Mãe, Saudades!

Fui criado por minha mãe, sou o que sou em grande parte pelos ensinamentos dela, dos valores que me foram passados, dos sacrifícios, da distância em função da necessidade, CAM01512da força, da luta, da firmeza, por me ensinar a persistir e a lutar pelo que eu almejava da vida. Partiu num longínquo Maio de 1995, mas seus ensinamentos e, principalmente seu exemplo ficou e espero que eu tenha conseguido passá-los para seus netos que os passarão a seus filhos e assim se eternizará aquilo que um dia ela plantou.

Talvez seu maior legado tenha sido me ensinar que o exemplo é mais importante que participar. O que ficou comigo foi seu exemplo de; ternura sem deixar de ser dura quando necessário, sua força, seu poder de se reinventar, de ir à luta por aquilo que acreditava, de sua fidelidade de princípios, da importância de compartilhar, de dar a Mãe e eumão sem segundas intenções, de pesar os dois lados de tudo, de ser justa, de não passar a mão na cabeça quando eu errava mas sim me corrigir, de não aceitar desculpas sem a devida emenda, de poder chorar (porque doía) mas de enxugar as lágrimas e partir para outra logo em seguida sem esmorecer, de lutar incansavelmente por seus objetivos, der não ter medo de trabalhar e se dedicar para alcançar as metas desejadas, de não aceitar desaforos e ter orgulho de quem eu conseguisse ser, de respeitar a todos para que eu também pudesse exigir respeito. Foram tantos os exemplos e ensinamentos, …orgulho de a ter como mãe!

Muitos dos que me leem hoje devem se sentir um pouco como eu, mesmo que em casa estejam reunidas diversas outras mães, avós e bisas; um misto de alegria,amor, nostalgia e, porquê não dizer, também uma certa dose de tristeza provocada pela saudade. Hoje é dia de sorrir, de dar graças, mas também de recordar e homenagear.

A todas minhas amigas e leitoras deste humilde blog de vinhos que tiveram a benção de ser mães e ser exemplos de vida para seus filhos, meus parabéns pelo dia. Meu respeito, minha admiração, minhas homenagens porque não é fácil não! Um brinde muito especial a todas vocês.

Me perdoem pela mensagem algo emocional, sou assim, pois sei que alguns não conseguirão reter uma lágrima ou outra, eu já derramei as minhas, mas Rolando Boldrim tem esse dom e estas palavras penetram fundo em nós. A mensagem é dedicada ás Mães que nos deixaram fisicamente mas que habitam nossos corações e nossas lembranças para sempre. O texto é lindo, mesmo que algo triste, mas afinal o mundo não é feito só de alegrias e festa, também de suor e lágrimas e o vinho, nuns casos celebra em outros conforta, saúde!

Kanimambo dona Lourdes, mulher de coragem, batalhadora, eternamente amada um beijo e um abraço muito carinhoso onde quer que possas estar. Gostaria muito que voltasses, mesmo que fosse para visitar, te amo!