Alheira, a Criação Judia de Uma Iguaria Portuguesa.

Tudo começou na inquisição espanhola com a perseguição dos judeus que fugiram para Portugal nos idos de 1492. “Milhares de judeus fugiram de Espanha para Portugal, principalmente para Lisboa, mas a partir de 1496, os judeus portugueses também foram forçados a converter-se ou, alternativamente, sair do país. Durante os dez anos seguintes, cidadãos mais conservadores, normalmente marinheiros, matavam judeus diariamente. Em 1536, a Inquisição chegou formalmente a Portugal e tanto judeus como judeus convertidos eram capturados e queimados vivos na pira, diante de um mar de gente, no Rossio”. Duros e terríveis tempos aqueles!

“Os judeus começaram a esconder-se e a formar comunidades em que se faziam passar por cristãos: escreviam em hebreu e fingiam rituais católicos para não levantar suspeitas. Mas em Trás-os-Montes, o disfarce foi mais original. Uma das principais maneiras que os membros da Inquisição tinham para descobrir os fugitivos era perceber se estes comiam carne de porco ou não – porque a religião judaica proíbe o seu consumo. Para enganar os investigadores, os habitantes de Mirandela criaram uma salsicha feita com pão e frango, que se assemelhava aos tradicionais chouriços e farinheiras com carne suína: a alheira.

“Nos dias de hoje, a alheira é um dos elementos típicos da cozinha portuguesa e já é feita com carne de porco, carne de caça ou pode até ser vegetariana. Depois de salvar milhares de judeus, saltou das montanhas de Trás-os-Montes para o resto do país.” Leia o artigo completo clicando o link de “Descobrindo Portugal“. Acompanhe com um bom vinho tinto e estamos conversados!!

Bom fim de semana e se não tiver onde ir curtir esta iguaria, sugiro o restaurante “A Quinta do Bacalhau” de minha amiga Iva que prepara este prato com maestria. Kanimambo pela visita, saúde