Todo o Dia é Dia!

       Dia das Crianças, dia das Mães, dos Pais, das Mulheres, etc., na verdade quando nos restringimos a um dia é porque decididamente há algo obscuro no horizonte. Se é para valer e para realmente valorizar, então todo o dia é dia! Há, no entanto, as convenções que se estabelecem, na maioria por necessidade comercial, e hoje não é diferente, pois para quem é apreciador dos caldos de Baco, hoje é dia de Malbec!

Malbec world Day       O correto, no entanto, talvez fosse chamar o dia de Dia do Malbec Argentino pois esse movimento foi criado pela Wines of Argentina e a data foi escolhida em função de ação regional. Malbec, porém, existe nas mais diversas localidades, mesmo que não com a mesma marca e importância dos vinhos argentinos para o mercado.  Há produtos muito bons na França, no Chile, na Austrália e até nos Estados Unidos e porquê não, também por aqui em terras brasileiras, mas é na Argentina que ela mostra todo o seu potencial. Foi a  Malbec argentina que alavancou novamente as vendas dos vinhos de Cahors seu berço de origem onde, por sinal, ela era conhecida como Auxerrois e subsistia basicamente com vendas regionais num mundo vínico cada vez mais globalizado. Quer gostemos ou não, foi o trabalho da Argentina com esta cepa, tanto qualitativamente como mercadologicamente, que fez os vinhos dela originados tomarem conta do planeta. Aliás, muito como o Uruguai fez com a Tannat e todo mundo pegou carona!

      Hoje é portanto, dia de celebrar essa reviravolta com um bom Malbec na taça e preferencialmente em boa companhia. Bons vinhos são sempre bem vindos, eu pessoalmente tenho uma queda por blends mais do que varietais, e há diversos Malbecs de muito boa qualidade e dos mais diversos estilos que podem hoje habitar nossas taças. Hoje tenho degustação com sete desses rótulos, mas se tivesse que escolher um para colocar na taça hoje, certamente seria um vinho que provei em recente viagem a Mendoza nas casa de Suzana Balbo, o Nosotros Malbec! Como não tenho bala para tanto, fica na imaginação e certamente os sete de hoje farão jus ao que de melhoros hermanos produzem sem que gastemos fortunas por isso! Agora, se preferir, porquê não um Malbec chileno ou francês só para citar dois dos mais fáceis de achar, pois o importante é celebrar. Salute, kanimambo e que Baco lhe ilumine na escolha do Malbec de hoje