Noticias do Mundo do Vinho

Wine globe 3Entre alguma pesquisa e uma série de press-releases recebidos, eis um pouco do que mais novo existe no mercado e faz noticia em nossa vinosfera.

Palo Alto são inúmeras as minhas recomendações sobre este vinho, uma das últimas com a sua participação em nosso Desafio de Vinhos Assemblage do Novo Mundo, uma degustação às cegas, em que entrou como vinho surpresa e se deu muito bem. Realmente é um rótulo que surpreende, ainda por cima porque o preço é super convidativo, por volta dos R$31,00. Desta feita, a Expand confirma a chegada de dois irmãos mais novos, o Palo Alto Rosé e o Palo Alto Sauvignon Blanc que vêm se unir à família. Mais dois rótulos a conferir .

 

Fausto Brut – A PIZZATO Vinhas e Vinhos apresenta o Fausto Espumante Brut Branco, elaborado pelo processo charmat utilizando a uva Chardonnay e a base Blanc de Noir, com as castas Merlot e Cabernet Sauvignon.  Com o novo espumante, a PIZZATO amplia a linha FAUSTO, que já conta com os varietais Merlot, Cabernet Sauvignon e Rosé Merlot. “É uma opção jovem e frutada, mantendo a elegância no conjunto”, exemplifica o enólogo Flávio Pizzato.

 

Varanda Grill – A melhor Carne, o melhor ambiente, a melhor carta de vinhos. Estes pilares que nortearam o restaurante churrascaria Varanda desde sua inauguração, há 13 anos, foram mais uma vez reconhecidos pelo mercado e pelas publicações especializadas. Nos últimos dias o Varanda foi apontado pela revista Veja SP, edição especial Comer e Beber, como a Melhor Carne de São Paulo e pelo Guia 4Rodas Edição 2010 como a melhor carta de vinhos do Brasil. “São os dois dos mais importantes prêmios enogastronômicos do Brasil”, comemora Sylvio Lazzarini, sócio e criador do Varanda. “Eles são um importante reconhecimento do trabalho que todos nós realizamos na casa desde sua inauguração”. Lazzarini destaca que a equipe do Varanda – dos gestores aos garçons, passando por maîtres, cozinheiros, cumins e profissionais em geral – sempre trabalhou para que a casa se tornasse a melhor steakhouse de São Paulo. “Agora nossa missão será ainda maior, pois vamos trabalhar muito para manter este reconhecimento”, acrescenta ele.

Não freqüento assiduamente, mas nas duas vezes que estive por lá tenho que tirar o chapéu, comida e serviço de prima. Recomendo conferir!

 

Freixenet - KitFreixenet em dose dupla – Grupo Freixenet, maior produtor mundial de espumantes – lança dois packs promocionais ideais para presentear os amigos e clientes nas comemorações de final de ano. Os kits estarão à venda a partir de novembro e apresentam duas garrafas de suas duas variedades de cavas: Cordón Negro e Carta Nevada. Para arrematar, duas belas taças de cristal acompanham o conjunto. Além disso, o cliente pode optar por compor um pack com duas variedades diferentes de espumantes. O preço sugerido dos packs é R$ 120.

Líder mundial no segmento de cavas – como é conhecida a bebida produzida na Espanha feita a partir de uma combinação de uvas do país – os espumantes da Freixenet são originados na Catalunha e elaborados pelo método tradicional (ou champenoise).  Produtora e exportadora de espumantes desde 1917, a marca fechou parceria exclusiva com a importadora Preebor do Brasil planejando conquistar o mercado nacional.

 

Vistalba é abençoada por Robert Parker – ou melhor, por seu “menino” prodígio Jay Miller e é aquinhoada com alta pontuação. A vinícola argentina Vistalba, do enólogo Carlos Pulenta, obteve grande reconhecimento na última avaliação de Robert Parker, na revista Wine Advocates de Agosto de 2009, nos estados Unidos. Motivo de muito Foto  Tomero Petit Verdotorgulho para os enólogos da Vistalba e seu proprietário, já que trata-se de uma vinícola jovem. Os vinhos avaliados receberam nota superior ou igual a 90, classificação dada a vinhos de alta qualidade.  Os vinhos Tomero Petit Verdot 2006 e Vistalba Corte B 2005 receberam 90 pontos. O Vistalba Corte A 2006 recebeu 91 pontos enquanto o Tomero Malbec Gran Reserva 2005 obteve a nota mais alta, com 92 pontos.  Os vinhos são importados para o Brasil pela Domno do Brasil, empresa do Grupo Valduga, e já provei todos. Apesar de não ser um seguidor do Sr. Parker e sua turma, tenho que reconhecer  que concordo com ele, em especial o Tomero Petit Verdot e o Corte B que, na minha modesta opinião, são muito bons. Belos vinhos.

 

Espumante Garibaldi Moscatel recebe mais um ouro – O Moscatel da Vinícola Garibaldi, novamente, foi o único espumante brasileiro a conquistar Medalha de Ouro em concurso realizado na Europa. O reconhecimento se deu na Alemanha durante o Concurso Mundus Vini, realizado de 28 a 30 de agosto e de 4 a 6 de setembro em Neustadt. O evento reuniu 5.720 amostras avaliadas por 275 degustadores de várias nacionalidades.

O produto, elaborado com uvas Moscato Bianco e Moscato Giallo, que já havia conquistado duas Medalhas de Ouro no Concurso Effervescents du Monde França, em 2007 e 2008, recentemente também foi premiada no Concurso San Francisco International Wine Competition (Estados Unidos), VI Concurso do Espumante Brasileiro e no Concurso Internacional de Vinhos do Brasil. Bem, com tanta medalha, acho que está na hora de provarmos, ou não? Eu já coloquei na minha lista!

 

Licor de Ginja com Chocolate – sei, não é vinho, mas é de Portugal, então tem espaço cativo aqui. rsrs Ginjinha é um Licor Musacélebre e tradicional licor português que vem, normalmente, com elas. Sim, elas as ginjas, um tipo de fruto de bosque vermelho muito saborosa parecido com uma pequena cereja. Quem anda por terras de Portugal tem que provar e trazer uma garrafinha, é muito bom. Aqui, sei que a Adega Alentejana importa uma de Óbidos, que ainda não provei, e eu tenho em casa uma bem tradicional, a Paraiso da caves Império, que volta e meia visita meu cálice. Agora uma novidade,  o licor de Ginja com Chocolate MUSA. Não provei, mas se alguns dos amigos que andam por lá quiserem me trazer, prometo que não recuso. Achei a embalagem extremamente simpática o que nos desperta ainda mais a curiosidade e nos convida a provar. Esta disponível na Aromas e Sabores de Portugal, falem com a Manuela. Por falar em licores, aromas e sabores de Portugal, uma outra dica para os amigos é o licor Beirão, o preferido de meu cunhado. Tenho que esconder a garrafa quando ele vêm em casa!rsrs

 

Vinhos da Miolo recebem recomendação na Decanter Wine Awards  – Quatro rótulos da Miolo Wine Group receberam comenda do Decanter World Wine Awards 2009, concurso realizado pela Revista Decanter, uma das mais importantes publicações internacionais do segmento de vinhos. Os produtos da empresa foram os únicos brasileiros destacados naquela que é considerada uma das principais distinções de vinhos no mundo. O resultado de toda a premiação será divulgado na edição de outubro da publicação. Os vinhos premiados foram: Fortaleza do Seival Tempranillo 2007, Fortaleza do Seival Pinot Noir 2008, Quinta do Seival Castas Portuguesas 2005, elaborados no Projeto Fortaleza do Seival Vineyards, na Campanha do RS, e o Merlot Terroir 2005, produzido no Vale dos Vinhedos (RS).

             “Ter nosso trabalho reconhecido por uma publicação da seriedade e credibilidade da Decanter nos dá a confiança de que estamos no caminho certo na busca constante da excelência na elaboração de vinhos”, afirma o diretor-técnico, Adriano Miolo. Neste ano a revista Decanter avaliou 10.285 amostras. Conforme a publicação, nenhum outro concurso atrai tantas empresas como este. Lembro que seu Castas Portuguesas recentemente participou do nosso Desafio de Vinhos Portugueses e se deu muito bem. Como surpresa, numa degustação ás cegas enfrentando 13 outros vinhos, obteve a oitava melhor avaliação e o mais barato de todos os vinhos em prova.

 

Decanter em Destaque – Aliás, tanto a Decanter como seu sommelier e peça fundamental na estrutura da empresa. O Guilherme é pessoa respeitadíssima no setor e, mais do que isso, uma pessoa super simpática e solicita.  Já tinha dado a noticia no post extra, extra, extra. mas não custa dar um destaque especial para ambos.

Decanter

 

Logo CVR TejoVinhos da CVR Tejo Faturam Mais Premios – Oito medalhas, quatro de ouro e quatro de prata, distinguiram os Vinhos do Tejo no MUNDUSvini, um dos mais prestigiados concursos oficiais de vinhos do Mundo, que decorreu na sua nona edição, no passado dia 28 de Agosto na Alemanha. Com esta distinção, a Região do Tejo alcançou o primeiro lugar nacional, a par com o Alentejo, sendo a região a somar o maior número de medalhas de ouro. A concurso estiveram mais de 5,700 vinhos de 44 países de tradição vitivinícola, onde Portugal esteve representado pelas suas Regiões do Norte ao Sul do país.

           Dos vinhos do Tejo, Vale D’Algares foi o produtor que arrebatou maior número de distinções, duas de prata e uma de ouro, seguido da Encosta do Sobral, com uma de ouro e outra de prata. Falua e Enoport mereceram uma distinção de ouro cada um e a Herdade de Cadouços alcançou ainda uma medalha de prata. (Fonte: Infovini)

Salute e kanimambo