Elephant Rouge 2018

Elephant Rouge 2018 é uma criação do Jean Claude Cara junto com a Villaggio Grando (Santa Catarina) que, a meu ver, mostra bem a cara de seus criadores pelo que já conheço deles. O vinho, que pela segunda vez é elaborado na Villaggio Grando, a primeira foi a safra 2014 já esgotada, mostra de cara uma cor vibrante rubi clara e brilhante que me chamou bastante a atenção.

Corte de Merlot (70%), cabernet Sauvignon (10%) e 20% de uvas não divulgadas com passagem de 24 meses por barricas francesas de segundo uso, apresenta uma paleta olfativa de média intensidade e bem frutada. É na boca, no entanto e a meu ver, que ele realmente mostra a que veio. Longe de bombas tânicas e de grande extração com álcool nas alturas, estamos diante da antítese de tudo isso, taninos muito elegantes e finos, médio corpo, rico meio de boca, fruta vermelha madura (ameixa), notas sutis vegetais, final longo algo apimentado e fresco fruto da boa acidez adquirida neste terroir de altitude. Educado teor alcoólico de 12,5% que se integra muito bem ao vinho mostrando-se muito bem equilibrado.

Um vinho que está muito bom agora mas que, da mesma forma que o 2014, mostra boa capacidade de guarda por pelo menos uns 6 a 8 anos quando deve atingir seu auge. O produtor fala mais, 10 a 15 anos, mas esse é meu feeling hoje e como daqui a 15 anos sequer sei se ainda estarei por aqui, não terei como conferir! rs Bem, aproveitando que estava com a garrafa aberta, tratei de acompanhar o almoço, panqueca de carne com molho de tomate. O resultado não foi ruim, digamos assim, mas também não foi aquela brastemp! rs Acho que a melhor harmonização passa por outros caminhos como um risoto de funghi com uma carne grelhada, filé com molho madeira, strogonoff de filé, ensopado de carne ou, até, um filé à Wellington.

A pena fluiu bem depois de muito tempo, quem sabe volto a escrever novamente aqui com alguma assiduidade. Fazia tempo que não sentia gosto pela escrita, vamos ver se a vontade permanece. rs O WordPress mudou um pouco nesse hiato, então o post está com uma diagramação horrível que não consigo mudar, vamos ver se no próximo consigo melhorar isso. Saúde e, kanimambo!