Castas Italianas em Santa Catarina

Deixa eu ver; Sangiovese, Teroldego, Grechetto, Ribolla Gialla, Montepulciano, Aglianico, Rebo, Refosco dal Peduncolo Rosso, Pignolo, Vermentino, Garganega, Verdello, Nero d’Avola, Rondinella, Pinot Nero, Malvasia e deve ainda ter mais. A cada viagem à região, cresce meu entusiasmo e desta vez quis focar nestas castas e compartilhar isto com os amigos com uma degustação seguida de jantar. A região, no entanto, não é só de castas italianas que vive produzindo ótimos Sauvignon Blanc e Chardonnays, bons Cabernet Sauvignon, ótimos blends e até Touriga Nacional e Tinta Roriz sendo, na minha modesta opinião, o futuro dos vinhos finos brasileiros junto com a Campanha Gaúcha. Na Páscoa/2020 virá mais um Tour por la, aguarde e já deixe seu registro para não ficar de fora!

Lamentavelmente, talvez não para mim (rs), esta degustação já nasce esgotada, mas se tiver interesse em estar presente numa próxima ou tiver uma confraria em que deseje que eu faça essa mesma apresentação me diga que entro em contato. De qualquer forma, eis o que vai rolar neste próximo dia 9 de Dezembro no Gola Solta, a duas quadras do Metrô Hospital São Paulo na Vila Clementino/SP.

Degustação de 6 vinhos (50ml cada), entre eles um espumante para iniciarmos os trabalhos, seguido de jantar acompanhado de mais um vinho harmonizando o prato escolhido.

Vinhos

Abreu Garcia Geo Brut 2015 – 100% uva Vermentino 1650 gfas produzidas

Villaggio Bassetti Roberto 2016 – 100% Sangiovese. 1860 gfas produzidas

San Michele Barone 2017 (outsider) – 100% Nebbiolo 2000 gfas produzidas

Leone de Venezia Refosco dal Pedunculo Rosso 2017 – 100% Refosco 1300 gfas produzidas

Villaggio Conti Pignolo 2017 – 100% Pignolo 1500 gfas produzidas

Villaggio Conti Real d’Altezza 2017 – Blend de Sangiovese, Montepulciano e Teroldego. 2700 gfas produzidas

Para acompanhar o jantar (taça de 100ml), Leone di Venezzia Montepulciano 2017 (2600 gfas produzidas) para quem escolher carne ou pasta e um branco à minha escolha (rs), porém também de castas italianas produzidas por lá,  para quem pedir o peixe.

Jantar:

Durante a degustação. Couvert (manteiga temperada, mussarela de búfala, patê, tomate cereja com manjericão, pão de calabresa da casa e pão de queijo)

Pratos, escolha de um destes.

Medalhões grelhados molho funghi e risoto parmesão ou Tortelli recheado de Alcachofra molho pomodoro ou Robalo gratinado com crosta de siri e risoto de arroz negro. Preço desta esbórnia enogastronômica que inclui águas e café, apenas R$220,00 pagos no ato da reserva e vagas limitadas a 12 amantes do vinho e da boa gastronomia. ESGOTADO

Kanimambo e logo, logo início a série de posts sobre o último tour realizado nos Vinhedos de Altitude de Santa Catarina, 1200 a 1400 metros de altitude.