Degustando uma Lenda!

           Como prometi, cá estou para falar um pouco do Vega-Sicilia Unico. Não é todo dia que temos a possibilidade e privilégio de estarmos diante de um vinho ícone. Na minha vida me lembro de outros dois tão somente, o Opus One e o Sassicaia, que nem fizeram tanto assim a minha cabeça. Não que não sejam bons, são ótimos, porém não achei que faziam jus a tanta fama. Desta feita foi diferente e aproveito para contar um causo que ocorreu com um amigo meu daqui da loja. Esse Sr. X estava de visita a um amigo em Barcelona tendo marcado para se encontrarem num restaurante na cidade. Não querendo chegar de mãos abanando, até porque seu amigo espanhol lhe fazia os maiores mimos cada vez que vinha ao Brasil, passou antes numa loja de vinhos e comprou um Vega Sicilia Único. Ao chegar ao restaurante mostrou-se preocupado não sabendo se poderia abrir a garrafa e se havia taxa de rolhas, etc tendo solicitado a seu amigo que conferisse com o dono do restaurante se não haveria qualquer problema. Com a garrafa na mão, o proprietário do restaurante lhe agradeceu a honra de trazer um Vega Sicilia Único para ser aberto em seu restaurante porque isso só dignificaria sua cozinha e que, não só não lhe cobraria rolha, como não lhe cobraria o prato para o acompanhar! Esta é a aurea que cerca este vinho e, nesse dia, eu tive o privilégio de abrir uma dessas garrafas em minha humilde loja sendo que esta jaz agora, junto com algumas outras preciosidades, em meu altar de Baco. Um tremendo presente de natal antecipado!

       Bem, mas você voltou aqui hoje foi para saber o que achei desse vinho, certo? Nestes casos fica difícil falar do vinho pois certamente há gente muito mais capaz que já escreveu um monte então pouco vou acrescentar ao que, provavelmente, você já leu por aí em revistas, livros e na net. O que posso falar sim, é do que eu senti. Jovem, absolutamente jovem de taninos finos bem marcados e muito presentes ainda apesar de seus 12 aninhos nas costas, anunciando que estamos diante de um vinho de longa guarda que tem tudo para evoluir muito positivamente por mais de uma década. A evolução aqui é menos aparente com a fruta ainda muito presente tanto no nariz quanto na boca, cor rubi, muito expressivo em boca com uma riqueza de sabores impressionante para um vinho produzido, também, num ano que não foi dos melhores. Possui um corpo de boa textura, seus taninos são sedosos e o final de boca é supreendementemente fresco para um vinho que passou tanto tempo em barrica,  muito longo, mineral e algo especiado, que nos deixa implorando por mais um gole e outro e outro ……… fazendo com que a garrafa acabe rapidamente. Um Ribera del Duero muito fino, cativante e elegante sem perder os traços de robustez típicos de seu terroir.

          Muitos acham que este vinho é elaborado somente com Tinta del País (Tempranillo) porém ele normalmente leva um corte de alguma outra uva francesa; Cabernet Sauvignon, Malbec ou Merlot, muitas vezes das três dependendo muito do ano. Esta mescla de cepas nos vinhedos da bodega, data de 1864 quando Don Eloy Lecanda Chaves trouxe uma série de mudas de suas viagens a Bordeaux. Neste caso, pelo que pude pesquisar, foram 10% de Cabernet Sauvignon e passa, entre os mais diversos tipos de madeira e cascos, algo como 82 meses em barricas sendo comercializado somente 10 anos após a safra correspondente, neste caso 2009! Não é o melhor vinho espanhol que já provei, mas é certamente o mais eloquente e mais marcante pois não é todo o dia que podemos levar á boca uma lenda. Não harmonizou com o prato, nem precisava, pois harmonizou com ele mesmo e com os amigos presentes, gracias Fernando por esta dádiva. Um vinho que não precisa de um momento especial para ser aberto, pois ao sê-lo faz dele um momento Único!

        Terminei, não falo mais de vinhos este ano e desejo, de todo o coração, que você possa em 2012 ter esse mesmo privilégio que eu. Tomar um grande vinho na companhia de um bom prato e, especialmente, de pessoas tão “gente” quanto estas com quem tive o prazer de compartilhar emoções tão especiais nesta noite tão inesquecível. Um brinde a todos e espero ver alguns de vocês embarcando comigo para Portugal em Fevereiro quanto teremos a oportunidade de passar por algumas dessas emoções juntos. Quem sabe um Barca Velha acompanhado de Javali na Pucura com castanhas portuguesas?!

     Salute e kanimambo por este ano que passou esperando poder seguir contando com vosso apoio por aqui e, porquê não, também na Vino & Sapore onde tem sempre uma taça amiga para brindarmos á vida!