Belos Vinhos Brancos na Revista Gula

O inverno está quente, gente indo para a praia de fim de semana, então pensei; porquê não começar a semana com  algumas dicas de bons brancos! Estes eu destaquei no Especial de Vinhos da Revisa Gula em Janeiro de 2010 que deu foco em 200 grandes vinhos. São vinhos que me marcaram e seguem me seduzindo depois de tantos anos e muitas outras taças. Pode procurar, valem a pena!

Clipboard Uvas Brancas

Lindemann’s Chardonnay/Semillon – Australiano da hora, com nuances aromáticas delicadas e de grande frescor que tomam conta do nariz. Mais um desses vinhos encantadores, diferenciado, rico, mostrando uma certa complexidade ao palato, harmônico, corpo médio, certamente uma ótima companhia para um Fondue de Queijo.

Protos Verdejo – Rueda, Espanha, uma uva marcante! Amarelo palha com laivos esverdeados, brilhante em todos os sentidos. Aromas de frutas tropicais de muito boa intensidade com algo de grama molhada e nuances florais. Na boca é vibrante, muito saboroso, fresco com uma acidez cortante porém balanceado, sem arestas com um final de boca longo em que mostra uma certa mineralidade e algo cítrico. Nunca encontrei Verdejo igual com preço tão camarada.

Soalheiro Alvarinho – Sou suspeito para falar, eu sei, mas é um dos melhores bancos portugueses ano após ano. Vinho de muita classe, grande intensidade aromática em que sobressaem damascos e flor de laranjeira com espectro floral e frutado que encanta. Na boca é exuberante e algo cítrico com deliciosa textura e riqueza de sabores, sedutor e um final mineral que nos deixa pedindo mais.

Cheverny Le Vieux Clos – do Loire, na França, saborosíssimo corte de Sauvignon Blanc com um tempero de 15% de Chardonnay, que faz toda a diferença. Médio corpo, harmônico, complexidade de aromas e na boca é uma cativante “mistura” de sabores e sensações com o frescor da Sauvignon Blanc e a cremosidade e riqueza do Chardonnay, belo e encantador vinho.

Quinta dos Roques Encruzado – uva da região do Dão, Portugal, onde gera grandes vinhos brancos. Este belo exemplar da casta passa sete meses em barrica e mostra enorme complexidade. Muito balanceado, cremosos com madeira muito bem equacionada. Se decantado por uns dez a quinze minutos minutos, abre-se em deliciosos aromas frutados com nuances de baunilha e algo de amêndoas tostadas. Na boca, explode em riqueza de sabores, com frutos tropicais e alguma maçã verde mostrando-se bastante complexo e imensamente apetecível com um final mineral e muito fresco de grande equilíbrio.

Chateau de Tracy Mademoiselle T – mais um vinho do Loire que coloca a Sauvignon Blanc num outro patamar! Paleta aromática de grande intensidade e complexidade, absolutamente sedutora que nos faz abrir um enorme sorriso. Na boca é de um enorme frescor, intenso, frutos cítricos, uma boa dose de mineralidade em perfeita harmonia e elegância. Um vinho inesquecível e apaixonante para repetir diversas vezes.

Cheers, uma ótima semana e kanimambo pela visitaBrinde