Taças de Vinho – Necessidade ou Frescura?

        Já faz um tempinho que escrevi sobre a importância das taças no mundo do vinho. Para ser exato, faz quase cinco anos e foi um de meus primeiros posts que segue sendo um de meus mais acessados estando sempre entre os top 10 na lista dos mais lidos. Para muitos dos iniciantes e até iniciados nos mistérios de nossa vinosfera, sempre fica uma tremenda de uma duvida do quanto do que se fala sobre o tema é frescura ou se há efetiva necessidade de se investir um pouco nesse tema.

       Sempre tive uma clara opinião sobre isso achando tão importante ao vinho quanto a temperatura adequada de serviço. Pode-se tomar vinho em copo de requeijão? Lógico que pode e eu mesmo já tive um imenso momento de prazer fazendo isso numa tasca no interior de Portugal acompanhado de pataniscas de bacalhau junto com um saudoso primo, no entanto cada momento é um momento e cada vinho é um vinho! Não dá para ir a um baile de formatura de tênis e bermuda, mas dá para ir ao churrasco do amigo! Cada momento, mesmo que o prazer seja semelhante, requer uma vestimenta diferente e na nossa vinosfera não é diferente.

       Quando galgamos degraus, saindo do vinho básico de mesa, de garrafão e partimos para apreciar vinhos finos de qualidade há que se dar um salto de qualidade na “ferramenta de trabalho” (rs) para melhor usufruir das nuances especificas que cada um desses vinhos tem a nos oferecer. Quanto melhor e mais sofisticados e complexos forem os vinhos, melhor e mais especificas devem ser as taças. Tem gente que gasta verdadeiras fortunas num vinho e depois o toma numa taça comum sem aproveitar tudo o que aquele caldo tem a lhe oferecer e isso é fato, não frescura, conforme pudemos comprovar numa deliciosa e esclarecedora degustação de taças realizada na Vino & Sapore para mais de 30 pessoas.

      Foi o Riedel Tasting, magnificamente apresentada pela brand manager da marca no Brasil, a Cristina Geremias. Foram colocadas sobre a mesa cinco taças de vinho específicos para vinhos de determinadas cepas; Chardonnay, Pinot Noir, Syrah, Cabernet Sauvignon e uma última de branco genérico com os seguintes vinhos; Catena Chardonnay, Alma Negra Pinot, Montes Alpha Syrah e Pisano Cabernet. (clique na imagem para aumentá-la)

         Começamos provando o de Chardonnay que me impressionou sobremaneira pois a engenharia falou mais alto aqui! O bojo e abertura intensificam os aromas enquanto o diâmetro e formato da borda da taça faz com que o vinho penetre a boca de forma diferente jogando o caldo para o final de boca aguçando a sensação de frescor devido à acidez percebida. Pegamos esse vinho e jogamos na taça genérica, onde foram parar os aromas?!! Agora colocamos o vinho num copo de plástico, onde foi parar o vinho?!!!!!!!!!!!!! Voltamos a colocar o vinho na taça de chardonnay e, como num passe de mágica, voltaram todas as sensações aromáticas e palativas, demais! Não acredita, contate qualquer um dos presentes e tire suas duvidas, inclusive com o amigo Alexandre Frias, autor do gostoso Diario de Baco, que esteve presente ao evento com sua charmosa e bonita esposa.

        Demos sequência com o restante dos vinhos e taças, porém não vou vos cansar contando a história de cada um, o importante foi a constatação de que sim, cada vinho tem sua taça e essa descoberta veio através da engenharia e conhecimento adquirido por uma das maiores, se não a maior, produtora de taças de vinho no mundo. Com todo o “expertese” adquirido na produção de cristais finos há mais de 250 anos e pioneira na criação de taças de cristal funcionais que visam extrair dos vinhos todo seu potencial, a Riedel mostra-nos como uma taça pode ser importante para melhor apreciar um bom vinho. Não é à toa que, mesmo sem nunca ter produzido uma única gota de vinho em sua vida, Georg Riedel, atual CEO do grupo e propulsor da marca da família pelo mundo, foi nomeado Home do Ano em 1996 pela conceituada revista inglesa especializada em vinhos, a Decanter Magazine.

       Não são taças baratas, porém se você ama e possui bons rótulos de Chardonnay,  recomendo que invista numa taça dessas, afinal custa basicamente a mesma coisa que uma garrafa de um bom vinho! O mesmo vale para qualquer uma que seja sua paixão;  Pinot Noir, Syrah ou Cabernet Sauvignon. Agora, é importante saber que nenhuma taça, nem as da Riedel, transformam vinho ruim em vinho bom! Essas taças vão é ressaltar e enaltecer as características de cada vinho e isso vale para o que ele tenha de bom e ruim!!!

      Uma taça para cada cepa, no entanto, pode ser um exagero e preciosismo desnecessário especialmente se você não é um colecionador e apreciador costumeiro de grandes vinhos. Nesse caso, recomendo uma taça mais genérica padrão Bordeaux, da Riedel uma boa opção é a Overture que produz resultados bastante interessantes e é mais econômica, que serve para a maioria dos tintos e uma para brancos assim como uma outra para espumantes. Uma bela e esclarecedora degustação que nos foi presenteada pela Riedel e Mistral, sua única e exclusiva importadora no Brasil. Uma chamada especial para a linha de decanteres, em especial o de nome EVE, em formato de serpente, SHOW de bola!

   Salute, kanimambo e hoje tem Happy Wine Time com os vinhos da Vínica (Xisto Alvarinho / Casa da Passarela Colheita Selecionada e Surani Costarossa Primitivo di Manduria) na Vino & Sapore. Vejo voces por lá?!

Ps. Última dia sobre este assunto. Preserve as taças, cuide você mesmo delas!!!