Dicas da Semana

Semana de poucas dicas e alguns lembretes, mas vamos em frente.

Wine Day – Lembrando que amanhã dia 20 tem o Wine Day lá na Confraria do Queijo & Vinho na Av. Dr. Arnaldo (Sumaré) com a participação de diversos rótulos trazidos a degustação pelos importadores. Casa Flora, KMM, Adega Alentejana, Vinho Sul e Hannover Vinhos. Uma boa pedida para conhecer uma série de novos rótulos e comprar algumas garrafitas sem gastar muito.

Degustação – meus amigos Fátima e Emilio da Portal dos Vinhos anunciam mais uma de suas boas degustações comentadas com beneficio de compras no dia, vejam abaixo. Estas degustações são sempre de prima, então assino embaixo e desta feita teremos vinhos do Robert Mondavi.

Viagem com o Breno – é, é ele mesmo aquele que escrevia aqui quinzenalmente aos Sábados e que agora alça outros vôos. Desta feita ele se associou à Freeway Brasil para desenvolver viagens “enogastroculturais”, começando por esta ao Chile.

Vina Santa Marina – a Carmen me avisa que fechou acordo de representação e distribuição de seus bons vinhos da região espanhola de Extremedura, com a Maison des Caves fazendo seu debut agora na Expovinis. Gostei dos vinhos deles e, se os preços estiverem bons, certamente é uma boa dica para os amigos que estão por passar na Expovinis e posteriormente nas lojas da importadora, quem sabe até na Vino & Sapore?!

Expovinhoff e Expovinis – estão chegando, será uma semana que irá requerer muito preparo físico, muita ingestão de água e muita “cuspida”. É, pensar que passar dias tomando mé sem se precaver certamente trará graves conseqüências ao corpo e mente. Para os marujos de primeira viagem os excessos  são “normais”, mas evitáveis se forem tomadas algumas precauções. Sugiro ler esta matéria que publiquei no ano passado e está mais atual que nunca. Lembre-se, cuspir é parte do ritual de prova, mas faça-o digna e educadamente!

Wines of Portugal – nova bandeira da Viniportugal nomundo do vinho é apresentada com grande evento durante a Expovinis já que o Brasil é um dos grandes mercados para os vinhos lusos. Eis a matéria que a assessoria de imprensa da Viniportugal me enviou e que agora compartilho com vocês com minha última dica do do dia, não deixe de os visitar na Expovinis. Os vinhos portugueses são tudo de bom!

O evento, considerado o maior meeting do setor na América Latina, também será palco para o lançamento, no Brasil, da marca Wines of Portugal, rótulo de referência para reforçar, mundialmente, a qualidade e os diferenciais dos vinhos portugueses.  O objetivo do selo é elevar a percepção em relação ao produto, valorizando a sua complexidade, autenticidade, castas , terroirs e regiões.  Além da ViniPortugal, o projeto contou com o envolvimento do Instituto da Vinha e do Vinho, Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), Comissões Vitivinícolas Regionais (CVR) e várias empresas.

Uma das importantes vertentes do projeto é associar, cada vez mais, os vinhos portugueses com a modernidade.   Portugal atua hoje com metodologias enológicas entre as mais avançadas no mundo e uma grande e luxuosa oferta na área do enoturismo.  “ Fornecemos vinhos para todo o mundo – desde a América Latina à América do Norte, desde o norte da Europa ao Sul da África e Ásia. De norte a sul do país são produzidos vinhos diferentes dos outros países produtores de vinho.  Os vinhos portugueses apresentam sempre distinção, castas exclusivas e são essencialmente blends, o que os torna mais ricos”,  acentua a diretora da ViniPortgual para o Brasil, Sonia Fernandes.

Inovação, tradição, prazer, aromas e sabores envolventes, combinação de castas nacionais com internacionais, encontro de gerações, história, cultura, arte, paixão e diferentes sensações. Durante os três dias de evento, o público da Expovinis Brasil terá a oportunidade de desfrutar da carta variada e altamente qualificada de rótulos oferecidos pelo universo vínico português. Em destaque, vinhos premiados, elegantes, aclamados pela crítica e líderes de mercado, especialmente selecionados para agradar o também variado gosto do brasileiro.  Durante a feira serão apresentados o Sexy (Fita Preta Vinhos); o Medium Rich Single Harvest 1998 (Henriques & Henriques Vinhos); Herdade da Capela Reserva 2005 (Monte da Capela); Quinta Vale D. Maria 2007 Douro Tinto (Van Zellers XX/Quinta Vale D. Maria); Herdade Penedo Gordo DOC; Brutalis 2005 (Vidigal Wines S.A.); Sercial 1988 (Vinhos Barbeito – Madeira); Quinta da Fonte Nova Grande Reserva 2005 (Quinta da Fonte Nova); Glória Reserva Tinto 2007 (V.Leite de Faria); Cabriz Reserva 2006 (Dão Sul); XS 2006 (Soberanas);QPA Reserva 2005 (J. Pinto Leal Sociedade Agrícola); Vinhos do Porto Quinta dos Eirados (Quinta Santa Eufêmia); D. Matilde Reserva Tinto 2007 (D. Matilde); Miles Malmsey 10 YO (Madeira Wine Company), Grand¨Art Special Selection Touriga Nacional 2007 (DFJ),  vinhos do Alentex (EnoForum),  os produtos da Madeira representados pelo IVBAM (Malvasia, Boal, Verdelho, Sercial e Tinta Negra). Também estarão presentes as chamadas bebidas espirituosas produzidas a partir do vinho como a Bagaceira Aldeia Velha, Aguardente Vinica D´Alma XO e o famoso “ cognac” Macieira (Casa Macieira).    

               Ao longo do evento, o público também poderá saborear um pouco mais da história de algumas regiões do país e ficar a par das novidades do mundo dos vinhos de Portugal.  Apresentados pelo presidente da  Associação Brasileira de Sommeliers de São Paulo (ABS), Gustavo Andrade de Paulo, os Wine Walks serão um evento à parte no estande da ViniPortugal.  Foram preparadas três sessões, uma para cada dia da Expovinis, com os seguintes temas: Sinfonia de brancos e Viagem ao Douro, Castas portuguesas e Novidades de Portugal, Novas Estrelas Portuguesas e Vinhos da Madeira.”

Salute e kanimambo, uma ótima semana para todos.