Quem Avisa Amigo É!

Há pouco tempo falei dos descontos mirabolantes, tremenda arapuca, agora tem mais uma. Vários seguidores de Baco no Brasil vêm recebendo mails de fornecedores do exterior oferecendo entrega de vinhos no Brasil. Para quem não sabe, isso é ilegal, o despacho via expressa (Courier, Correio, etc.) é proibido para produtos destinados a uso ou consumo pessoal; (Incluído pela Instrução Normativa RFB nº 1.475, de 20 de junho de 2014)

III – bebidas alcoólicas, na importação;

Extraído do site da Receita Federal, clique aqui para ver na íntegra. Ou seja, o despacho pode chegar (se der sorte), pode ser devolvido ao remetente no exterior, pode eventualmente ser fortemente taxado ou pode simplesmente ser apreendido, deu para sacar? Esse procedimento é tão sacana que no mail ainda aparece um destaque para o fato de que se for apreendido o problema é seu! O Zé Ruela, Zé Mané ou salame, como meu amigo Didu gosta de chamar essa gente, que se aventurar nessa vai reclamar para quem depois?? Já passou o cartão mesmo! Vejam só o que vem no mail:

Envios ao Brasil : receba seus vinhos franceses em casa !

Pedido minimo deve ser de 12 garrafas e 720 euros ou minimo de 720 euros se menos garrafas

 *   As garrafas serão enviadas ao Brasil em embalagens de 3 garrafas por vez, a partir de nossa base de apoio logístico em Portugal

 *   Preço dos envios por 3 garrafas : 150 euros (taxas incluídas)

 *   Não há reembolso caso os vinhos sejam devolvidos a nós. Podemos guardar as garrafas aqui, mas nao reembolsamos o cliente.

 *   Os envios podem ser tributados pelos Correios no Brasil. O que notamos é que essa tributação é aleatória e  se faz por amostragem (sorteio) Nesse caso, o cliente recebe um aviso dos correios com um boleto para pagamento. Assim que o pagamento for efetuado, o cliente pode recuperar os vinhos numa das agências dos correios no Brasil. Porém, muitos envios não sâo tributados. Nesse caso, o cliente recebe os vinhos direto em casa. Não temos como saber com antecedência, se serão tributados ou não. Em geral, as taxas ficam entre 200 e 400 reais.

 *   A eventual apreensão das respectivas encomendas é da responsabilidade dos clientes.

 *   Problemas ocasionados a partir do momento em que as embalagens foram postadas nos Correios, como quebra, sumiço de garrafas, etc, devem ser averiguados diretamente com os Correios.

Quer tentar, be my guest, mas não reclame depois afinal, já diz o ditado, quem tudo quer…! Bem, avisados os amigos estão agora cada um segue o caminho que quer, eu só achei que estava passado da hora de soar o alerta. É isso, bom fim de semana e daqui a uma semana é Natal gente! Kanimambo pela visita e espero revê-los aqui em breve novamente ou na Vino & Sapore onde estarei até o final do ano pronto a assistir os amigos na escolha de seus vinhos para as festas de final de ano. Saúde, fui que tenho um monte de trabalho pela frente.