Cozinhar é Um Modo de Amar os Outros

Mia Couto é Moçambicano, nascido na Beira a segunda maior cidade Moçambicana com cerca de meio milhão de habitantes, enquanto eu nasci algo mais ao norte, em Nampula, porém ambos no longínquo ano de 1955. Biólogo, escritor renomado, poeta, militante político fortemente envolvido com a história deste novo Moçambique,  em determinado momento em um dos contos de seu livro “O Fio das Missangas” diz;

“Cozinhar é o mais privado e arriscado ato. 
No alimento se coloca ternura ou ódio. 
Na panela se verte tempero ou veneno. 
Cozinhar não é serviço. 
Cozinhar é um modo de amar os outros.”

Demais né? Adorei e achei que valia compartilhar com os amigos. Cada chef de cozinha deveria ter esse texto escancarado em letras garrafais na parede de seu espaço de trabalho. Por isso me aventuro na cozinha aos Domingos ou em um ou outro dia, cozinhar é um ato de amor para com quem depois sorverá os frutos de seu “trabalho”.  Assim,  quando não estou bem nem passo perto! rs Salute e kanimambo pela visita amigos, um ótimo fim de semana para todos e, “God willing”, neste Domingo vou para a cozinha (acho que churrasqueira) preparar o almoço com muito carinho. Até semana que vem!

moçambique

ps. Saudades de Maputo, do Xai-Xai, da Namaacha, saudades das noitadas no Zambi, saudades dos almoços no Marialva, no Atenéia, do café no Scala ou no Nicola, saudades do Polana, saudades do “policia sinaleiro”, da Costa do Sol, do camarão à piri-piri, da Catembe e das férias na Ponta do Ouro, dos aromas das especiarias indianas no mercado, saudades da família, dos amigos e de minha infância! Eta, esse texto me deixou nostálgico!!