Noticias do Mundo do Vinho

Zuccardi, Novos Produtos e Novo Importador. A  Zuccardi, Zuccardi ALAMBRADO malbec 08conhecida vinícola argentina produtora dos vinhos Sta. Julia e o maravilhoso Zeta entre outros ótimos vinhos, aproveitou a Vinexpo para lançar seu novo rótulo ALAMBRADO ainda sem data para chegar ao Brasil. A linha será composta por um Malbec, um Cabernet Sauvignon e um espumante elaborado pelo método tradicional. O que já tem data para chegar, provavelmente em Agosto, será o Sta. Julia Reserva Tempranillo recentemente premiado com medalha de ouro no International Wine Challenge.

         Paralelamente, informa que seu novo representante e importador exclusivo é a  Ravin, empresa jovem porém de gente experiente no mercado com planos de dar uma dinâmica diferente à linha de vinhos da Zuccardi. A linha Fuzion, um dos melhores custo x beneficio do mercado, deverá voltar ao mercado em 2010 conforme me informa a Viviane direto da Vinexpo.

 

VinhoFest II em BHboa noticia para os amigos mineiros. Querendo repetir o sucesso da primeira edição o ano passado, mais uma vez Belo Horizonte será palco de um grande evento viníco na cidade. Afora a mostra de vinhos em si, mais de 350 vinhos, alguns dos principais restaurantes da cidade, também estarão participando com um Festival de Harmonização. Prepare seu coração e taça, a mostra começa agora dia 2 de Julho.

 VinhoFest II

 

CVR Lisboa ganha 10 medalhas.  Em 2009, o Decanter World Wine Awards foi a competição que mais entradas teve em comparação com os outros concursos, reforçando assim a sua posição do maior concurso de cvr-lisboavinhos do Mundo.

Nesta competição concorreram 10.285 vinhos, o dobro desde há seis anos atrás, data do lançamento da competição. A Região de Lisboa alcançou 10 prémios, desta vez 10 medalhas de Bronze atribuídas aos seguintes produtores da Região: Casa Santos Lima, Companhia Agrícola do Sanguinhal, DFJ – Vinhos e Enorport. Fonte: Wine Essência do Vinho.

 

Villaggio Grando – Fiquem de olho e acessem o site – www.villaggiogrando.com.br  – para ver as novidades desta importante vinícola da Serra Catarinense. Para aqueles que não sabem onde comprar seus bons vinhos, agora existirá a possibilidade de compras on-line. Vale conferir!

 Villaggio teaser

 

Novo DOCG italiana confirmada para Prosecco. “Conegliano Valdobbiadene Prosecco Superiore” será a denominação impressa nas garrafas de Prosecco produzidas nesta região coberta por 15 comunas onde 160 produtores terão a honra de ostentar esta marca a partir do ano que vem. Mais nove comunas poderão fazer uso da denominação DOC e o restante estará proibido de afixar o nome Prosecco em seus rótulos, devendo usar o nome Glera, um outro nome pela qual esta cepa é conhecida na Itália. Fonte: Drink Business

 

Vinhas da Ira Fatura Ouro no Concours de Bruxelles. Os vinhos de Henrique Uva/Herdade da Mingorra (www.mingorra.com), no mercado desde 2004, logo conquistaram a preferência de público e crítica exigentes. A atestá-lo estão os 74 prémios entretanto conquistados em prestigiados concursos nacionais e internacionais.

Vinhas da IraRecentemente, no Palácio da Bolsa, no Porto, o vinho tinto regional alentejano Vinhas da Ira foi eleito o segundo melhor de Portugal, na prova internacional “Top Ten Vinhos Portugueses”. Esta distinção aos vinhos de Henrique Uva/Herdade da Mingorra vem juntar-se a muitas outras, recebidas no International Wine Challenge, no Challenge International du Vin e no concurso da Confraria dos Enófilos do Alentejo, “Os Melhores Vinhos do Alentejo”, onde o vinho rosé ganhou a Talha de Ouro – 1.º Prémio – da colheita de 2008.

Agora, no Concurso Mundial de Bruxelas “CMB 2009″, entre mais de 6 mil vinhos provenientes de 54 países, perante 250 provadores profissionais oriundos de 41 países, a Henrique Uva/Herdade da Mingorra conquistou três medalhas, uma de ouro e duas de prata, a que se juntam pontuações elevadíssimas, na senda do que tem obtido em anos anteriores neste concurso mundial. Os vinhos de Henrique Uva estão disponíveis no Brasil através da Lusitana de Vinhos e Azeites. Para ler a noticia completa, clique em http://www.revistabluewine.com/php/premios.php?id=113.

 

Sinal dos Tempos, China Compra Bordeaux. Tá, não é tanto assim, mas que a compra do Chateau Richelieu pelo grupo de produtos de luxo, HongKong A&A International, mexe com as emoções dos mais tradicionalistas, lá isso não restam dúvidas. O quanto um dos mais antigos Chateaus da região de Fronsac, a alguns quilômetros de Saint Emilion, com mais de 1250 anos de história pode mudar ao ser assumido por gente de cultura e tradição tão diferentes, saberemos mais para a frente, mas que é um sinal dos tempos lá isso é! O negócio, estimado em cerca de três milhões de Euros pela propriedade de 15 hectares, seguirá tendo á frente do seu gerenciamento operacional a presente equipe sob a batuta do holandês e sócio Arjen Pen, enquanto os chineses assumirão todos os aspectos comerciais da operação incluindo a distribuição no mercado asiático, em especial o chinês. Vendas de vinhos de Bordeuax na China creceram 36% no ano passado versus o crescimento médio do setor na região, de 15%. Fonte: Revista Decanter.

Salute kanimambo.