Semana do Vinho III – Monte da Penha nos Jardins da Vinea

                 Dentro os diversos eventos que ocorreram paralelo a Expovinis, um destaque foi o almoço que a Vinea Store realizou para receber os produtores dos vinhos do Alentejo, Montes da Penha. Com mais de 100 anos ligados à produção de vinhos de qualidade, primeiramente com o conhecido “Tapada de Chaves”, a família tem gerações ligadas à vinha e ao vinho. Em 1987 o proprietário Francisco Fino, inicia este novo projeto na região de Porto Alegre ao norte do Alentejo, região de características bem diferenciadas do restante da DOC que é basicamente composta de planícies. O vinhedo é plantado em encostas com intensa exposição solar, em altitudes de 450 a 600 metros em solo difícil, de muita pedra, argila calcária e granítico.

                 Fomos recebidos com fidalguia, como já de praxe, pela equipe Vinea Store, no lindíssimo “Jardim Gourmet” onde tivemos o prazer de conhecer e trocar idéias com o apaixonado proprietário da vinícola Sr. Francisco Fino e sua simpática filha Rita Fino Magalhães. Antes do almoço, como de costume, um delicioso e refrescante Prosecco Incontri, um dos belos produtos que a Vinea trabalha com exclusividade. Impossível tomar somente uma taça! Para começar a degustação duas versões de um mesmo vinho, o Monte da Penha Reserva Branco. Duas safras e dois vinhos bem diferenciados, mas igualmente deliciosos.

  • Monte da Penha Reserva Branco 2006, é um vinho mais maduro, untuoso com nuances de pêssego e pêra, com bastante cremosidade na boca. O 2007 apresenta um estilo de bem maior frescor, com nuances de maçã verde e maior mineralidade. Ambos muito elegantes e saborosos, elaborados com um corte de uvas brancas autóctones da região: Arinto, Roupeiro, Fernão Pires e Trincadeira das Pratas. Sem madeira, com longa fermentação em tanque de aço inoxidável com temperatura controlada em torno de 15º. Incrivelmente, um vinho que, mesmo sem madeira, poderá evoluir positivamente por diversos anos. A Vinea sugere, e eu endosso, que seja tomado acompanhando um espaguete ao vongoli, tem tudo para ficar divino. Preço R$87,00.

Provamos, também, os vinhos tintos da casa, desde o Montefino que é a vinho de entrada de gama da empresa, passando pelo Monte da Penha Reserva, Monte da Penha Fino Reserva Tinto de duas safras, até chegar no Gerações, um vinho ainda não disponível no Brasil, mas que, certamente, a Vinea estará trazendo dentro em breve para deleite dos entusiastas enófilos e apreciadores de bons vinhos no Brasil. A linha é toda de vinhos de grande qualidade e muito saborosos, mas dois dos vinhos me chamaram a atenção e me encantaram.

  • Monte da Penha Reserva Tinto 2003, um corte de Trincadeira, Aragonês, Alicante Bouschet e Moreto com 13.2º de teor alcoólico. Fica um ano em barricas de carvalho, das quais 30% do vinho em barricas de primeiro uso e o restante de segundo uso, para então, passar um período adicional de doze meses estagiando na garrafa antes de sair para o mercado. Boa paleta aromática em que sobressaem frutas vermelhas, ameixa, na boca é muito macio, com taninos sedosos e finos num conjunto de grande harmonia e elegância que encanta e nos dá água na boca. Um belo vinho com um bom final de boca, de boa estrutura, que certamente acompanhará maravilhosamente bem um arroz de pato ou, como foi o caso, um delicioso filé mignon de vitelo com purê de cará e hortelã. Belíssimo vinho. Preço R$125,00.
  • Gerações 2004 o, hoje, top de linha desta vinícola. Corte de Alicante Boushet, Aragonês e Trincadeira. Uma pequena parcela do vinhedo e as melhores uvas foram selecionadas para elaborar este vinho de grande classe. Doze meses de carvalho Allier Francês novo e mais um estágio em garrafa de mais doze meses. É um grande vinho, sedutor e ainda jovem devendo atingir sua plenitude em mais uns dois ou três anos. Fiquei entusiasmado com o vinho que se apresentou intenso no nariz em que se destacaram notas de frutas negras, maduras. Na boca é denso e untuoso, taninos finos, boa acidez  e persistência, encorpado, tudo em um perfeito equilíbrio que enche a boca de prazer e nos deixa com aquele gostinho de quero mais. Pena que só tinha uma garrafa para um monte gente (O Sr. Francisco gentilmente abriu a única garrafa que tinha) e, realmente, minha boca ficou pedindo bis! Um vinho de primeira que agrada sobremaneira. Nenhuma das, apenas, 3600 garrafas produzidas chegaram ao Brasil, então ainda não há preço disponível.

                 Como disse ao Sr. Francisco e à Rita, no final da refeição (por sinal a Chef Fabíola vem se superando) e da deliciosa degustação, os vinhos são muito bons e encantam, mas é a paixão e emoção com que eles falam das vinhas e dos vinhos que produzem, que termina nos conquistando de forma definitiva. Quem produz com tamanha dedicação e paixão, somente pode colher grandes resultados e os vinhos degustados são a prova disto. Mais uma tacada certeira da Vinea que detém a exclusividade da importação e fixe este nome, Monte da Penha, um produtor sério e apaixonado, que elabora vinhos de grande qualidade que merecem ser provados pelos gulosos enófilos e apreciadores de vinho de plantão. Para finalizar, aquele Porto Ruby Reserva Quinta Nova que eu adoro e sou fã incondicional. Salute e kanimambo.

Rua Manuel da Nóbrega, 1014, Paraiso, Tel. (11) 3059-5200