Abraxas Tannat 2011

Abraxas Tannat* de novo na taça depois do incrível e memorável 2002 que deixou saudades com a moçada que o conheceu, veio o 2007 que foi a confirmação de que a Dominio Cassis veio falando grosso com seu vinho ícone, mesmo que menos pujante que o 2002, mais pronto,aparentemente menos longevo. Agora chegou o 2011, para mostrar que o papo é sério, um tremendo Tannat que mostra toda a sua estrutura e densidade digna dos tannats topo de gama uruguaios, mas que se reveste de uma elegância velho mundista que já se tornou marca deste vinho.

A paleta olfativa dele nos atrai como um imã, sedutora e intensa com seus frutos negros, madeira ainda bem presente pedindo tempo para se integrar mas nada agressiva. Na boca estrutura, denso, taninos aveludados ainda bem presentes mas finos mostrando que mesmo se desfrutando bem agora tem ainda alguns bons anos pela frente, fruta, couro, cacau, rico meio de boca com um final de boa persistência e acidez equilibrada. Um Tannat clássico, sem arestas, robusto, elegante, para beber mais que uma taça sem medo de ser feliz, assim sinto este vinho que me agrada sobremaneira e já encontrou um berço em minha adega para abrir daqui a uns dois anos. Quer harmonizar? Leitão pururuca é dos deuses, os amigos lusos podem acompanhá-lo com o famoso leitão à Bairrada e até fazer uma comparação com um bom baga regional!

Abraxas (2)

Do 2002 que foram apenas umas 600 garrafas já a partir de 2007 creio que já foram cerca de 2500 que é o que a parcela do vinhedo (sobre rochas e com um clone especial) pode produzir. Todos com 18 meses de barrica todavia em 2002 foi de 300 litros de primeiro uso francesa e a partir de 2007 se mudou um pouco com a maior parte passando por barricas usadas de 2º e 3º uso de 300 litros e parte em barricas novas de 225 litros todas francesas. Penso que a mudança amansou um pouco a fera! rs

Tenho um amigo leitor que ainda tem uma garrafa 2002. tenho uma confreira que sei ter uma 2007, eu ainda tenho uma de 2011 e a importadora me informa que recebeu a de 2015, acho que pode pintar uma bela degustação vertical aí!! rs Os vinhos do Uruguai, na sua maioria, são realmente diferenciados e vale explorar os bons vinhos de lá, mesmo que estejam algo caros por aqui, para desmistificar um pouco daquele ranço de vinhos toscos, brutos, excessivamente tânicos que ficou por aqui de tempos passados. Como um vinho ícone, o preço está em linha variando entre R$230 a 250,00 em Sampa.

São muitos os produtores, pequenos, artesanais, médios e grandes a serem explorados, aventure-se você também! Um último toque, a safra de 2015 na Uruguai foi considerada excelente, igual ou melhor que a de 2002, então “ojo”! Saúde, kanimambo e seguimos nos encontrando por aqui, na Vino & Sapore ou qualquer lugar que o vinho nos levar. Fui!

 

* Importação Dominio Cassis e disponível nas boas casas do ramo como a Vino & Sapore (rs).