Dois Espumantes, Dois Momentos, Duas Propostas, Dois Mundos

     Duas mancadas minhas ao não participar dos encontros promovidos na Winebar com a Salton e a Maxime Blin, casa produtora de Champagne trazida ao Brasil pela Vinea.  Com o advento da loja, há dias em que o domínio do tempo sai de meu controle já que o cliente tem sempre a preferência, porém no Domingo comecei a recuperar esse tempo e abri duas garrafas. Foi um almoço regado a espumantes; um da Salton, brasileiro, com uma proposta mais ligeira que foi tomado de entrada e o Máxime Blin Rosé, francês, com uma proposta mais séria que foi tomado DSC02993com o prato principal.

Salton Intenso Brut elaborado com Malvasia pelo método Charmat e é um vinho de cor bem clara, ligeiro, de boa intensidade de borbulhas, algo floral (flores brancas) no nariz, sensação de final de boca levemente doce, fresco com um toque cítrico. Espumante que deverá ter uma aceitação muito boa no mercado já que é lançamento para este final de ano, tanto por ser um vinho fácil de agradar quanto pelo preço que deve estar por volta dos 30 Reais. Neste almoço acompanhou as entradas de bolinho de bacalhau e queijo boursin com tomate seco servido com torradinhas. Uma harmonização simples e ligeira que cumpriu seu papel.

Champagne Máxime Blin Brut Rosé, hora do prato principal! “Autre Chose”, como diriam os DSC02995franceses, em todos os aspectos inclusive preço, como seria de se esperar, de um vinho desta famosa região elaborado com 100% Pinot Noir. Surpreende ao ser colocado na taça por sua cor acobreada, brilhante e intensa, textura cremosa pouco usual, porém parcialmente explicado em função de 15% do vinho base usado ser tinto e envelhecido por um ano antes da elaboração do espumante, creio eu. Espumante com ótima perlage, fina e persistente, colar de espuma presente e duradouro, mostrando-se bem encorpado pedindo um prato á altura. Meu risoto de lulas não foi páreo e creio que um prato mais estruturado e condimentado (Camarão à Mary Stuart?) deverá se dar melhor com este Champagne algo diferente com uma personalidade marcante e muito própria. As sensações na boca nos lembram frutos do bosque, um toque de frutos secos e até notas de uma certa evolução com a Pinot bem mais marcante do que o usual num espumante de, aparentemente, maior extração, um vinho diferenciado e complexo que a Vinea traz com exclusividade e custa algo ao redor dos R$275,00.

Dois Mundos, duas propostas, dois momentos em dois espumantes bem diferentes entre si. Uma bela experiência sensorial que abrilhantou mais um gostoso encontro familiar no almoço de Domingo. Salute, kanimambo e uma ótima semana para todos.