Harmonizando Paella e Vinho.

Nestes dias recebi uma consulta aqui sobre que vinho usar para “maridar” paella e pensei em resumir aqui algumas experiências vividas. Já fiz ao menos três provas com amigos confrades, dois deles com as já famosas Enoladies que há seis anos tenho a honra de receber mensalmente para viajar um pouco por esta nossa misteriosa e sedutora vinosfera. Tantas taças, tantas emoções! Enfim, voltando no foco do post, que vinho harmonizar com Paella Mixta (frutos do mar e carnes brancas). Me refiro a esta porque é a mais comum no Brasil seguida da Marinara só com frutos do mar. Sem querer dar uma de doutor especialista, até porque verdades absolutas não existem, quero aqui compartilhar com os amigos essas experiências vividas que refletem a avaliação e opinião de um grupo que, coincidentemente, tendo a acompanhar.

Costumo sempre usar três estilos de vinho; um Rosé, um tinto leve de poucos taninos e um branco algo amadeirado sem que esta seja excessiva. Nem sempre o Rosé leva, mas na maioria das vezes foi ele a estrela do evento. Veja o que ocorreu em cada um desses momentos vividos com os amigos:

Em 2011 – http://www.falandodevinhos.com/2011/01/06/rito-de-passagem/ Clique aqui

Em 2012 – http://www.falandodevinhos.com/2012/06/26/paella-y-vino-the-day-after/ Clique aqui

Em 2016 – http://www.falandodevinhos.com/2016/04/27/paella-valenciana-e-vinho/ Clique aqui

Um vinho que acho perfeito nessa harmonização é o Protos Rosé, mas faz tempo que não chega a nossa terra brasilis, uma pena. Enfim, a pedido estão aí algumas dicas e ainda tem mais este link abaixo que achei bem interessante >  http://www.vino-españa.es/Que-vino-elijo-para-acompanar-una-paella-Todo-lo-que-debes-de-saber-antes-de-comprar.html Clique aqui

Boa Paella e pode convidar que eu vou! rs kanimambo, saúde e bom fim de semana