Aguçando suas Papilas Gustativas – 1º Granja Viana Wine Fest

         Esta listinha é só para os amigos que ainda não se deram ao trabalho de ir até á página da Vino & Sapore para pesquisar os mais de 60 vinhos de teremos em degustação. Olha, sem falsas modéstias, a seleção é para ninguém botar defeito. Podem não ser todos rótulos que a maioria conhece, esse é nosso objetivo, mas garanto que o garimpo por nossa vinosfera foi demais e certamente se surpreenderão tanto com a qualidade quanto com os preços, pois essa relação Qualidade x Preço x Prazer é essencial em tudo o que faço e o blog mostra bem isso.

Só de Importadores serão 14: Decanter, Mercovino, Dominio Cassis, W&W Wine, Almeria, Ravin, Winebrands, Vinho Sul, Vinhos do Mundo, Cave Jado, KMM, Premium, Au Vin e Calix.

Produtores: As brasileiras Cave Geisse, Antonio Dias, Bella Quinta, Churchill e a Malhadinha Nova de Portugal.

          Nosso principio por trás da escolha dos rótulos é traduzir na prática nosso conceito de garimpar os mais interessantes e menos comerciais dos vinhos. Diversidade com qualidade e preço independente da faixa em que o vinho se encontra, porém sempre tendo em mente que sejam vinhos que extrapolem em qualidade o preço cobrado. Menos comodatização e mais a busca de produtos diferenciados, preferencialmente de pequenos produtores, mas sem preconceitos e só esperamos que nossas escolhas sejam de vosso gosto também. Tentamos montar uma seleção de rótulos bem diversa e didática, passeando pelas mais diversas regiões produtoras, uvas e estilos de vinho fazendo desta, uma verdadeira viagem de descobrimentos.

        Como os vinhos são muitos, acho legal as pessoas se programarem  e aproveitarem para praticar a “arte de cuspir” evitando os efeitos menos agradáveis do caldos de baco, faça uma pré seleção do que mais gostaria de conhecer. Comece pelos brancos, rosés e espumantes, depois os tintos e por fim os de sobremesa. Vejam os brancos, rosés e espumantes que teremos em degustação, seguidos do expositor (Importador ou produtor):

Unique Sauvignon Blanc da Domaine de Saulvard – a delicadeza e finesse dos vinhos do Loire (França) num vinho muito fresco e fácil de gostar. Calix

Espino Grand Cuvée Chardonnay – produzido no Chile por um dos importantes produtores de Chablis (França), este Chardonnay tem arrebatado corações por seu incrível equilíbrio e madeira no ponto. Dominio Cassis

Falernia Pedro Jimenez – Esse vinho chileno produzido numa região nova, foi uma grande surpresa quando o provei, pois essa uva é mais usada na produção de vinhos doces fortificados na região de Jerez na Espanha, onde é mais conhecida como Pedro Ximenex ou simplesmente PX . Premium.

Los Navalles Verdejo – uva típica da região de Rueda na Espanha, um frescor muito bom, corpo médio  e uma ótima companhia para frutos do mar. Almeria

CVRVV – Comissão Vitívinicola Regional do Vinho Verde vai nos mostrar a diversidade e frescor dos vinhos verdes com três diferentes varietais e um blend. Para quem gosta de harmonizar, teste-os com costelinha de porco na brasa e feijoada afora a consagrada sardinha assada.

  • Xisto Alvarinho – um alvarinho fino e de valor acessível que mostra bem porque essa uva se tornou ícone da região. Vinica.
  • Muros Antigos Loureiro – mais uma cepa que se dá muito bem no Minho e este ainda é elaborado por Anselmo Mendes um enólogo que dispensa apresentações. Decanter.
  • Quinta de Linhares Arinto – as uvas autóctones portuguesas são inúmeras e a Arinto se encontra espalhada por todo o pais, inclusive no Minho sendo usado normalmente em blends. Premium
  • Varanda do Conde – um blend de Trajadura com Alvarinho que surpreende quem não o conhece.

Punto Final Rosé de Malbec – um vinho muito bem balanceado e bem feito de ótimo preço. Vinhos do Mundo

Costaripa Rosamara Chiaretto – um dos vinhos rosés mais inebriantes que tive a oportunidade de tomar e seduz quem o toma. Vem da Lombardia, Itália, mais precisamente das margens do Lago di Garda. Winebrands

Cave Geisse – este que é considerado hoje um dos melhores produtores de espumantes nacionais com enorme repercussão internacional depois que a respeitada Jancis Robinson apresentou seu Cave Geisse Brut 98 no Wine Futures de Hong Kong no ano passado. Mário Geisse foi convidado a produzir um Champagne em terras Premier Cru da célebre região produtora francesa, em breve teremos o privilégio de ter algumas poucas dessas garrafas em nosso portfolio. Por enquanto, degustaremos dois espumantes da linha Amadeu  e dois da Cave Geisse; Amadeu Moscatel / Amadeu Brut e o Cave Geisse Brut e Nature. Prove e entenda porquê de tanto sucesso. Cave Geisse

Louise Brison Champagne Millesimato brut 2004 – um pequeno produtor de Champagne que produz esse delicioso espumante de primeiro nível com preço bem inferior aos “básicos” champagnes vendidos por ai com muito sucesso porém de qualidade bem aquém deste. Cave Jado

      Estes são só 12 dos mais de sessenta vinhos que selecionamos para você curtir. Todos vinhos que se destacam em sua faixa de preço e todos vinhos que chamo de “pé no chão” ou seja, vinhos que não causam estrago no seu bolso. Vinhos bons não precisam necessariamente serem caros e esta mostra creio que mostrará bem isso pois a diversidade também se encontra nos preços; o mais barato custa R$39 e o mais caro R$250.

Salute, kanimambo e nesta semana já sabem, comprar convites! eh,eh. Para tanto, eis a lista dos locais onde eles se encontram à venda.

Granja Viana – Cotia

  • Vino & Sapore, Rua José Felix de Oliveira 866, Km 24 da Rodovia Raposo Tavares. Tel. (11) 4612-6343 a partir das 11 horas exceto de Segundas, nesse dia só a partir das 16 horas.

São Paulo

  • Morumbi , Loja Claudete Gil: Shopping Open Center, Av. Dr. Guilherme D. Vilares 1210, Telefone (11) 3746-9325.
  • Paulista,Café do Ponto: Shopping Center 3 – av Paulista 2064 piso Augusta – Telefone (11) 3262-1551

Embu

  • Café do Ponto: av Domingos de Pascoal, 35  centro – (11) 4704-0132 em frente á praça central onde tudo acontece na cidade.

Alphaville

  • Café Guinzza, Alameda Madeira, 258, Térreo Edifício Guinzza Trade Center tel: (11) 4191-1501) próximo ao Pão de Açucar.

São Roque

  • Bella Quinta Vinhos Estrada do Vinho Nº 9611 Kn 9,9 Canguéra, São Roque – tel. (11) 4711-1903

Internet