Quebrando Paradigmas!

Tampa de rosca só para vinhos novos né? Huuum, não! Já tinha tomado outros vinhos australianos com oito e dez anos de vida em perfeito estado de conservação e até já fiz uma prova com o mesmo vinho da mesma safra com fechamentos diferentes, nada que pudesse ressaltar de diferença entre eles.

Neste fim de semana, abri uma última garrafa que tinha esquecido na adega do Westend Tempranillo 2008 da região de Hilltops em Nova Gales do Sul na Austrália. Abri temeroso com o que me iria deparar na taça e me surpreendi muito positivamente. Esperava um vinho já algo moribundo, em estado avançado de coma com seus 12 anos nas costas e tampa de rosca. Ledo engano, vivinho da silva, mesmo que já com algumas nuances atijoladas e aromas terciários, mas taninos e acidez ainda bem presentes, um deleite que foi se abrindo na taça mostrando, inclusive, frutos escuros, alguma especiaria e um belo final de boca algo apimentado.

Para, mais uma vez, nos depararmos com o fato de que nossa vinosfera é realmente imprevisível e isso é que faz deste caldo algo sedutor para quem está aberto a novas experiências. É isso, kanimambo pela visita! Será que agora retomo este blog algo esquecido em função da correria atrás do pão de cada dia? Não prometo mais nada não, mas vou me esforçar.