Espumantes e Casamento

 

                 Tenho recebido diversos comentários com perguntas sobre dicas de espumantes para casamentos, se um ou outro é melhor ou pior, se eu o recomendo, etc. A mesma pergunta vem de amigos de meus filhos, que sabem de minhas atividades no mundo do vinho, que querem dicas do que servir. Difícil tarefa essa, pois é de extrema responsabilidade e muita gente se esquiva de dar nomes ou sugestões. Eu por outro lado, como adoro dar “parpite”,  achei que a resposta a pessoas como a Carolina e a Patrícia, é o seguinte, prove! Porquê provar? Por que a festa é sua, é um dia para lá de especial em que se pretende que tudo saia à perfeição e mais, acima de qualquer outra coisa, você tem que gostar, ficar satisfeito e feliz. Posso, e darei algumas sugestões, mas acho que o essencial é você definir sua disponibilidade financeira e, em cima disso, provar, escolher e determinar o espumante que irá servir, não deixando de considerar as opções nacionais. Não, não é em função de preço, até porque nem sempre é mais barato, mas sim pela relação qualidade X custo. Para quem ainda não sabe, os espumantes nacionais estão na elite mundial destes vinhos. Estamos produzindo rótulos de muito boa qualidade, isto é um fato .

Espumante é festa, é a celebração da vida e da alegria, tem tudo a ver com momentos como este. Primeiramente determine se este será o único vinho a ser servido, ou seja, se terá que acompanhar comida, se haverá somente um bolo, se será servida entrada de canapés e salgadinhos e depois um vinho diferente acompanhando a refeição, enfim existem diversas opções a serem analisadas.

  • Espumante e bolo, uma celebração simples e enxuta. Aqui eu acho que um bom espumante Moscatel nacional dará um ótimo resultado. A Moscatel gera espumantes adocicados e de muito boa acidez que harmonizam muito bem com o bolo, mas cuidado para que o espumante não seja doce demais porque aí fica enjoativo. De qualquer forma, ajuste isto ao seu gosto. Eu pessoalmente, adoro o da Marco Luigi, muito equilibrado e pouco doce,  e gosto do da Aurora que também é bastante agradável e tem preços mais em conta. Se couber no bolso, um Asti Spumante da Fontanafredda, Italiano, uma beleza.
  • Espumante que servirá a recepção inteira com jantar. Neste caso recomendo um espumante Brut e aqui existe uma vastidão de opções. Eis algumas sugestões; dos nacionais que recomendo estão o Salton Reserva Ouro num nível de preço mais acessível, e os deliciosos Marson, Pizzato, Dal Pizzol e Marco Luigi Reserva da Família, todos muito bons e melhores que a grande maioria dos importados. Das Cavas (espumante Espanhol) três ótimas opções; Don Román, Cristalino e Marques de Monistrol. Existem opções Argentinas (Mumm), Francesas (Pol Clement e Francois Montand) entre outras, mas as acho, geralmente, inferiores. Opcionalmente um Prosecco Brut como o Premium da Valduga ou os Terra Serena, Vila Sandi ou Tosti Italianos.
  • Espumante mais um vinho. Aí acho que pode ser servido um prosecco mais leve como o Italiano Corte Viola Extra-dry , que agrada fácil, ou outro bom prosecco que lhe agrade como o Moinet IGT ou alguns dos outros que mencionei acima, e depois o vinho na refeição, que deverá ser de fácil harmonização.

Finalmente o mais importante, provar. Selecione dois ou três lugares, de sua confiança, onde você poderá vir a comprar os espumantes. Invista um pouquinho nesta fase, valerá a pena no final e, enquanto isso vocês se deliciam com alguns espumantes, o que não é nada ruim, e já vão celebrando antecipadamente! De qualque forma, tente fazer um acordo para a prova de uns dois ou três espumantes em cada loja. Normalmente, o local em que você comprar não lhe cobrará as garrafas de prova, e ao final, compre o que gostar mais! O resto, minhas dicas inclusive, não importam. O que realmente importa é o que a noiva gosta. Sim noivo, você comece a se acostumar, de agora em diante é só amén! (rsrsrs, calma gente, brincaderinha!) Agora sério, o que o casal gostar é a escolha certa. Quando minha filha casou provamos oito diferentes opções até que houvesse um consenso que coubesse no bolso e no gosto de todos, e deu tudo certo.

             Caso não tenha uma loja preferida e esteja em São Paulo, veja em “Onde Comprar”.  Dos parceiros deste Blog existem várias opções de boas lojas como a Vino & Sapore, Portal dos Vinhos, Cia do Whisky, BR Bebidas, Confraria do Queijo & Vinho, Kylix, etc. Em todas elas, tenho a certeza, você será muito bem atendido(a) se falar que é leitor(a) deste blog. É isso, um brinde especial ao noivos, salute e felicidades.