate, mas é que duas das comunas antigas foram descredenciadas, sendo que uma ainda apela da decisão. A Região de Champagne teve sua presente demarcação AOC (Appellation d’Origine Contrôlée) definida em 1927 com 319 comunas e cerca de 15.000 vinhedos instalados em 33,500 hectares. A previsão é de que, com a nova demarcação, serão adicionados mais uns 4000 hectares. Como o INAO ainda não anunciou as novas comunas, deve fazê-lo nos próximos dias, fica difícil definir exatamente em quanto a área aumentou. O que se sabe é que, se o se o vinhedo do “azarado” estiver no lado errado da nova divisão, o preço por hectare ficará como está, ao redor de 5000 Euros. Agora, se o produtor for abençoado e estiver, no lado da “nova Champagne”, parabéns, ele acabou de ganhar na loteria, pois a previsão é de que o preço do hectare subirá para algo ao redor de 1 milhão de Euros!

                 Para quem espera ver mais champagne, novas marcas e preços mais baratos no ano que vem, calma e relaxe na poltrona porque qualquer alteração de mercado, se é que existirá, ainda vai demorar muito. A previsão é de que não haverá acréscimo de produção nesta região, por, pelo menos, mais uns 10 anos e a demanda segue sendo altíssima. Só na China com aumento da demanda em cerca de 30% e da Rússia com 40%, a capacidade de produção certamente será facilmente tomada. Nos dias de hoje são ao redor de 330 milhões de garrafas produzidas anualmente, com cerca de 45% deste volume sendo exportado, resultando em aproximadamente 2.4 bilhões de Euros de faturamento externo. Enquanto o volume das exportações aumentou algo por volta de 4%, o valor exportado pulou aproximadamente 10%! Ou seja, caso a demanda siga crescendo, como se prevê, neste países “noveau riche” onde não interessa o preço, o negócio é consumir, então a previsão é de que, os produtores seguirão ganhando muito e nós pobres mortais pagando cada vez mais caro. O que se vai conseguir, clima permitindo, é garantir o abastecimento destes néctares para nossos filhos. Quanto aos netos, esses já não sei! Sugestão, aproveite bem a qualidade de nossos deliciosos espumantes nacionais por uma fração do preço.  Salute e kanimambo.

Imagens News from Champagne, gentilemente cedida por:  Eric Anderson da www.GrapeRadio.com

Zuccardi “Serie A”

                 Mais uma vez me sinto um privilegiado ao poder participar de um agradável almoço de apresentação de um novo vinho. Neste caso, de diversos vinhos já que se tratava de uma nova linha de produtos que a Zuccardi, vinícola Mendocina, lança no Brasil em conjunto com a Expand. Afora o privilégio de tomar estes vinhos, tive o prazer de conhecer o homem por trás deste trabalho, José Alberto Zuccardi. Iniciamos com uma apresentação da vinícola em que, a meu ver, ocorreu o grande destaque do evento, uma frase dita por José Alberto; Não há vinhos de qualidade sem gente de qualidade. Não desmerecendo os vinhos, muito pelo contrário, mas esta é a essência de tudo, a espinha dorsal do projeto como um todo. Esta é uma filosofia que prezo muito e, de cara, ocorreu uma sinergia de idéias. Esta filosofia, conjuntamente com a capacidade de inovação, é que fez com que a Zuccardi, se tornasse a vinícola familiar líder na Argentina.

                 Para este projeto foram construídas instalações novas com 30% dos vinhedos orgânico, o restante muito próximo disto, sem uso de qualquer forma de pesticidas. A linha de vinhos Serie A, é composta de: um vinho branco, corte de Chardonnay com Viognier e três tintos varietais a 100%, um Malbec, um Syrah e um Bonarda. Falemos dos vinhos:

  •  Chardonnay/Viognier 2007, com 50% de cada cepa e 13.5% de álcool, resulta num vinho muito fresco, com ótima acidez, suave e ligeiro. Acompanhou uma entrada de Bobó de Camarão na mini moranga. Com a comida, cresceu assustadoramente me surpreendendo positivamente.
  • Syrah 2006, com 30% do vinho passando por barricas de carvalho Francês de primeiro, segundo e terceiro usos por um período de dez meses. Com 14º de teor alcoólico muito bem balanceado, boa fruta madura, boa estrutura, levemente especiado com a tipicidade da casta. Foi o que melhor harmonizou com o risoto de ossobuco com ragú. Muito bom.
  • Malbec 2006, com 70% dos vinhos passando por barricas de carvalho Francês de primeiro, segundo e terceiro usos por um período de dez meses. Vinho saboroso, de muito boa acidez o que não é muito comum ao Malbec Mendocino, com taninos finos e elegantes.
  • Bonarda 2006, também com 30% do vinho passando por barricas de carvalho Francês de primeiro, segundo e terceiro usos por um período de dez meses. O teor alcoólico é bem comportado com 13º, boa estrutura e corpo numa soberba paleta aromática com frutas silvestres que se confirmam na boca com uma boa acidez, final de boca suave, redondo de média persistência. Individualmente, para tomar solo, talvez o mais interessante de todos os vinhos desta Serie A. Realmente a Bonarda, é a uva do futuro na Argentina!

No geral, bons vinhos, elaborados com muita competência, os tintos com uma previsão de guarda em torno de uns 4 a 5 anos, que a Expand coloca no mercado ao preço de R$55,00. Os destaques, para mim, foram o Bonarda e o Syrah que me agradaram muito e recomendo, cada um a seu modo. Acredito que, se este preço pudesse estar abaixo de R$50,00, teríamos aqui um grande custo x benficio.

                 Para finalizar, ainda pude provar o Zuccardi Zeta (top de linha da Zuccardi), um belíssimo e divino corte de Malbec e Tempranillo, dentro os grandes da Argentina e o MALAMADO. Para quem não conhece, um vinho fortificado à base de malbec elaborado à moda do porto, de onde advém o nome. Delicioso! salute e kanimambo.

NO MORE WAR – II

               Para completar os posts de Para Além do Vinho deste fim de semana, uma musica e uma mensagem, que todos acham que é de Bruce Springsteen, mas que na verdade surgiu nos idos de 1969 composta por Norman Whitfield e Barrett Strong e gravada por Edwin Starr em disco lançado pela famosa Motown Records. Bruce Springsteen a regravou em 1985, dando uma sobrevida e interpretação magistral, a uma genial canção de protesto criada nos tempos da guerra no Vietnam e tão atual nos dias de hoje, porque os Lordes da Guerra não descansam jamais. Como disse Bruce Springsteen “ Blind faith in your leaders, or anyone for that matter, can get you killed” (Fé cega em seus lideres, ou qualquer um para todos os efeitos, pode-o levar à morte). Dois vídeos e duas versões para a mesma mensagem. Salute à paz!

 

[youtube=http://youtube.com/watch?v=bX7V6FAoTLc] 

 

 [youtube=http://youtube.com/watch?v=lB_4Lw8fd8w&feature=related] 

 

 

NO MORE WAR!

                  Aos fins de semana só coisa Para Além do Vinho e, preferencialmente com musica. De todos os tipos e ritmos, já que musica é um estado de espírito. Pois bem, hoje estou mais contestador então o papo é sobre um cara, nascido a 3 de Dezembro de 1948 na Inglaterra, e sua banda. Uma mistura de gênio e louco, chamado John Michael Ousborne que, mais tarde, viria a ser conhecido como Ozzy Ousborne. Fundador do Black Sabbath, grupo musical que revolucionou a musica e espantou o mundo com sua peculiar forma de encarar e reagir ás coisas ao seu redor, pais do heavy metal. Louco, drogado, bêbado, gênio? Certamente um pouco de tudo isso, mas debaixo de todo esse estupor, saíram diversas perolas musicais e esta, “War Pig”, é uma das minhas favoritas. Afinal, quem é mais louco? Ele ou quem ordena a marcha das tropas por motivos duvidosos e torpes? O julgamento é seu!  A musica e letra geniais, o vídeo imperdível. Como disse John Lennon, outro contestador do Establishment, “Give Peace a Chance”. Veja a letra e vídeo:

Generals gathered in their masses,
just like witches at black masses.
Evil minds that plot destruction,
sorcerers of death’s construction.
In the fields the bodies burning,
as the war machine keeps turning.
Death and hatred to mankind,
poisoning their brainwashed minds.
Oh lord, yeah! 
Politicians hide themselves away.
They only started the war.
Why should they go out to fight?
They leave that role to the poor, yeah. 
Time will tell on their power minds,
making war just for fun.
Treating people just like pawns in chess,
wait till their judgement day comes, yeah. 
Now in darkness world stops turning,
ashes where the bodies burning.
No more War Pigs have the power,
Hand of God has struck the hour.
Day of judgement, God is calling,
on their knees the war pigs crawling.
Begging mercies for their sins,
Satan, laughing, spreads his wings.
Oh lord, yeah!
Black Sabbath, War Pigs 
 
  
[youtube=http://youtube.com/watch?v=0GRR_n_yQGA]
 Mais sobre o tema até ao final do dia. Amanhã descanso que é feriado. Acho que estou é ficando viciado nisto!
 

 

Fiquei Feliz

                  É legal quando nos propomos a fazer algo em que acreditamos e isso dá certo. Estou feliz porque boa parte do propósito deste blog está sendo cumprido, o de compartilhar conhecimento e experiências, de desmistificar o mundo do vinho e quebrar preconceitos. Pois bem, em off, via e-mail, recebi uma noticia super legal. Na escolha de um espumante para seu casamento, uma das amigas leitoras me disse que se deu ao direito de quebrar preconceitos que tinha para com os Espumantes nacionais e irá servir Salton Ouro Reserva Brut em sua recepção, após teste de degustação, presumo, em que aprovou o produto junto com seu noivo. Dupla felicidade, por haver podido transmitir a mensagem e por ter sido, de alguma forma, útil num momento importante da vida de uma pessoa. Encontrar receptividade ao compartilhamento de nossas experiências, é sempre uma alegria e, neste caso, me sinto realmente muito satisfeito e feliz pelo resultado final.

               Por outro lado, é importante ressaltar que os Espumantes nacionais estão, na média geral, muito bons. Existem bons rótulos em quase todas as casas produtoras, alguns ótimos, de todos os preços e níveis de qualidade. Dê-se ao direito de provar, você certamente se surpreenderá e garanto que para uma recepção são, na maioria, preço por preço, muito melhores que os Proseccos baratos que há por aí. Salute Patricia, tudo de bom, muita felicidade, harmonia, saúde e paz. 

Para Meus Amigos do Sul

 Uma homenagem visual a todos os amigos e leitores do Sul. Para aqueles que lá vivem e podem desfrutar destes visuais com mais assiduidade, para aqueles que por diversas razões se espalharam pelo Brasil, e o mundo, certamente sentindo saudades destas imagens. Um beijo no coração e bom fim de semana.

 

Parceiros do Vinho – Portal dos Vinhos

                   O primeiro parceiro a ser apresentado nesta nova seção de Parceiros do Vinho, é o Portal dos Vinhos. Quando inauguraram em dezembro de 2007, já foi alvo de um post, mas é incrível a evolução neste curto espaço de tempo. Tenho acompanhado seu trabalho, sua filosofia e seu crescimento com bastante alegria.  A Portal dos Vinhos é um empreendimento novo , pequeno, mas muito bem idealizado e executado por seus proprietários o jovem casal Fátima e Emilio Santoro. O Emilio é profissional do ramo há tempos, os últimos quatro ou cinco em uma importante importadora, tendo acumulado grande experiência e conhecimento. A Fátima, com um pé, e parte do coração, em Portugal tem um convívio estreito com o vinho, também há tempos. Isto, mais muita dedicação e sensibilidade nos preços resultam em uma loja muito agradável, simpática com cerca de quinhentos rótulos escolhidos a dedo e uma coleção de azeite de primeira. Prova cabal de que, “tamanho não é documento”.

                  Uma grande diversidade de vinhos de várias importadoras, bons azeites, ótimos preços, cursos, degustações, ótimo atendimento e aconselhamento, certamente a melhor loja no Morumbi e do lado de cá da ponte. Uma loja que merece ser visitada e, para celebrar este post e a divulgação da loja, justo reconhecimento, na categoria de “Parceiros do Vinho”, negociei com o Emilio, que tradicionalmente não dá descontos por já trabalhar com preços muito enxutos, algumas ofertas especiais somente para quem disser as palavras mágicas na hora da compra, “Falando de Vinhos“. Neste caso, veja só os néctares que estão sendo disponibilizados para você , amigos de Falando de Vinhos, com um desconto especial de 10%:

  • Altimus XXIV– Vinho Premium Argentino, top de lina da Michel Torino. Um vinho inebriante com um corte diferenciado de Malbec/Merlot/Cabernet Sauvignon e Bonarda, podendo a composição e participação porcentual de cada cepa, variar de ano a ano em função das características de cada safra. Muito elegante, harmônico, equilibrado, ótima paleta aromática, taninos finos e aveludados. Gosto muito deste vinho que, lá em Buenos Aires, custa algo ao redor de Pesos 130, o equivalente a cerca de R$72,00 ás taxas cambiais vigentes hoje. Normalmente custa no mercado algo como R$96 a 98,00, mas aqui na Portal dos Vinhos tem um preço de R$93,50. Com o desconto vai para R$84,15, está esperando o quê?
  • Passo Delle Mule 2005 – Um Italiano divino, da região da Sicilia elaborado com 100% da casta autóctone, Nero D’Avola.  Muita fruta e toques balsâmicos, num vinho denso, cremoso e complexo, boa estrutura e de enorme equilíbrio. Taninos maduros e aveludados, boa acidez com um longo final de boca. Daqueles vinhos para você tomar com calma, sorvendo e descobrindo todos os seus segredos. Absolutamente arrebatador, elegante, um vinho que me encantou. Por aí, em torno de R$100. Por aqui, normalmente R$97,50 o que, com o desconto, vai para R$87,75! Mamata.
  • Ventisquero Reserva Carmenére 2006 – Vinho de excelente qualidade, desta vez Chileno e ganhador de medalha de ouro no primeiro concurso internacional de Carmenére realizado em Novembro passado. Vinho de cor rubi-escuro, concentrado, com aromas intensos, frutados, toque de madeira e baunilha. Em boca, muito bem estruturado, com taninos doces bem presentes. De R$45,00 vai para R$ 40,50 com o desconto.
  • Bom Juiz Reserva 2003 – Um Alentejano com um nome diferente e um vinho de muita classe e harmonia. Um corte de Aragonês, Castelão, Trincadeira e Tinta Caiada de cor rubi com aromas evoluidos a compota e especiarias. Na boca apresenta-se vigoroso, com boa tipicidade da região e suaves taninos que lhe conferem um prolongado final de prova. Tudo isto por meros R$52,00 que, com o desconto, ficará por R$46,80
  • Cava Don Román Brut ou Demi-sec – Para brindar à vida com muita qualidade. Um espumante Espanhol muito bom,  por um preço que, se a R$32,00 já é uma baba, imagine com o desconto. Somente R$28,80

Não esqueçam das palavras mágicas ou nada de desconto! Esta é uma promoção única, válida até ao final de Abril, com rótulos de excelente qualidade com preços imperdíveis. Por mim, fazia uma seleção e comprava uma caixa mista com um de cada vinho e dois espumantes, vai ser difícil aparecer este grupo de vinhos, com este nível de qualidade, a este preço novamente. De resto, bom garimpo, que Bacco ilumine sua escolha, vai precisar porque tem muita coisa boa, salute e kanimambo.

 

Rua Dr. Luis Migliano, 1141, Lj. 11, entre o Shopping Open Center e o Trade Center na região do Portal do Morumbi. Tel. (11) 3498-5799

Boas Compras III – Uruguai

                   Com estes três últimos participantes, finalizamos nossos destaques de Boas compras deste mês de Abril em que nos debruçamos sobre o Uruguai e seus vinhos. São mais 12 destaques, perfazendo um total de 65 vinhos atendendo a preços e gostos diferentes. No mês que vem tem mais, aguardem! Agora vamos ao que interessa, vamos aos vinhos!

Expand – representa com exclusividade os vinhos da Juanicó que oferece opções a diversos preços.

  • Don Pascual Sauvignon Blanc/Sauvignon Gris 2006, de acordo com a ficha técnica; aromas frescos tanto florais como frutados com notas cítricas de Melão. Exótica combinação que une bem a intensidade de sabores de cada casta.  Preço R$26,00.
  • Don Pascual Tannat Línea Clasica 2004 linha de entrada deste produtor. Preço R$28,00.
  • Don Pascual Viognier Reserve 2004, de acordo com a ficha; aromas florais e de frutas brancas como melão e pêra. Na boca, é um vinho de bom corpo e acidez, excelente companhia para entradas e primeiros pratos. Preço R$39,90.
  • Don Pascual Tannat Roble 2005, a revista Gula comentou “Robusto, seus muito taninos ficaram mais cordiais depois de um ano em barricas de carvalho. Ao olfato, sugere frutas vermelhas, chocolate e algum tostado. No paladar é vigoroso, tem bom corpo e acidez, com persistência final média”. Preço R$45,00.
  • Botrytis Noble 2003. De acordo com Saul Galvão “Muito agradável, surpreendente. Um muito aromático Sauvignon Blanc feito à moda de Sauternes”. Preço R$95,00.

Cantu – Pela primeira vez conosco, a Cantu trabalha com poucas, mas bem escolhidas vinícolas. Do Uruguai, representa a H. Stagnari. Á venda na Varanda e, para outras opções, cheque direto com a Cantu. vejaos vinhos com meus comentários.

  • Tannat Viejo 2005, da região de Salto, é um dos vinhos mais premiados do país. Na boca, frutas escuras maduras com nuances de cacau. Taninos macios, sedosos num vinho de corpo médio. Muito elegante e boa persistência. Um conjunto muito agradável e pronto a beber. Preço sugerido R$45,00
  •  Cabernet Primer Viñedo 2004, mais um vinho muito agradável, fácil de beber e elegante. Seus taninos maduros e aveludados com a boa acidez do vinho, formam um conjunto muito harmônico e equilibrado de fácil harmonização. Preço sugerido R$35,00.

 Vinea Store – pelo segundo mês conosco, a bonita Vinea Store não possui vinhos Uruguaios em seu portfolio. No entanto, nos presenteia com alguns bons vinhos em promoção e um Vinho do Porto espetacular. Confiram abaixo:

  • Casa Marguerry Malbec 2005, vinho Argentino de primeira linha. De acordo com a ficha técnica; muito complexo no nariz e na boca, macio e bem concentrado confirmando os aromas percebidos com um longo e delicioso final. De R$62,00 por R$52,70.
  • Cabernet Sauvignon Matisses 2006, um vinho Chileno produzido pela Casa Marin que só trabalha com qualidade. No mês passado provei o Carmenére que é muito bom. De acordo com a ficha técnica, mostra aromas de frutas vermelhas com notas de baunilha e menta que se confirma na boca. Boa acidez e persistência num vinho muito agradável e ótimo custo x beneficio. Mais ainda com este desconto, de R$47,00 por R$39,95.
  • Montefino Reserva Tinto 2003, do Alentejo produzido pela Monte da Penha. Boca potente, boa estrutura e taninos firmes. Fruta bem casada com o carvalho. De R$72,00 por R$ 61,20.
  • Quinta Nova Porto Ruby Reserva (500ml), maravilhoso! Este, tive o prazer de degustar e me apaixonei. Boa fruta madura com toques de baunilha e na boca uma boa estrutura com taninos finos, elegantes que passeiam macios e sedosos pela boca, deixando um gostinho de quero mais. O melhor Ruby reserva que já tomei. Preço R$69,00.

Endereços e Telefones para contato, encontre na seção “ONDE COMPRAR”