Cha-Cha-Cha e Intacto.

Mensalmente me dedico a fuçar bons vinhos e preços idem para compartilhar com meus confrades e confreiras da Frutos do Garimpo. Em Agosto, escolhi dois vinhos argentinos da Cara Sucia, que já comentei aqui, porém tinham ficado mais dois por comentar que agora compartilho com os amigos aqui de Falando de Vinhos.

Cha-Cha-Cha, um corte de GarnaCHA Blanca, de MurCHAnte com CHArdonnay. Um vinho de verão, porém com uma pegada de boca mais presente, mais corpo uma característica aportada pela Garnacha blanca, e a chardonnay lhe traz uma paleta olfativa mais complexa, notas cítricas e frutos brancos, muito bom com um arroz de frutos do mar e azafrão, Bifum de Camarão ao Curry, a diversidade é grande. Um vinho vibrante com ótima acidez e final de boca longo para ser tomado ao redor de 8º C que é quando melhor se expressa. Marcante, é um vinho bastante gastronômico e sedutor, que tende a nos surpreender desde a primeira fungada. No nariz algumas notas mais doces que não se confirmam em boca, muito bom e o preço idem, abaixo dos 90 Reais.

Intacto Gran Reserva Petit Verdot, do Vale do Rapel no Chile, um varietal com passagem de 10 meses por barrica francesas de 500 litros usada de terceiro uso. Tipicamente de boa estrutura, porém de taninos surpreendentemente sedosos, frutos negros, notas de especiarias e algo floral, rico meio de boca, final algo mineral de boa persistência. Apenas 700 garrafas produzidas, uma barrica, por uma minúscula bodega chamada “3 Mosqueteros” que nem no mapa aparece! rs A Petit Verdot 100% costuma ser algo mais potente e também vem com uma etiqueta de preços algo mais alto, este consegue se mostrar diferente sem perder a tipicidade. Para um vinho com esta uva e com a pequena produção, o preço na casa dos 110 Reais surpreende muito favoravelmente.

Kanimambo, saúde e uma ótima semana ficando a dica:

Tenha seus portos seguros, mas volta e meia solte suas amarras e navegue por outros mares porque existe coisa demais em nossa vinosfera por descobrir!