Educar é Essencial!

Isso vale para todos os setores da sociedade, um povo educado adquire conhecimento sendo este uma arma que possibilita que sejamos mais exigentes demandando qualidade em tudo, de nossos governantes ao produto que consumimos.

Não é de agora que bato nessa tecla e tenho tentado, sempre que possível, traçar esse caminho em meus posts aqui em Falando de Vinhos. Desmistificar nossa vinosfera passa por aí, quanto maior for a cultura do vinho em nossa terra brasilis, menor a chance do consumidor ser enganado e maior será a chance um dia vermos o consumo do vinho bater a meta dos míseros 2 litros per capita ano!! Olha que falo de vinhos, geral, porque se formos ver os números com relação a vinhos finos acho que esse consumo não passa de 1litro. Triste constatação essa, mas é a realidade.

Uma de minhas severas criticas sobre este tema é com relação ao pouco que os importadores, orgãos de classe e produtores, nacionais no caso, investem nisso. Emwineschool compartilhar conhecimento educando os seguidores de Baco, o tão falado wine education. Alguns wine bloggers como o Além do Vinho, Academia do Vinho (+ de 20 anos), Tintos & Tantos, Wine Folly, e o amigo Didu com seus vídeos “Aprendiz de Sommelier”, são alguns dos muitos outros que prezam por fazer esse trabalho espalhando conhecimento e experiências, mas poucos que realmente deveriam fazer isso, o fazem. Óbvio que só ler e estudar não bastam, o maior investimento é sempre num saca rolha e em degustações porque nesta nossa busca por conhecimento enófilo a litragem é fundamental, mas sem frescuras! rs Enochatos are a pain in the butt!!

Quando um desses importadores lança seu catálogo com foco não só no aspecto comercial, afinal é um negócio, mas também a educar o consumidor sobre o tema de forma didática e clara, isso é motivo de celebração, ação a ser devida e merecidamente aplaudida e fica aqui o recado para os outros, mais por favor!!

Meu relacionamento com eles vem lá detrás, faz tempo, por isso fico imensamente feliz em poder compartilhar com os amigos o novo catálogo virtual da Zahil, tradicional importadora paulista. Apesar de não trabalhar com seus produtos na Vino & Sapore, por meras restrições de cunho comercial já que seu portfolio é deveras interessante e tem muita coisa de qualidade a explorar, tenho por eles um grande carinho e respeito que só veio a aumentar com o lançamento deste novo catálogo que vai muito além do vinho, muito além do querer “simplesmente” vender. Muita informação que muitos carecem de ter e que ajudará no entender deste nosso mundinho do vinho. Clique na imagem abaixo para acessar o catálogo e curta seu conteúdo, eu o fiz e gostei bastante do que vi.

Zahil - Capa catálogo

Saúde, kanimambo e um ótimo fim de semana lembrando para não gastar todo seu din-din lá não, deixa algum para gastar na Vino & Sapore, o tuga aqui agradece! rs

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar