Você Sabia? Mendes em Moscou!

            A partir desta semana, quero ver se consigo publicar algumas noticias e informações especiais que recebo de diversas fontes inclusive de alguns assessores de imprensa com quem tenho  maior relacionamento.  Já fiz isso há um tempinho atrás, parece uma eternidade, então na verdade será apenas uma retomada!  Neste primeiro post quero ressaltar a incrível trajetória profissional de um mestre das carnes que abriu recentemente sua filial do North Grill, agora também na Vila Nova Conceição, é o Antônio Mendes, ou simplesmente “Mendes” como é mais conhecido no metié. Indicado como um dos melhores restaurateurs pela Veja Comer e Beber 2011 possui uma bela trajetória na área de restaurantes e é muito reconhecido por isso. Começou no grupo Rubaiyat onde ficou por 14 anos,  começando como cumin e terminando como gerente. Atuou no Cabaña Las Lilas, de Buenos Aires por 5 anos e, na volta a SP, assumiu o cargo de gerente do restaurante Eau, do Hotel Hyatt, ao lado do chef Pascal Valero. Em 2004 tornou-se sócio do North Grill localizado no Shopping Frei Caneca e desde Outubro de 2010 está com essa casa nova, o North Grill Vila Nova.

            Todo esse expertise acabou culminando num convite do empresário e magnata russo Shehzad Shaikh, de origem paquistanesa, que em visita a SP esteve por várias vezes no North Grill e se apaixonou pela comida e estilo da casa, para inserir o churrasco brasileiro e o estilo North Grill em seu restaurante em Moscou. “ Mendes permaneceu 20 dias naquela cidade e na bagagem levou seu churrasqueiro Manoel Carlos e algumas partes da estrutura da churrasqueira e grelhas, fabricadas aqui em SP para ser adaptada ao Restaurante Gandhara em Moscou.  A experiência foi complicada e de certa forma engraçada, conta Mendes. “Os cozinheiros não conheciam grelha, não sabiam como usá-la e não entendiam como podíamos temperar a carne só com sal grosso”, diverte-se Mendes. Os cortes de carne foram fáceis de achar, importando da Austrália conseguiram bife Ancho, bife de chorizo, file mignon, T-bone e cordeiro. Ensinaram o preparo do molho vinagrete, arroz maluquinho (crazy rice) e alho assado, parte do couvert do North Grill. Difícil foi convencê-los a provar carne mal passada ou ao ponto. O gosto dos russos é mesmo de carne mais assada.  O sucesso dos pratos de Mendes foi comprovado rapidamente. Em apenas 15 dias mais de 50% dos pratos pedidos no Gandhara já eram as carnes “brazilian style”.

            Uma história de sucesso que conheço pessoalmente pois já tive oportunidade de comer, muitíssimo bem por sinal, no North Grill do Shopping e confirmo; bom serviço e carne excelente! Agora preciso conferir a nova casa e, quem sabe, volto com alguma Dica da Semana deles um dia desses. Aliás, são diversos os Wine Dinners de primeirissímo nível que eles promovem regularmente. Para maiores detalhes do lugar acesse o site > http://northvilanova.com.br/

         É isso e espero que possa ter material interessante e a tempo em mãos para vos trazer mais histórias dessas porque falar de sucesso fruto de trabalho, mesmo que de terceiros, é sempre algo prazeroso e, em alguns casos, até inspirador. Salute e kanimambo.