Na Hora de Borbulhar, Quais e Quantas Garrafas??

Na hora de selecionar os espumantes de final de ano, e essa hora é agora, sempre um monte de duvidas né? Pois bem, o post de hoje tem o objetivo de dar uma mão nessa escolha. Chegamos a mais um final de ano e como já dizia Napoleão, “Espumante, merecido nas vitórias e necessário nas Brindesderrotas” ou seja, não tem desculpa! rs Para ele era Champagne, não tinha outra opção o coitado, mas nós temos um monte por onde escolher o que pode, até, nos deixar algo indecisos na hora da escolha. Seja para uma celebração especial a dois onde dá para caprichar algo mais, para casamentos, formaturas, festas de final de ano, batizados, etc. para cada uma dessas ocasiões existem alguns parâmetros importantes a considerar como; com quem, com quantos, onde, estilo, quantidade e preço.

1 – Com quantos e tipo de festa. Para uma formatura ou outras festas do tipo onde a número de pessoas é enorme e o foco é outro, espumante simples e baratos bem geladinhos, o que encobre qualquer defeito do vinho que só será conhecido no dia seguinte, no estilo aquela cerveja mais baratinha, “estupidamente gelada”!rs Há exceções nesse grupos enormes de gente, mas a maioria tem outros objetivos para a noite do que prestar atenção no que está bebendo. rs Já uma festa ou encontro com um número mais reduzido de pessoas requer um pouco mais de atenção né?

2 – Com quem e onde – uma reunião de amigos, um jantar especial, casamento, cada um tem seu estilo e depende do ambiente e dos amigos convidados. Num salão ou local chique com uma baita refeição o espumante tem que acompanhar, já se for na praia com ambiente mais descontraído, o espumante pode ser mais festivo. Se os convivas forem amantes do vinho e seguidores de Baco, algo mais sofisticado e diferenciado, não necessariamente caro, poderá ser uma opção a se considerar o que já não vale para uma turma mais cervejeira ou defensores de destilados.

3 – Gosto e preço – compre e sirva o que você gosta, porém sem perder de vista oBrinde com espumantes todo. Veja seu orçamento antecipadamente e usando os dois parâmetros anteriores, defina valores a serem gastos. Se for uma turma, convide uns dois ou três mais chegados nos caldos de Baco compre uma garrafa cada de três ou quatro rótulos dentro do orçamento e prove às cegas para escolher um e melhor não misturar rótulos ou estilos! Hoje há muitos rótulos bons nas mais diversas faixas de preço, porém também há as enganações e os maus comerciantes se aproveitando do momento para desencalhar estoques por muitas vezes já velhos, cuidado nessas horas e lembre-se sempre do famoso ditado popular, ” se a esmola é demais o Santo desconfia”!

4 – Estilo – existem espumantes Moscatel (doces), Demi-sec, Brut, Extra Brut, Nature, (saiba mais dos diversos estilos clicando aqui) e essa costuma ser também uma forte dúvida nestas horas, especialmente para os menors “litrados” rs. Lembre-se que o docinho que você eventualmente gosta pode não dar certo no grupo de convivas e normalmente não dá, especialmente se for um evento longo, com jantar. O doce enjoa, se faltar equilíbrio (acidez) então, nem se fala. Afora um brinde com bolo onde um Moscatel deve cair bem, sempre vá de Brut, mais chance de dar certo. Evite o Extra-brut e o Nature se sua galera não for de aficionados pois a chance de não agradar será grande.

5 – Quantidade – este ponto é sempre uma duvida cruel! A média que se conveniou estipular é de uma garrafa para cada três pessoas, mas há controvérsias! Costumo dizer que quem conhece sua galera é quem convida então; são tomadores, só bebericam? O espumante vai acompanhar o evento do inicio (recepção) ao fim? Será servido jantar? ChampagneQuantas horas durará o evento? Será usado só num brinde? Haverão outras bebidas alcoólicas sendo servidas concomitantemente? Todas estas perguntas precisam ser respondidas para adequar a quantidade que pode subir para uma garrafa por pessoa ou diminuir para uma garrafa para seis pessoas no caso de só um brinde! Por via das dúvidas e pensando em eventos de longa duração em que o espumante rola desde o inicio, gosto de recomendar o padrão de uma garrafa para cada 3 pessoas que bebem no caso de convivas “genéricos” e uma para dois se a maioria for de seguidores de Baco. Feitas as contas, adicione mais 10% por precaução, se sobrar algo certamente você certamente fará bom uso delas depois! rs

Por hoje ficam essas dicas que creio podem ajudar nessas horas de “stress”, a hora de tomada de decisão lembrando a máxima de Napoleão. Seja para afogar as mágoas de um ano especialmente difícil ou para celebrar a sobrevivência ao mesmo, uma boa taça de espumante, ou duas, é essencial. A boa notícia é que dá para tomar um espumante (não frisantes que são outro bicho!) já bem legal a partir das 40 pratas e os rótulos são muitos por aqui em nossa terra brasilis! Algumas dicas do de rótulos legais com destaque em negrito para aqueles que eu compraria numa boa, estão neste link.

Espero ter ajudado algo, afinal este é o propósito tanto do post como de Falando de Vinhos. Tenham todos uma ótima semana, kanimambo pela visita e tchin-tchin!

Salvar