Fondue & Vinho, Parceiros do Inverno

O inverno chegou e, desta vez, com um friozinho gostoso e mais constante, especialmente à noite. Uma dica é curtir o friozinho se saciando com um gostoso fondue de queijo, um saboroso vinho e, para fondue1quem pode, o calor de uma lareira acesa e a companhia certa, poucas coisas tão gostosas e tão românticas. Fondue, originário da Suiça e outrora muito elitista em nossas terras tupiniquins, sempre foi algo muito corriqueiro em países europeus de inverno mais rigoroso e, aqui, começa a ganhar um status diferenciado até porque não exige grande conhecimento para elaborá-lo e tão pouco é caro. Com os pacotes prontos para uso e de custo bastante baixo, basta comprar um kit para fondue e começar a curtir sem grandes gastos e, ainda por cima, tem aquele tempero romântico quando “harmonizado” a dois. Um pacotinho desses de fondue de queijo, os puristas vão se revoltar mas é bem mais prático e bom, serve duas pessoas numa boa e, se quiser algo mais, complete com um de chocolate e frutas, bom demais! Eu tenho sempre umas caixinhas de uma marca suiça na despensa, nunca se sabe quando dá vontade, então …..

               Na hora do fondue sempre fica uma pergunta, que vinho tomar? No de carne é fácil; vai-se de tintos, macios, taninos sedosos e “amistosos” ausentes de qualquer adstringência mais acentuada, pelo menos em minha opinião, afinal isto não é churrasco! rs Quanto ao de queijo, há seguidores tanto do branco como do tinto e não existe regra, vá com o que fondue2você mais gosta. Pessoalmente, gosto de harmonizar meu fondue de queijo com um vinho tinto pouco tânico, leve e fácil de beber sem se contrapor ao queijo, mas não deixo de tomar meus brancos também, até porque gosto de variar. Nos brancos devemos evitar aqueles muito citricos e florais de acidez acentuada que, tradicionalmente, são mais companheiros  para frituras, preferindo aqueles um pouco mais untuosos e de maior estrutura porém sem muita madeira devendo ser tomados frescos, mas não muito gelados, veja um teste que a confraria Saca Rolha com diversas opções. Qual o melhor? Bem, eu cá tenho minhas preferências, mas isso depende de disponibilidade financeira e gosto, então já que o inverno promete ser bastante frio, aproveite os próximos 30 dias e não se acanhe, teste diversas combinações e depois, compartilhe conosco qual você mais gostou.  Como costumo frisar, não precisamos gastar rios de dinheiro para curtir momentos destes apesar de que, se alguém quiser fazer bonito e tiver bala na agulha, existem inúmeras opções muito saborosas com preços mais altos.

Fondue chocolate               Para acompanhar o fondue de chocolate, não existem muitas opções e talvez a melhor harmonização seja um Banyuls ( da região de Roussillon no sul da França) como o Chapoutier (Mistral) ou um Vinho do Porto Ruby, eventualmente um Reserva ou até um LBV com alguns anos de garrafa, apesar destes talvez virem a apresentar uma concentração e nível alcoólico um pouco altos demais. Agora, também não precisa ser xiita, vai de fondue sem vinho que vale também, importante é o momento.

Ah, mas eu só falei de queijo e chocolate! Bem, é que a harmonização de fondue de carne, como já falei, é muito mais simples e recai, essencialmente, nos vinhos tintos. Por outro lado, apesar de ser muito simples de fazer, o fondue4segredo para o fondue de carne é a variedade e qualidade dos molhos ofertados como acompanhamento o que pode transformar um momento agradável num verdadeiro desastre. Então, se quiser uma dica, trabalhe bem os molhos! Quanto aos vinhos, mais uma vez depende do gosto de cada um lembrando que o vinho tem que primeiramente, na minha opinião, harmonizar com as pessoas e só depois com o prato, melhor com os dois! Eu acho que um Syrah de médio corpo com pouca ou nenhuma madeira é coringa nesses casos.

Caso queira servir vinhos um pouco mais encorpados com seu fondue de carne, sugiro os de corpo médio, não muito pesados, de taninos mais macios com pelo menos uns dois anos de garrafa para que não briguem com a diversidade de molhos servidos.

Por quaisquer cem a cento e vinte pratas você já consegue fazer a festa com fondue de queijo, chocolate e um vinho para duas pessoas. Lógico dá para sofisticar e aí o custo aumenta, mas não existe desculpa para você deixar de aproveitar este friozinho para namorar e se deliciar com vosso Fondue & Vinho preferido. Quer juntar os amigos e curtir, então a dica é expandir esse universo e começar com fondue de queijo e vinho branco, depois de carne com tinto e termine com o de chocolate. Afora se divertirem, certamente a noite será muito saborosa e alegre.

Para quem preferir botar a mão na massa eis alguns links de receitas;

Não testei nenhuma, mas…….salute e bon apetit! Kanimamab pela visita nesta semana pouco produtiva por aqui. Semana que vem tem mais.

Ps. Revisado de post primeiramente publicado em Julho de 2009.

Salvar

Salvar