Deu Brasil, 2 x1!

Na Brinde à Vida, confraria que este ano fará cinco anos de muitos brindes e descobertas, este mês por sugestão de nosso querido Barão o tema foi Brasil x Outros. Às cegas, coloquei seis vinhos em disputa. Difícil conseguir mesma safra ou mesmo corte, mas para efeito da brincadeira a que se propunha, foi bem interessante porque paralelamente a nomear o melhor vinho, também exploramos descobrir qual o brasileiro, o país em disputa e a idade do vinho!

Os vinhos foram servidos em três “flights” de dois vinhos cada usando como parâmetro a mesma faixa de preço (mais ou menos 30 Reais) e as mesmas uvas no corte, dentro do possível.

Primeiro Flight, face a face o Villaggio Bassetti Montepioli 2011(SC) x o desafiante Santa Ema Barrel Selection 60/40 2016 chileno. Cinco anos separam os competidores, vinhos elaborados com um blend de Cabernet Sauvignon e Merlot, porcentuais levemente diferentes, um de São Joaquim e o outro do vale do Maipo na faixa de 85 a 90 pratas. Dois bons vinhos na faixa de preço, mesmas uvas com estilos totalmente diferentes. O chileno é vivo, vibrante, muito frutado com uma acidez muito interessante, um vinho que cativou a maioria por sua exuberância e taninos macios, um vinho fácil de se gostar. O brasileiro, mesmo com cinco anos a mais nas costas e com a cor já mostrando sua idade, encontrou-se mais encorpado, fechado, notas tostadas, bom corpo, taninos mais presentes, como meu gosto pende para vinhos mais evoluídos eu lhe dei “ganho de causa” (rs) porém a turma quase toda optou mesmo pelo chileno ficando o placar em 0 x 1.

Segundo Flight, face a face o Elephant Rouge 2014 (SC)x Michel Lynch Bordeaux Medoc 2014 (França), alguma diferença no corte mas a mesma safra. O Elephant Rouge já falei aqui e voltou a apresentar a mesma performance. Um vinho que começa tímido e se abre aos poucos num crescendo e neste flight a primeira reação dos confrades foi de preferência imediata pelo desafiante francês. Um vinho de frutado mais intenso, impactante, boca densa e franco. Por vezes as pessoas confundem força, potência, estrutura com complexidade, este foi um belo exercício nesse sentido. O francês mais objetivo e contundente tendo atingido sua “velocidade de cruzeiro” (rs) mais cedo, o brasileiro mais complexo atropelou no final ganhando a contenda, um é um sprinter e o outro corredor de meia distância (rs). Dois bons vinhos com características diferentes sendo que o francês custa R$138 versus 108 do brasileiro. Faixa, 130 mais ou menos 20 pratas e score empatado 1 x 1.

Terceiro Flight foi de varietal, dois Syrahs de respeito o Guaspari Vista da Serra 2015 (SP) x  Las Moras 3 Valleys Gran Reserva 2010. Os cinco anos de diferença fizeram uma diferença danada novamente, pois está mais vivo, fresco e frutado, confirmando a fama que o precede, O Guaspari é realmente muito bom. O Las Moras já demonstra uma certa evolução, notas terciárias começam a aparecer, boca mais densa, maior complexidade um tremendo de um Syrah em minha opinião. Para o os confrades deu Brasil, Guaspari, já para mim ganhou a o argentino, mas como não apito nada na confraria, só administro e coordeno, esta escolha deu vitória ao Brasil por 2 a 1! Faixa aqui era de 200 Reais mais ou menos 20, o argentino possui preço ao redor R$225 versus o brasileiro 195,00.

O interessante destas degustações às cegas, é que a gente acaba quebrando (na maioria das vezes) diversos preconceitos e até tabus, inclusive de preço e por isso mesmo sempre tento escolher rótulos de valores similares. Nosso produto nacional já há algum tempo prova que evoluiu muito e já pode, na mesma faixa de preços, disputar qualitativamente contra vinhos de diversas partes do mundo inclusive de nossos hermanos chilenos e argentinos. Lógico que existem alguns absurdos por aí, mas estes ocorrem com vinhos de todas as origens e quando subimos o sarrafo para vinhos entre 200 a 400 Reais, ou mais, aí acho que perdemos a mão.

Enfim, resultado legal, meu placar teria sido igual, só invertendo os ganhadores dos flights 1 e 3, e como sempre uma noite especial Brindando à Vida com a Turma do Fundão que foi quem determinou o resultado, valeu gente!!

Fui, ótima semana para todos, kanimambo pela visita e, se possível, um kanimambo especial do fundo do coração para quem puder ajudar as vítimas do ciclone que atingiu e destruiu o norte de Moçambique com a Beira, segunda maior cidade e capital do norte, sido 90% destruída! Dois links para organizações sérias a quem se interessar e puder ajudar lembrando, que uma garrafa de Reservado (rs) a menos não vai matar ninguém mas poderá ajudar e até salvar alguém. Action Aid e Unicef, your choice! Valeu

Saúde