A Diabetes e o Vinho

De acordo com matéria publicada na revista Saúde Abril em 2016, existem estudos que demonstram que apesar do álcool ser associado à elevação da glicemia segundo o médico Walter Minicucci, presidente do Departamento de Diabetes da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, isso não procede. “A cerveja faz a glicose subir. O vinho não”, afirma. Recentemente, um estudo israelense com 194 voluntários confirmou que tomar uma taça por dia é seguro para diabéticos com a doença bem controlada (frisamos: bem controlada).

Aliás, quando repetido por dois anos, o hábito resultou em benefícios para o coração, como o aumento do bom colesterol, principalmente entre quem tomou vinho tinto. Ainda que considere essencial a realização de mais pesquisas para confirmar esse efeito, Minicucci não vê empecilhos em liberar um pouco da bebida. “Desde que o diabético tenha outros hábitos saudáveis“, pondera.

Caso, no entanto não beba, não há motivo para começar. Embora tenha suas virtudes, o vinho (em doses moderadas) seria indicado para aquelas pessoas que já têm o hábito de ingerir a bebida. “Do contrário, compensa mais incentivar a boa dieta, o abandono do cigarro, caminhadas, e por aí vai”, argumenta Minicucci.

MAS TEM MAIS!

De acordo com a revista VEJA de 22 de Novembro de 2010, vinho tinto pode controlar a diabetes tipo 2. De acordo com a matéria, a Universidade de Recursos Naturais e Ciências da Vida, em Viena, na Áustria, acabava de descobrir mais um dos benefícios que o vinho tinto pode trazer à saúde. Segundo Alois Jungbauer e sua equipe, uma taça ao dia da bebida pode manter a diabetes tipo 2 sob controle.

Isso acontece porque, conforme revelou o estudo da equipe, uma pequena taça de vinho contém a mesma quantidade de PPAR-gamma (substância ativa no controle dos níveis de açúcar no sangue) presente em uma dose de medicamento usado no tratamento da doença. Leia a matéria completa no link acima.

MAS O QUE TEM A DIZER A SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES?

De acordo com artigo publicado pelo Dr. Mateus Dornelles Severo em 18 de Novembro de 2014:

“Para quem ainda não é diabético, o consumo de álcool em doses moderadas pode ajudar a prevenir a doença. Uma revisão de 15 estudos publicada na revista médica Diabetes Care em 2005 mostrou que o consumo diário de até 48 gramas de álcool (o equivalente a duas taças de vinho ou duas garrafas de cereja) estava associado a redução de 30% no risco de diabetes. Aparentemente, doses em torno de 30 gramas de álcool melhoram a sensibilidade a insulina, isto é, facilitam o funcionamento deste hormônio que ajuda nossas células a usar a glicose, o “açúcar do sangue”.

Em pacientes que já são diabéticos, o consumo moderado de álcool também pode ser benéfico. Um estudo israelense publicado em 2007 também na revista Diabetes Care evidenciou que o consumo de uma taça de vinho tinto ou branco todos os dias foi capaz de baixar a glicemia em jejum em 20 mg/dL durante os 3 meses de seguimento. Outro estudo, publicado na revista JAMA, com mais de 900 pacientes diabéticos idosos mostrou que o consumo de pelo menos 14 gramas de álcool por dia foi capaz de reduzir o risco de morte por doenças isquêmicas do coração em cerca de 80%.”

Leia o artigo completo clicando aqui. O Consumo de álcool, no entanto, não é benéfico para todos os pacientes e tão pouco para todos os tipos de diabetes, então nada de cair na esbórnia viníca sem uma consulta antes a seu médico!

Por outro lado, fica claro que o vinho sempre que tomado moderadamente pode ajudar mais do que atrapalhar e um estudo publicado no Journal of Diabetes Investigation mostrou que, além de haver um link entre o consumo moderado de álcool e a redução do risco de diabetes tipo 2, o vinho leva grande vantagem sobre a cerveja e os destilados quando se trata de proteção contra a doença. Pesquisadores da Universidade de Wuhan e Huazhong, na China, avaliaram os efeitos do vinho, cerveja e destilados fazendo uma meta-análise de 13 estudos anteriores e concluíram que, apesar de todos os três estarem ligados à redução do risco de diabetes, as pessoas que consumiam vinho tinham 20% menos chances, o que bebiam cerveja 9% e os que tomavam destilados 5%. (fonte Revista Adega de Janeiro 2018)

Vinho é saúde, vinho é alimento para o corpo e para a alma que, se consumido moderadamente, nos traz diversos benefícios e estes posts têm o propósito de elucidar os enófilos e leitores de plantão para este fato. Por hoje é só, kanimambo pela visita e seguimos nos vendo por aqui!