Semana Santa, Bacalhau na Sexta e Cordeiro no Domingo!

mas não só, tem também Pão e VINHO!!! rs Semana Santa chegando e já começam as tradicionais perguntas sobre que vinho acompanhar o Bacalhau, algo que ocorre todo o ano nesta época e já produzi aqui inúmeros posts sobre o tema, mas antes de falar disso deixa eu falar dos símbolos da época:

Símbolos da Páscoa

  • Peixe (Bacalhau): Na época da Idade Média (ainda hoje), os cristãos deveriam obedecer os dias de jejum, excluindo de sua dieta alimentar as carnes “quentes ”, já o peixe era uma comida “fria” e seu consumo era incentivado pelos comerciantes nos dias de jejum. Como o bacalhau era abundante e barato, este passou a ter forte identificação com a religiosidade e a cultura do povo português.Os portugueses desembarcaram o hábito de comer bacalhau no Brasil já na época do descobrimento. Mas com a chegada da corte portuguesa, no início do século XIX, ocorreu uma difusão natural. Em 1843, a Noruega oficialmente exportou a primeira carga de bacalhau para o Brasil.Os intelectuais da época, liderados por Machado de Assis, sempre aos domingos, reuniam-se em restaurantes do centro do Rio de Janeiro para degustar um autêntico “Bacalhau do Porto” e discutir os problemas brasileiros. Ainda hoje são muitos os restaurantes especializados em preparar e servir um autentico bacalhau, marca da união do homem à mesa em torno de longas conversas.
  • Cordeiro: O cordeiro é o símbolo mais antigo da Páscoa, é o símbolo da aliança feita entre deus e o povo judeu na páscoa da antiga lei. No Antigo Testamento, a Páscoa era celebrada com os pães e com o sacrifício de um cordeiro como recordação do grande feito de Deus em prol de seu povo, a libertação da escravidão do Egito. Assim o povo de Israel celebrava a libertação e a aliança de Deus com seu povo. Moisés, escolhido por Deus para libertar o povo judeu da escravidão dos faraós, comemorou a passagem para a liberdade, imolando um cordeiro.
  • Pão: significa o corpo de Jesus que foi oferecido para os discípulos na ceia final
  • Vinho: o vinho representa o sangue de Cristo que foi servido para os discípulos na última ceia e é considerado um dos símbolos da Páscoa.
  • Ovo de Páscoa (Chocolates): a tradição do ovo é antiga e teria surgido com os povos do Mediterrâneo, Oriente e Leste Europeu. O ovo significa nascimento e em outros locais a alegria de uma nova vida (ressurreição). Os ovos de páscoa, assim como os chocolates de várias marcas, são usados para presentear amigos e familiares no domingo de páscoa. O ovo, indica riqueza e fartura e nesse período, de acordo com as crenças, a vida está sendo renovada. No século XVIII, os franceses tinham o costume de retirar a parte interna dos ovos de galinha e enchê-los com chocolate. O coelho da páscoa também se tornou um símbolo da data que indica prosperidade

Muito bem, vamos do inicio, o Bacalhau! De cara há que se saber o que é para não comprar gato por lebre, e aí sugiro clicar neste link , afinal sem uma boa matéria prima não se faz bons produtos, neste caso um prato de Bacalhau e tem muita coisa se fazendo passar por sem ser! Já as receitas são mais de 1000 e se pensarmos nas potenciais harmonizações outras tantas então difícil ser objetivo em dicas sobre o tema, mas na Quarta vou ousar dar algumas sugestões! rs

bacalhau-gadus-morhua_large

Com o cordeiro, um bom tinto encorpado seja do Douro, Alentejo, de Ribera del Duero ou de onde você preferir vai sempre bem e dificilmente se erra. Eu ainda prefiro os blends portugueses, mas cada um tem seu gosto então viagem! Nesta foto aqui um vinho que curti muito, mas que não mais anda por nossas bandas, o Martué um espanhol de Pago na região de Toledo próximo a Madrid, baita vinho que fez uma “maridage” perfeita e maravilhosa com o Cordeiro. Caiu o queixo, mas não sobrou garrafa no mercado para contar a história!! sniff Uma boa opção, a meu ver e me lembrando agora desta harmonização, seria o Clos d’Esgarracordes

Na Quarta ou Quinta falo das harmonizações com o Bacalhau e também com os chocolates, volta para me visitar aqui. É isso, uma ótima semana para todos e nos vemos por aqui, na Vino & Sapore ou qualquer um desses recantos de nossa Vinosfera! Sa~ude e kanimamo.