Grandes Vinhos Argentinos no Premium Tasting

Pela primeira vez fora da Argentina e para um publico privilegiado, o Wines of Argentina Premium Tasting foi show! Belos vinhos e ótima organização em que provamos uma série de grandes vinhos e outros muito bons, por aqui não tinha vinho ruim não, nem mais ou menos! Uns me agradaram mais que outros e os vou comentar aqui.

Foram servidos em flights de 5, exceção do último, totalizando 29 vinhos de uma grande diversidade. Em cada um dos flights tomados às cegas, eu elegi um destaque, exceto num em que houve dois. Eis meus TOP 6 entre os muito bons vinhos apresentados e uma menção honrosa para o Colomé Torrontés que é um dos meus preferidos e foi uma abertura à altura dos vinhos que viriam em seguida. Melhor ainda, tem um preço muito bacana e acessível!

Parte 1 – 15 Vinhos

 

Argentina Premium Tasting 1
Lagarde Primeras Vinas Malbec 2011 – Este reconheci porque sou um fã deste vinho e o tinha tomado fazia pouco. Violáceo lindo e brilhoso na taça, paleta olfativa intensa, taninos aveludados, fruto fresco, untuoso, bom volume, especiarias, excelente vinho que ainda vai crescer muito nos próximos três a quatro anos, mas que já dá muito prazer tomar. Como já falei dele uma vez; “deixa a vida me levar, vida leva eu, sou feliz e agradeço  por  tudo o que Deus me deu”!

Gran Enemigo Single Vineyard Agrelo 2010 Cabernet Franc – um grande vinho que ainda não tinha tido a oportunidade de provar e que me seduziu por completo, tanto que acabei o elegendo para compor um dos tronos de meus Deuses do Olimpo. Nariz sedutor que pede para levar a taça à boca onde apresenta grande equilíbrio, taninos sedosos e finos, elegante, meio de boca muito rica, para vir à mesa de fraque e cartola. Leva uns 10% de Malbec.

Finca Decero Amano Remolinos Vineyard 2011 blend – uma das grandes surpresas do evento. Frutos negros, madeira bem integrada, complexo, meio de boca denso e gordo, prima pelo equilíbrio sem excessos ou arestas. Um vinho de muita classe com um corte inusitado e muito bem elaborado de Malbec, Cabernet Sauvignon, Tannat e Petit Verdot. Há tempos que falo dos ótimos blends argentinos e este só veio confirmar minha tese, gostei demais!

Parte 2 – 14 vinhos

Argentina Premium Tasting 2
Riccitelli Vineyard Selection Malbec 2012 – Um vinho mais franco e direto, taninos secantes mostrando-se ainda bem jovem, fruta abundante, ótima estrutura, boa dinâmica de boca com ótima persistência mostrando bom equilíbrio.

Passionate Wines Demente 2012 – Cabernet Franc com Malbec com uma paleta olfativa intensa, um verdadeiro bosque de frutos silvestres com nuances florais. Entrada de boca marcante, ótima textura, acidez gostosa se fazendo presente e pedindo um teco de bife de chorizo (rs), taninos finos, final longo algo mineral e muito apetitoso.

Dominio del Plata Nosotros Malbec 2010 – falar deste vinho começa a ser igual chover no molhado de tanto que já o comentei aqui no blog então não vou me alongar, só dizer que é um dos Malbecs mais marcantes e elegantes que tive o prazer de tomar nesta minha vida de comentarista das coisas de nossa vinosfera. Quer ler mais sobre ele, basta ir em pesquisa (canto direito superior ) e escrever Nosotros. Haverão diversos posts a ler e também tem lugar entre meus Deuses do Olimpo de 2014.

Catena Zapata Adrianna Malbec 2010 – Não conhecia e há muito andava curioso. Intrigante seria minha primeira impressão. Austero, toque mineral, algo salgado, firme, denso, incrivelmente rico e complexo meio de boca, cassis, especiarias, madeira muito bem aplicado ao conjunto, um tremendo de um Malbec que gostaria de provar daqui a uma meia dúzia de anos. Estilo diferente do Nosotros, mas igualmente cativante.

Certamente uns terão outras opiniões e escolheriam outros vinhos, mas dentro rótulos de tamanha qualidade isso seria de se esperar. O interessante é que eu nem sou tão chegado assim em Malbec, porém foram estes que mais me chamaram a atenção nesta seleção de belos vinhos! Por isso adoro viajar por esta vinosfera sem verdades absolutas onde não há espaço para preconceitos, bom demais.

É isso, um ótimo fim de semana e sugiro dar uma passada na Vino & Sapore no Sábado (das 10 ás 19h) para aproveitar a promoção e almoçar em algum dos bons restaurantes da região da Granja Viana e arredores. Cheers, kanimambo e seguimos nos vendo por aqui ou por aí em algum lugar de nossa vinosfera!