Há Momentos e “Momentos”!

Sou um profundo defensor de que vinho se deve tomar em boas taças para poder usufruir tudo aquilo que eles têm a nos oferecer, seja em aromas como em sabores. Como tudo na vida, no entanto, sem radicalismos e enochatisses inibidoras, há momentos em que não há como e um copo comum ou copo de plástico valem sim! O que não pode é alguém que trabalha no ramo promover uma degustação de champagnes, cobrar 120 pratas por cabeça e aí servir essas preciosidades numa taça de plástico grosso e da cor preta ou branca, tanto faz, isso é inadmissível!

Por outro lado, costumo sempre dar como exemplo um de meus melhores momentos vividos que foi um reencontro com um primo que há anos não via e que me recebeu numa tasquinha que frequentava num vilarejo em Portugal. Lá nos esbaldamos com pataniscas de bacalhau e um tinto no copo tirado direto da barrica que o cantineiro tinha atrás do balcão. O melhor vinho do mundo? Não e muito longe disso, porém o momento está gravado na minha memória quase dez anos depois, Vinho e Pataniscas com meu primo. A taça faria diferença? Certamente não e provavelmente até atrapalharia o momento.

Nestes primeiros dias de Janeiro fui passar três dias na praia com minhas filhas. Tomamos vinho na praia e em casa, aliás tomamos várias garrafas de brancos, rosés e espumantes. Esqueci de levar taças, o que fazer? Deixar de tomar? Jamais né, até porque não eram vinhos que exigissem “ferramentas” especiais apesar de todos serem muito bons, porque a vida é curta demais para tomar vinho ruim e sigo essa máxima á risca, mesmo que seja num copo de plástico! rs Na praia foi num copo de plástico mesmo e em casa num copo de requeijão, so what, curti demais! Sim, o momento por vezes é muito mais importante que o vinho em si e nessas horas devemos deixar nossas enochatisses de lado e nos deixar levar pela maré.

O post de hoje tem uma mensagem só, curtam o momento da forma que vier sem medo de serem felizes nem fiquem amarrados a demasiadas regras de etiqueta estabelecidas em nossa vinosfera. Nem sempre encontramos as situações ideais e daí, deixar de tomar seu vinho por isso, sério?? Há momentos e “momentos”, essencial é que saibamos discernir os dois sem frescuras nem radicalismos afinal, como já dizia o poeta, tudo vale a pena quando a alma não é pequena. Saúde, kanimambo e seguimos nos vendo por aqui, boa semana.