Vinhos Verdes e Vino & Sapore te Levam a Portugal

         Ou pelo menos te darão uma chance de concorrer a uma semana em Portugal! Para tanto, o primeiro passo é tomar Vinho Verde, mas pergunto quem realmente conhece o que é o vinho verde? Tem até gente que escreve sobre vinhos e não sabe que os vinhos verdes são oriundos de uma única região em Portugal, o Minho, então acho que uma pequena introdução não faz mal a ninguém.

         A região do Minho fica no extremo norte de Portugal e, afora ser das regiões mais verdes do país, é também berço da história do país tendo na cidade de Guimarães o berço da nação, tendo sido nomeada como a primeira capital do reino por Dom Afonso Henriques. De  Monção e Melgaço no norte a Amarante e Penafiel ao Sul, uma região de muita história,  e frescos vinhos que combinam bem com a comida regional. De extensa costa, rios e vales férteis a região oferece uma diversa e marcante gastronomia a começar pelo mais que tradicional caldo verde, passando pelo bacalhau, polvo e os famosos rojões de porco.

         Por aqui, estamos mais acostumados e ver os vinhos verdes brancos, porém por lá é muito comum a versão tinta que é tradicionalmente tomada fresca. As principais castas brancas são a Alvarinho, a Loureiro, a Arinto (por lá mais conhecida como Pedernã) e Trajadura já as tintas mais comuns são a Vinhão, Souzão, Azal tinto e Rabo de Ovelha. Estes vinhos têm como marca principal, a grande acidez dos vinhos produzidos e um teor de álcool bastante comportado o que o fazem um tremendo companheiro para os quentes dias de verão e ótima companhia para os pratos á base de frutos do mar elaborados das mais diversas formas, como por exemplo brusquetas de ostra defumada Marithimus, mas especialmente os fritos e grelhados. É, porém, também uma companhia perfeita ás carnes de porco e, como já postei por diversas vezes aqui, em especial à costelinha de porco na brasa ou a nossa feijoada. Podem provar sem susto, é satisfação garantida!

         Bem, para conhecer mais e se embrenhar nos segredos do Vinho Verde há dois caminhos; lendo (acesse o site http://www.vinhoverde.pt/default.asp ) e provando. A Comissão Vitivinícola Regional do Vinho Verde lançou no Brasil uma promoção para lá de especial e a Vino & Sapore embarcou nessa caravela a caminho de terras lusas. Na compra de qualquer vinho verde, você ganha um passaporte e registra nele toda a garrafa de vinho verde comprado (todas as garrafas possuem um numero de registro). Ao você juntar dez registros, basta preencher uma frase no passaporte e enviar para a CVRVV em  Sampa e pronto, já estará concorrendo a uma viagem de uma semana a Portugal ,obviamente ao Minho, a região dos Vinhos Verdes.

A CVRVV estará presente no 1º Granja Viana Wine Fest com quatro vinhos que demonstrarão bem toda a diversidade dos vinhos da região:

Quinta de Linhares Arinto  (importadora Premium)/ Xisto Alvarinho (Importadora Vínica) / Muros Antigos Loureiro (importadora Decanter) e Varanda do Conde (Trajadura com Alvarinho) .

Venha provar, compre e ganhe seu passaporte, a promoção será válida até dia 10 de agosto  e você pode saber mais dela clicando aqui > http://www.facebook.com/vinhoverdenobrasil#!/vinhoverdenobrasil/app_208527462518885. Lá, também, uma lista de outros locais onde você pode comprar seus vinhos e ganhar o passaporte, mas só no 1º Granja Viana Wine Fest você prova antes de comprar! Vos esperamos lá. Salute e kanimambo. Se quiser comprar seus convites e garantir sua presença no 1º Granja Viana Wine Fest, clique aqui.