Noticias do Mundo do Vinho

Wine globe 3Por problemas de conexão à rede neste Domingo, não pude publicar este post semanal. Como sei que tem gente que curte e sem querer que estas noticias fiquem demasiado velhas, optei por publicá-las hoje. Amanhã falo sobre vinhos e garimpo de vinhos de Bordeaux.  Sim, lá também existem vinhos BGB (Bons, Gostosos e Baratos). 

Espanha “surpreende” e é segundo maior exportador mundial em volume. De acordo com dados da OIV (organização Internacional do Vinho) referente a 2008, a Itália exportou 17.2 milhões de hectolitros, Espanha 16.9 milhões e a França caiu para terceiro com 13.6 milhões. As exportações espanholas de acordo com dados da Agência Tributária Espanhola, cresceu 8,5% em volume e 8% em valor quando comparado ao ano anterior.  Fonte: Vinos de Espana.

 

Miolo, Fortaleza do Seival. Os vinhos deste projeto sob a batuta do amigo e competente enólogo Miguel de Almeida encaçapam mais uma. Desta feita foi o vinho Quinta do Seival Cabernet Sauvignon 2006 que recebeu medalha de prata no Concurso Seléctions Mondiales realizado em Quebec, no Canadá, de 26 a 31 de maio. O evento reuniu 1.836 amostras inscritas por 600 empresas de 32 países. Boa, Miguel e equipe!

 

Alandra tinto. Um vinho de mesa básico, sem safra, produzido pela portuguesa Herdade do Esporão que dispensa apresentações. Legal mesmo é que este vinho leve, fácil e frutado, disponível por aqui a preços abaixo de R$20,00, obteve 84 pontos da Dana Nigro (Wine Spectator) e já em 2008 levava 85 pontos pela avaliação às cegas da Wine Spectator. Só para mostrar que um vinho de mesa também pode ser bem feito, ser barato (mais ainda na origem) e ser bom. Duas outras boas dicas nesta mesma linha são o Charamba e o Quinta de Cabriz Colheita. Sem erro!

 

Trattoria do Pietro. Simpática cantina do Brooklin agora na região do Morumbi (Av. Dr. Guilherme D. Vilares 1210 – Tel. 2579-6749 – Shopping Open Center) , recebe Falando de Vinhos e sua trupe para uma mega degustação. Será o Desafio de Vinhos Merlots do Mundo em que 12 vinhos representando 10 países produtores competirão pelos títulos de Melhor Vinho, Melhor Custo x Beneficio e Melhor Compra. Clipboard

 

A vinícola espanhola Torres, produtora de grande vinhos em diversas partes do mundo, em colaboração com a “Grace Vineyards” vinícola chinesa, começa a produzir um vinho branco por essas terras asiáticas e destinado a consumo local chinês. É mais um dos grandes produtores europeus que se rende ao potencial chinês, tanto de produção como de consumo. O Vinho é o primeiro de uma linha chamada “Symphony Seiries”. Este branco é produzido com Muscat cultivada na província de Shanxi e tirá uma produção inicial de 12.000 garrafas, nada para o mercado. Só para que se tenham uma idéia do tamanho deste mercado, as previsões são de que em 2011 a China se torne o oitavo mercado consumidor do mundo com “irrisórios” 8.1 milhões de hectolitros! Fonte: Vinos de Espana.

 

Cai tudo na França; preço, volume de exportações e consumo interno. Dos cerca de 55 litros per capita em 2001, os números de 2007 já apontavam uma forte redução chegando a 47 litros. Pois 2008 mostrou uma queda ainda maior chegando a 43 litros per capita. Paralelamente, os números deste ano mostram uma queda de 8.4% em volume e 14.6% nos preços de exportação com a maior redução ocorrendo na região de Champagne com queda de 16% no volume exportado e 21% nos preços. Isto junto com um novo fortalecimento do Real perante o Euro, poderá significar que poderemos estar vendo uma boa redução de preços nos próximos meses aqui no Brasil, ainda mais se pensarmos que houve um aumento generalizado no inicio do ano. Será? Fonte: Decanter Magazine

 

ViniPortugal com direção nova. Não de rota, mas de seu corpo diretivo. Francisco Borba, presidente, Luís Pato e Jorge Paiva Raposo, vice-presidentes, foram eleitos em Assembleia Geral pelos representantes dos produtores e comerciantes de vinhos nacionais, e são agora os principais responsáveis pela promoção dos vinhos portugueses no mercado interno e externo.

Viniportugal

             A equipa coordenada por Francisco Borba sucede assim a Vasco Avillez, Paulo Amorim e Oliveira e Costa, que presidiam aos destinos da Viniportugal. A passagem do testemunho ocorrerá no início do mês de Julho. Francisco Borba ocupou vários cargos em instituições públicas e, a título de curiosidade, é um apaixonado da fotografia. O presidente cessante, Vasco Avillez, disse-nos que não tem ainda planos para o futuro e que irá, para já, tirar um período de férias. Fonte: Revista de Vinhos

 

Aumentam exportações de produtores sul-americanos. Aproveitando o downgrading de preço feito pela maioria dos consumidores dos principais mercados importadores, os produtores de nossa região abocanharam uma maior fatia de mercado, especialmente nos Estados Unidos, mesmo que com uma necessária redução de preços. O Chile, por exemplo, aumentou seu volume de vendas em Março por cerca de 21% e em Abril por um pouco mais de 15% e apresentou uma queda de cerca de 11% nos preços. As exportações Argentinas também aumentaram, inclusive na faixa mais baixa de preços. Crescem exportações de espumantes brasileiros e até de vinhos Peruanos e Bolivianos. Ou seja, no momento de crise os mercados saíram buscando fornecedores novos e preços mais em conta tentando não perder consumidores. Fonte: Decanter Magazine

 

Vallontano na Itália. O Zanini me enviou informação de que, entre os dias 06 e 10 de Maio último, a Vallontano Vinhos Nobres foi destaque durante a exibição do documentário VINHOS DE CHINELO, da diretora Paula Prandini, no Festival Internazionale di Cinema e Cibo de Bologna – Itália, promovido pelo movimento Slow Food.

          O filme retrata a busca pela identidade de um vinho brasileiro e as diferentes filosofias de produtores. Traz a história da Vallontano como típico representante de quem traduz o clima e o solo do Brasil na produção de seus vinhos, a despeito da tendência de se produzir vinhos de estilo internacional ou globalizado. Após a exibição do documentário, os presentes puderam degustar vinhos elaborados pela vinícola. Na oportunidade o enólogo Luís Henrique Zanini e Talise Valduga Zanini, proprietários da Vallontano, também foram convidados a participar do debate entitulado – “Un altro vino è possibile? Questioni su vino, giustizia e libertà” – Um outro vinho é possível? Questões sobre vinho, justiça e liberdade – na Università di Scienze Gastronomiche, em Pollenzo, juntamente com o cineasta Jonathan Nossiter, de Mondovino.

Salute e kanimambo