Au Revoir Saul.

              O Mestre se foi, mas deixa um enorme legado para a maioria de nós pobres mortais. Aprendi e sigo aprendendo muito com ele e seus livros. Foi “Tintos & Brancos” que me abriu a cabeça para o mundo dos vinhos. Com ele aprendi a apreciar vinhos e a me deixar levar pelas sensações despertadas ao olfato e ao palato. Foi muito mais que um crítico, foi um professor e, acima de tudo, um homem humilde, generoso e respeitoso com as pessoas apesar de seu enorme conhecimento e litragem o colocarem num degrau acima de todos nós. Me lembro de uma vez que o vi sentado no wine bar da Expand no shopping Iguatemi aqui em São Paulo, mas hesitei em chegar pois não queria importunar. Lhe disse isso num comentário em seu blog e a sua resposta foi “na próxima não deixe de chegar”. Pois bem, houve uma próxima e cheguei, tendo o prazer de ter tomado uma taça com ele, algo que guardarei na lembrança para sempre.

              De seus ensinamentos tirei uma frase, que desde o dia que iniciei este blog deixei registrado na página “Sobre”, aqui acima, tirada de um texto dele publicado no dia 13 de Dezembro de 2007, se é que a memória não me falha. Dizia ele ” Aliás, quando se fala em vinhos, NUNCA há uma palavra final, mas sim opiniões, que podem ou não ser bem sustentadas. Só uma opinião importa, a sua.  O vinho só existe para dar prazer. Se ele deu prazer, cumpriu sua função, independentemente de regras cânones e opiniões alheias. Costumo dizer que o vinho precisa descer do pedestal no qual foi colocado por alguns esnobes e pretensos entendedores e ser colocado em seu lugar, que é o copo. Nada mais chato que um esnobe do vinho, que fala pomposamente, como se ele fosse o único ungido a entender termos herméticos.”

           Saul, uma boa viagem para onde quer que estejas indo neste momento. Que chegues em paz e que Baco te receba de braços abertos com uma garrafa na mão e uma taça na mesa. Esta é a singela homenagem de um eterno aprendiz que um dia leu que “não adianta ser luz se não for para iluminar o caminho de alguém”. Meu caro, fique certo que foste luz  e que iluminaste o caminho de muita gente. Meus pêsames áqueles que mais perto dele estavam e a sua família, a perda é muito maior e muito mais sofrida. Bebel e Sebastian, um beijo meus amigos. Salute mestre, um brinde especial em sua homenagem e vamos em frente porque, como você sempre disse

 “O negócio é passar bem”.

Saul Galvao

Esta imagem está no blog da Bebel e Sebastian ‘Espaço Gourmet” e adorei, tem tudo a ver com o Saul.