Vinho Tinto Ajuda no Combate à Osteoporose?

Ainda requer um pouco mais de estudos, mas os testes preliminares assim indicam de acordo com a pesquisadora dinamarquesa Meriel Juu Ornstru. O Resveratrol, composto natural encontrado no vinho tinto, foi capaz de aumentar a densidade óssea na coluna, o que pode significar um avanço no combate à osteoporose, revela o estudo publicado na revista Endocrine Society’s Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism em Dezembro de 2014. Curioso para saber como avançou a pesquisa neste últimos quatro anos!!

A equipe de pesquisadores do Aarhus University Hospital (AUH), na Dinamarca, descobriu que o Resveratrol faz parte de um grupo de polifenóis, um antioxidante natural encontrado no vinho tinto, que possui propriedades anti-inflamatórias. Em experiências anteriores, já se tinha confirmado que substância é capaz de travar a perda de densidade óssea em ratos de laboratório. Agora, a investigação testou o composto em homens com síndrome metabólico, uma doença associada a uma inflamação que causa perda de densidade óssea. O síndrome também aumenta o risco de desenvolvimento de doenças cardíacas, derrames e diabetes.

O estudo teve a participação de 66 homens de meia-idade que, num período de 16 semanas, tomaram uma dose de 500 miligramas de Resveratrol por dia acompanhada de outra dose do mesmo composto (75 miligramas), sujeita a ser substituída por um placebo. Os homens que tomaram a dose mais alta tiveram um aumento de densidade óssea de 2,6% na colunar lombar e também um aumento de 16% nos níveis de fosfatase alcalina óssea.

Marie Juul Ørnstrup, médica e investigadora no AUH, sublinha que “o estudo é o primeiro a revelar o potencial do Resveratrol como um medicamento anti-osteoporose em humanos” e que os “resultados sugerem que o composto estimula as células formadoras de ossos dentro do corpo”. Para ver a publicação completa, clique aqui.

Tome vinho com sabedoria, é a moderação que contribui para os benefícios à saúde que ele traz. Boa semana para todos, eu começo bem já hoje com os vinhos do Chile em aula que apresentarei mais á noite. Kanimambo pela visita, saúde e nos vemos por aqui ou por aí numa dessas estradas da vida!

Smile Cheers

 

 

 

 

FONTE: o interessante acervo do site português www.bancodasaude.com.