Bacalhau e Vinho, 1001 Receitas e Harmonizações Idem!

Bem, já diz o ditado que há 1001 receitas para bacalhau e tem até site com uma coletânea delas para ninguém botar defeito. Para todos os gostos e bolsos, sim dá para fazer algumas por um precinho bem camarada especialmente as que levam bacalhau desfiado ou em lascas. Como você deve já ter entrado no link que passei no post anterior para escolher o tipo de bacalhau que quer comprar, agora adapte-o ao prato e mão à massa! Eu já sei o que vou fazer, provavelmente um Bacalhau à Brás e já estou de olho na paleta de cordeiro!! rs Já os vinhos, bem esses ainda não decidi não, mas estou com alguns em mente.

Harmonizar um prato de bacalhau depende muito da receita e como podem ver pela pesquisa que fiz em 2009 com alguns amigos como Didu Russo, Pingus Vinicius, Walter Tommasi, Álvaro Galvão, João Pedro de Carvalho entre outros (clique aqui) que fiz e outras experiências realizadas  (clique aqui ) cada um tem a sua sentença, isso é harmonizar! Cada um tem seu gosto, cada um tem suas tradições, o importante é o prazer que se sente, viaje nos links pois tem muita coisa interessante a explorar neles.

Tem gente que gosta de Vinho Verde, outros gostam de tintos poderosos e outros de vinhos brancos mais complexos, cada um com sua preferências, porém eu cheguei a algumas conclusões que creio podem dar uma mão aos menos experientes que buscam incrementar essa experiência. Como disse, o vinho a escolher depende da receita do bacalhau, então vou sugerir alguns estilos de vinho ficando a escolha do rótulo a tomar consigo e, eventualmente, com seu sommelier de confiança na loja que você costuma comprar e confia.

  • Bolinhos de Bacalhau, Punheta de Bacalhau e Pataniscas vão bem com Vinhos Verdes Brancos sejam eles blends (Alvarinho/Trajadura dá muito certo) ou varietais de Alvarinho, Avesso, Loureiro ou Azal.
  • Bacalhau com Natas, Açorda ou Grelhado com Amêndoas vai bem com vinhos levemente amadeirados como um Chardonnay ou Antão Vaz, vinhos mais untuosos. Gosto também dos brancos do Douro de médio corpo tradicionalmente cortes de Viosinho, Gouveio e Rabigato ou do Dão com Encruzado, Bical, Cerceal e Malvasia .
  • Bacalhau desfiado tipo; à Brás, Arroz de bacalhau e Brocoli, Gomes de Sá e no estilo é uma questão de gosto, vão bem com brancos sem madeira alentejanos ou regionais Tejo e tintos de taninos de pouca intensidade das mais diversas origens, já me dei bem com argentinos (blends) e franceses do Rhône, até Tannat já rolou!rs
  • Bacalhau assado no forno, churrasqueira e frito tipo; Lagareiro,Transmontana, Nárcisa e São Lourenço, a meu ver vão melhor com vinhos mais encorpados, complexos, de taninos finos. Vinhos menos jovens, portugueses e espanhóis preferencialmente, mais maduros com quatro a cinco anos de vida quando os taninos já se encontram melhor integrados certamente se darão bem.

Agora, quer colocar um Brunello, um potente Malbec, fique á vontade, explore seus próprios caminhos e o que lhe fizer feliz, pois já vi muita harmonização inusitada dar muito certo, mas saiba que os riscos serão grandes! rs Por outro lado, todas as vezes em que falo de harmonização insisto no ponto de que a harmonização é uma combinação de fatores em que o prato e o vinho são apenas dois dos players nessa equação. As pessoas são essenciais, então quando do ato da compra leve em conta quem estará presente e quantos.

Saúde, kanimambo pela visita e nos vemos aí!