Noticias do Mundo do Vinho

Wine globe 3Uma série de novidades no mercado que gostaria de compartilhar com os amigos:

Mistral lança seu novo catálogo recheado de novidades – Tanto novos produtores, incrível o tamanho do portfólio, como novos rótulos de seus tradicionais produtores. Dos novos produtores destaque para; o prestigiado Max Graillot, filho de Allain Graillot, os cultuados vinhos El Nido, da Espanha, Terlato & Chapoutier, a nova empreitada de Michel Chapoutier na Austrália, a vinícola chilena totalmente orgânica Nativa Viñedos Orgánicos  e a americana Paul Hobbs Winery. Dos produtores já consagrados, também  novos vinhos, como o Montes Alpha Carmenère, da Viña Montes, o branco da argentina Masi Tupungato, o torrontés de Ernesto Catena, o espumante Rosé da brasileira Vallontano,  entre outros lançamentos.  Vale checar e garimpar.

Villa Francioni lança o Michelli 2005 – Com apenas 2500 garrafas produzidas e após longos 48 meses de processo de elaboração e amadurecimento, chega este que pretende ser o vinho super Premium da vinícola, um corte de Sangiovese, Cabernet Sauvignon e Merlot com umteor alcoólico de 14%. Preço de vinho ícone, por volta de R$198,00, um novo rótulo brasileiro a ser conferido. Veja mais no site da vinícola; www.villafrancioni.com.br.

Prosecco Corte Viola 1FOX Imports traz Proseccos – Um dos meus preferidos proseccos Low Budget que frequentemente  recomendo para eventos, casamentos, festas, etc. é o Corte Viola.  É um espumante leve, fresco e muito agradável com uma excelente relação custo-benefício. Afora isso a empresa também importa um prosecco DOC num degrau de qualidade superior e na versão Brut o que não é muito comum se ver no mercado. Em Novembro entrará em meu painel de espumantes com degustação às cegas e veremos como se comporta. Enquanto isso procure no seu fornecedor mais próximo ou contate o importador para checar onde obter seus produtos

Garibaldi Segue Colecionando Ouro – Mais dois espumantes da Vinícola Garibaldi conquistaram premiações em concurso internacional. Desta vez foi na Espanha, durante a 3ª edição do Concurso Internacional Vinos y Espirituosos (CINVE), realizado no Hotel Alfonso XIII, em Sevilha, entre os dias 25 e 27 de setembro. Os espumantes Garibaldi Moscatel e Brut Chardonnay receberam Medalha de Prata, confirmando o reconhecimento por sua qualidade, refrescância e aromas marcantes. O concurso reuniu 642 amostras de 14 países, que foram avaliadas por um painel de 49 degustadores internacionais.

Vinhos da Miolo Premiados na Alemanha –  concurso Anuga Wine Special 2009, da Alemanha, analisou mais de 220 vinhos de 12 países e premiou sete vinhos brasileiros, sendo dois da Miolo Wine Group. O Lote 43 (2004) e o Fortaleza do Seival Tannat (2006) receberam, respectivamente, medalha de prata e bronze. Os vinhos foram degustados às cegas do master of wine alemão Marcos del Monego e sua equipe de sommeliers. A Alemanha é um dos quatro grandes mercados visados pela Miolo para ampliar suas exportações e chegar a 34 países – hoje a empresa vende para 28 países e a linha de produtos do projeto Quinta do Seival seguem dando bons frutos graças ao trabalho competente do enólogo e amigo, Miguel de Almeida.

Alentejo x Douro Quinta-do-fredoQuinta do Fredo – Produção limitada a 2.000 garrafas, Douro, pisa a pé, corte tradiciomal de Touriga Nacional, Tinta Roriz, Touriga Francesa e Tinta Barroca com seis meses de barrica, está chegando o vinho especialmente elaborado para o Fredo da BR Bebidas. Logo, deverá estar na loja onde é sempre interessante  garimpar novos rótulos com bons preços, marca registrada da casa.

Berenguer Imports – Mais uma nova importadora no pedaço, só que esta vem com o experimentado e capaz Charlston Dalmonico capitaneando a nau em seus aspectos comerciais. É uma questão de tempo para que os amigos venham a conhecer o resultado dos investimentos e escolhas selecionadas feitas pela equipe. Só para deixar alguns com água na boca e antecipando algumas informações, porque estou para fazer uma prova quando poderei tecer mais comentários, sobre os produtos que serão importados:

  • Da Argentina vêm a família Filosur do conceituado produtor Andeluna, vinhos de autor de Carlos Balmaceda Arroba 2006 e os vinhos da AVE Wines, um projeto italiano  em Mendoza.
  • Do Chile, a linha de vinhos Pirque Estate Reserva que dispensa apresentações, Pacifico Sur e I Wines, vinhos de autora (Irene Paiva)  que terá o rótulo I Latina um gran reserva syrah como seu rótulo de apresentação ao mercado.

Depois falo mais, mas como já dizem os hermanitos, OJO neles!

Decanter News – um resumo de algumas das novidades recebidas em newsletters recebidas:

  • Redução de conteúdo alcoólico – Cerca de 50% dos consumidores do reino Unido afirmaram em pesquisa, que prefeririam vinhos de menor teor de álcool desde que essa redução não acarretasse detrimento no sabor. Fato que não é isolado no mundo, onde as pessoas começam a fugir de vinhos excessivos.
  • Bordeaux – 2009 está prevista ser uma grande safra, mas preocupações existem quanto a excesso de extração e altos teores alcoólicos, contramão do mercado, devido a uvas muito maduras. Um grande desafio para os enólogos com, os melhores, provavelmente trabalhando muito bem esses excessos da natureza, outros não. Esperemos 2011 para conferir!
  • Penfolds Grange em Hong Kong – esta é para os ricaços e colecionadores de plantão. Um vertical completo (750ml) deste mítico vinho australiano de 1951 a 2004 e outro de garrafas magnums de 1979 a 2004. Leilão para poucos, mas se tiver a fins, é dia 5 de Novembro, clique aqui.
  • Bar de Degustação em Bordeaux – esta é para os amigos que estão com viagem programada para aquelas bandas e querem provar um Cheval Blanc, Chateu Ausonne e Chateau Smith Haut Lafitte entre outras preciosidade da margem direita que estarão á disponibilidade dos aficionados. Com máquinas Enomatic como as que o Santa Maria tem (veja matéria aqui) e cartões pré-pagos de 25 a 75 Euros, você poderá se esbaldar e conhecer diversos desses mitos, dizem que o Petrus e Chateai Le Pin ainda virão, por muito pouco. A Decanter não diz o nome do local, baita sacanagem, mas estando lá não deve ser difícil de encontrar. Bon Voyage.

Noticias de Portugal:

  • RegiaodeLisboaCVR Lisboa, reformula sua imagem – A Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, acabou de realizar um rebranding que passou pela alteração da sua linguagem gráfica e comunicacional, tendo alterado também o seu logótipo. A nova imagem, desenhada pela Opal Publicidade, transmite, por um lado, uma característica de “modernidade” e por outro, representa alguns dos aspectos mais marcantes e característicos da região de Lisboa, como o mar (cor azul e forma ondulada), as encostas (cor castanha e com inclinação), bem como as vinhas representadas pela cor verde. A origem dos vinhos neste caso, ganha, na nova imagem, uma maior relevância, permitindo que os seus clientes, nomeadamente nos mercados internacionais, identifiquem claramente a geografia da sua proveniência.
  • National Geographic Society Coloca Douro em 7º Lugar – O Douro conquistou o sétimo lugar de um total de 133 Vinhas no Douro 3destinos turísticos sustentáveis da National Geographic Society, ficando à frente de regiões como a Toscana (Itália) ou o centro histórico de Salzburg. O chefe da Estrutura de Missão do Douro, Ricardo Magalhães, afirmou que “este é um reconhecimento excepcional que confirma o sentido do trabalho que tem sido realizado para converter o Douro num destino turístico de excelência, com elevados critérios de sustentabilidade e qualidade”.  Depois da classificação como Património Mundial da Humanidade em 2001, a mais antiga região demarcada do mundo – o Douro – participou no concurso das “7 Maravilhas da Natureza”, ficando entre os 77 melhores, e foi agora destacada pela National Geographic. (Fonte: Infovini)
  • Colheita 2009 será Magnífica para a Alvarinho – Devido às ótimas condições climáticas que se fizeram sentir durante o período de maturação, nomeadamente temperaturas favoráveis, associadas às reduzidas amplitudes térmicas e a diminuta precipitação, a maturação foi ideal para produção de uvas com uma excelente relação açúcares/acidez. Segundo o Presidente da APA Monção e Melgaço, José Aleixo Caldas, “este tempo quente e seco que se fez sentir nos meses de Agosto e Setembro foram formidáveis para uma correcta maturação da casta Alvarinho”. José Aleixo Caldas afirma que “nunca se viu um período de vindima com estas temperaturas. A Colheita 2009 será uma das melhores colheitas que a Sub-região de Monção e Melgaço apresentou aos apaixonados dos monovarietais de Alvarinho.” José Aleixo refere, “Neste momento os mostos apresentam um potencial aromático extraordinário. Vamos ver como irão evoluir nos próximos meses” (Fonte: Essência do Vinho)

Salute e kanimambo.