Estou Perplexo!

Viram o resultado de uma prova de vinhos Alvarinho/Albariño publicada na Prazeres da mesa deste mês?!! Não, então caso queiram ler a matéria completa comprem, peguem emprestado, leiam na banca, sei lá! De qualquer jeito, até para poder melhor tecer meus comentários, segue uma lista de parte dos resultados:

1º Quinta dos Loridos (Portugal/Lisboa) – 91 pontos

2º Bouza Albariño (Uruguai)  e Martin Codax (Espanha/Rías Baixas) – 90 pontos

3º Vale d’Algares (Portugal/Tejo) – 89 pontos empatado com Castro Valdes Sin Palabras / Dorado Superior e Lagar de Cervera.

4º Soalheiro (Portugal/Minho) – 88 pontos empatado com Portal do Fidalgo, Filaboa, Palácio da Brejoeira, Pazo Señorans, Rolan, Deu la Deu, Quinta da Lixa, Muros de Melgaço

seguidos de mais três rótulos com 87 pontos e três com 86 ou seja, no geral uma pontuação bastante alta para estes vinhos o que demonstra a capacidade desta cepa em gerar bons vinhos e o viés positivo dessa prova.

          No entanto, conheço as maioria dos vinhos provados, inclusive o melhor dessa  prova e, ver o Loridos levar o caneco e com tão alta pontuação me parece um absurdo. E o Bouza, já aqui comentado no blog há alguns anos atrás, que é realmente bom mas longe da complexidade e exuberância dos “vero”, também lá nas alturas! Não fosse a presença nessa degustação de gente do calibre de Didu Russo e Jorge Carrara, dois dos experts que mais respeito na nossa midia, provavelmente eu colocaria esse resultado em duvida, mas……. acho que tenho que me curvar aos fatos publicados. Dificil de digerir no entanto, tenho que confessar. Aliás, numa Expovinis, creio que 2008, também ocorreu uma dessas quando apareceu uma zebra chamada Rio Sol entre os TOP 10, então acho que fatos como estes podem ser classificados como acidentes de percurso que volta e meia pintam em nossos caminhos pela vinosfera!

           Tudo bem, sei que estas degustações são o retrato de um momento com aquelas pessoas e aqueles vinhos, mas que o resultado é surpreendente e me deixa perplexo pelo conhecimento (ou será desconhecimento?!) que tenho dos vinhos, lá issó não restam duvidas. Bem, mais uma para minha coleção de “vivendo e aprendendo” , mas fica aqui uma pergunta para satisfazer a minha curiosidade; quanto um resultado desses altera sua percepção de valor e motiva a compra? Pesssoalmente, sigo sendo mais Soalheiro, Muros de Melgaço, Pazo Señorans, Martin Codax, Muros Antigos, etc…….

Salute e kanimambo