Belos Brancos na Taça e na Frutos do Garimpo – Parte I

Na Confraria Frutos do Garimpo, link aqui do lado, normalmente seleciono dois rótulos de vinhos que garimpo por aí e me chamam a atenção. São normalmente vinhos que possuem uma relação especial de Qualidade x Preço x Prazer que costumo classificar como vinhos BBG (Bom, Barato e Gostoso) independente de sua faixa de preço. Na Confraria sempre com um preço melhor, porém o que quero compartilhar com você aqui hoje, são mesmo os vinhos que garimpei para Janeiro e que os confrades rapidamente esgotaram os kits disponíveis.

Duas surpresas, a primeira porque não esperava que em Janeiro o pessoal estivesse com tanta sede (rs) e a segunda que eram vinhos brancos! Adorei o resultado, pois parece que as pessoas estão mais abertas a estes vinhos de que gosto tanto. Enfim, este foi um dos que garimpei, já o segundo, esse você verá aqui na Quarta-feira, porque senão o post fica longo demais!

Paxis Arinto 2014 – este vinho já anda por aqui faz tempo, porém só agora começa a estar mais presente no mercado pelas mão da Lusitano Import uma pequena importadora que, junto com o produtor DFJ, tem como princípio produzir bons vinhos a bons preços. Já o tinha provado há uns dois anos na Expovinis, porém agora desfrutei dele com menos Foto - arinto-uvascerimônia. A Arinto é uma uva autóctone portuguesa, muito presente no Minho e Douro, onde também é conhecida como Pedernã, sendo também encontrada em diversas outras regiões, porém com maior destaque na Região Lisboa, especialmente no DOC Bucelas onde aparece como monocasta, assim como no Alentejo onde aporta acidez nos lotes com Antão Vaz.

Este branco vem da região Lisboa, mais precisamente de Alenquer. Alenquer não está muito longe de Bucelas, e posso dizer que poucos Arintos tomei com a pujança deste. É um vinho que já seduz no nariz mostrando notas de frutos tropicais, notas florais sutis, e um toque dePaxis arinto frescor que pede para ser levado à boca onde explodem os sabores mais cítricos como limão, algo de maçã verde, uma acidez e mineralidade que o deixam extremamente vibrante. Volume de boca médio, boa persistência, final seco, um vinho divertido para acompanhar peixes, cozinha japonesa, ceviches e iguarias do mar grelhadas, carne de porco e solo numa bela tarde de verão. Um vinho que me seduziu e que ainda por cima tem um preço bem bacana

Sem passagem por madeira, somente inox e direto para a garrafa onde permanece por um ou dois meses para estabilizar antes de sair ao mercado. Preço sugerido pela importadora é de R$56,00

Dois comentários de terceiros que achei interessante compartilhar aqui:

Revista de Vinhos (Portugal) – “Tem a casta Arinto num perfil mais floral que o habitual, juntamente com algum vegetal verde. Corpo médio, com sabor, boa acidez a cortar a doçura da fruta. Muito limpo, descomplicado, boa qualidade para este preço”

Manitoba Wine Review (Canada) – “A fruity wine with notes of tropical fruits and citrus. In the tasting we feel also mineral notes adding more youth freshness to this powerful, intense and persistent white wine. It is an excellent aperitif and an exquisite complement to shrimps, seafood, soups, salads, fish dishes, sushi and all type of cheeses”.

Bem gente, é isso na Quarta vos apresento o segundo vinho da Confraria Frutos do Garimpo de Janeiro, a uva Kerner! Saúde, boa semana e kanimambo pela visita.