Um Pouco Mais de Portugal

                Época de férias e muita gente segue para a Europa, especialmente para Portugal. Muitos já com tudo programado, outros nem tanto. Há uns três meses atrás o amigo Klyber me pediu algumas dicas de onde tomar umas taças de bons vinhos em Lisboa e consegui algumas dicas. Agora gostaria de complementar esse post e fazer uma sugestão de um agradável passeio por terras portuguesas. Gostaria de conhecer muito mais, mas baseado na experiência, no contato com produtores e em farta leitura, creio que estas dicas são de prima. Para começar, vamos ver onde tomar uns goles, comer uns queijos e enchidos para acompanhar ou acepipes dos mais diversos. A revista Blue Wine deu algumas dicas que adiciono ás já divulgadas anteriormente:

  • Lisboa – Taberna do Chiado – Calçada Nova de São Francisco 2 A
  • Cascais – Enoteca de Cascais – Rua Visconde da Luz 17, lj 03.
  • Cascais (Guincho) – Vinhos à Solta no Dão – Av. Nossa Sra. Do Cabo, 101
  • Sintra – Binhoteca – Rua das Padarias 16
  • Porto – BB Gourmet – Rua Antonio Cardoso, 301
  • Porto (Matosinhos) – Degusto – Rua Souza Aroso 540/4

                 Para um agradável passeio por Portugal, a importadora Adega Alentejana tem em seu site algumas excelentes dicas e roteiros que dependerão do tempo de sua viagem e da companhia. Uma boa dica se estiver indo de Lisboa ao Porto, é antes de partir nessa direção, tirar uns três dias para ir até Setúbal passando pela Quinta da Bacalhôa e José Maria da Fonseca (Piriquita) no Azeitão onde também poderá se deliciar com seus deliciosos queijos, e depois dar uma esticada até Évora e Monsaraz o berço dos vinhos Alentejanos e boa gastronomia. Voltando a Lisboa e começando sua viagem ao Norte, não vá pela auto-estrada principal a A1, aventure-se por Cascais, Sintra, Óbidos, Batalha e Fátima, passando por Coimbra, Viseu/Nelas, Lamego, Pinhão, Régua e finalmente as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia. Em Portugal, essa é a viagem de meus sonhos, visitando algumas importantes e bonitas vinícolas no processo. Certamente uma deliciosa viagem para cerca de 12 a 15 dias, ficando em pequenas e aconchegantes estalagens/pousadas e conhecendo os vinhos do Alentejo, de Terras do Sado, Estremadura, tomar um licor de ginjas em Óbidos e ainda os vinhos do Dão, Bairrada e Douro, viagem para ninguém botar defeito.

new-jfc-005 

Salute e boa viagem para os amigos que tenham a sorte e oportunidade de aproveitar estas férias em terras Lusas. Eu, só pra matar um pouco das saudades, vou de um caldo verde elaborado com belos pedaços de chouriço e o bom azeite português da Santa Vitória, acompanhado de uma taça de vinho tinto sem nome, bem á moda da terra, só faltou a broa!