Mestizaje 2011, um Bobal de Fina Estirpe.

Uma Espanha diferente na taça, Mestizage 2011, um corte de  85% Bobal (vinhedo com mais de 50 anos), 9% Tempranillo, 3% Cabernet Sauvignon, 2% Garnacha e 1% Merlot de Pago El Terrerazo perto de Valencia. Um Pago é uma classificação espanhola que trata de uma microrregião, neste caso 87 hectares, de excepcional qualidade independentemente de estar, ou não, dentro de uma DOC, são 18 no total. A Bobal é uma uva bastante comum, porém poucos são elaborados como varietais, lembrando que com 85% ou mais de uma uva o vinho é considerado um varietal, sendo mais presente em cortes onde aporta cor, taninos e acidez.

A uva é nativa da região espanhola de Valência, Urquiel-Rellena, La Mancha e é uma das uvas mais apreciada no país, segunda tinta mais plantada, possui caráter denso e rústico. Ao longo do tempo a uva Bobal conquistou o apreço dos produtores contemporâneos por oferecer vinhos de boa qualidade, taninos abundantes, cor escura (alto teor de resveratrol), com muito boa acidez e tudo isto se encontra presente neste vinho que, após sete anos está, em minha opinião, em seu apogeu, mas ainda vai dar o que falar por mais um par de anos.

Elaborado pela Bodega Mustiguillo, fermentou em barrica e depois estagiou em tanques de aço inox e barricas francesas por 9 meses. A idade lhe fez muito bem! A fruta está bem presente numa paleta olfativa de boa intensidade, na boca deliciosa textura com bom volume, notas terrosas, frutos negros, taninos finos bem integrados, acidez viva, final de persistência média, um vinho que dá um prazer enorme de tomar. Tinha tomado faz tempo, mas está melhor! Uma pena que se acabou!!

Saúde, kanimambo e seguimos nos encontrando por aqui ou em qualquer outra curva de nossa vinosfera!