Castelo di Montepò, Jantar Harmonizado.

Biondi Santi dispensa apresentações para quem seja aficionado pelos Brunellos de Montalcino, afinal são pioneiros na elaboração desses vinhos e seus rótulos altamante consagrados. O que poucos sabem é que eles possuem um outro investimento, também na Toscana, na região de Maremma o Castelo de Montepó. Diferentemente de seus vizinhos, aqui eles plantaram a Sangiovese Grosso, clones que trouxeram de sua propriedade em Montalcino. Grandes vinhos saem do Castelo de Montepó sendo, talvez, o o mais conhecido o Sassoaloro.

Pois bem, nesta Segunda-feira dia 25, acordem cedo para ver se ainda existem vagas (! rs) Tancredi Biondi Santi, sétima geração de uma das mais reverenciadas famílias do mundo do vinho, e a Mistral montaram um jantar harmonizado com rótulos do Castello di Montepò. .Criadores do grande Brunello di Montalcino, os Biondi Santi têm uma história que se confunde com a trajetória dos maiores vinhos da Toscana. Após um profundo estudo do terroir ao redor do histórico castelo da família em Maremma, Jacopo Biondi Santi – pai de Tancredi – plantou mudas da lendária vinha mãe de Sangiovese BBS11 na propriedade, além de outras castas francesas, perfeitamente adaptadas ao solo e clima da região.

Complexos e saborosos, combinando fruta e um toque terroso com o inegável acento italiano, os vinhos do Castello di Montepò logo se tornaram grandes estrelas do país, entre eles, o famoso Sassoalloro. Jacopo e Tancredi também elaboram quantidades limitadas de alguns dos mais disputados supertoscanos, como Schidione e Sassoalloro Oro. A vinícola também é responsável por um rosado incrivelmente fino e o celebrado Morellino di Scansano, todos selecionados para o jantar.

Serão degustados os seguintes rótulos Castello di Montepò: J&T IGT Toscana Rosé, Braccale IGT, Sassoalloro IGT, Morellino di Scansano DOCG, Sassoalloro Oro Toscana e Schidione IGT 2001. Os vinhos serão harmonizados com um menu de especialidades italianas elaborado exclusivamente para a noite, que inclui:

1. Ravióli recheado com muçarela de búfala ao molho de tomates e manjericão

2. Polenta cremosa com ragu de ossobuco e tomates frescos

3. Cordeiro assado com gnocchi artesanal de abóbora dourado e ervas frescas

4. Torta de maça ao forno com sorvete de canela

Local: Restaurante Mondo Gastronômico – Rua Oscar Freire, 30, Jardim PaulistaPreço: R$ 790,00 por pessoa (em até 3 vezes no cartão de crédito)Reservas: (11) 3372-3401

Saúde e bom proveito! 😉