Dicas e Novidades de Nosssa Vinosfera

Recebo um monte de press releases, a maioria de gente que só quer carona e, como falo de experiências, muitas ficam pelo caminho. Há, no entanto, algumas que acho valerem a pena compartilhar com os amigos, então cá vai:

Degustação da vila

Dia 27 de Agosto – Na Cia Marinara, só isso já vale o ingresso pois conheço bem (minha filha casou lá) e a comida é excelente, a 3ª Edição de Degustações da Vila, uma grande Festa de Vinhos, sendo o maior encontro de Vinhos e Gastronomia da Vila Leopoldina e arredores. Destinada aos apreciadores de vinho, desde iniciantes até confrarias organizadas,tem o objetivo de proporcionar uma experiência saborosa, em que os participantes poderão provar vários vinhos ícones de diversos países diferentes e harmonizá-los a pratos especialmente selecionados e parte da arrecadação será destinada á APAE. Olhem só o que haverá por lá!

  • 50 vinhos tops de vários países;
  • Jantar em ilhas de gastronomia para harmonizar com os vinhos;
  • Descontos especiais para compra dos vinhos. Contaremos com o apoio das vinícolas e importadoras para isso;
  • Os vinhos são dispostos na melhor ordem de degustação. Quando se segue uma ordem de intensidade, seu paladar consegue assimilar melhor os sabores;
  • Presença de vários Sommeliers e profissionais do setor para completar o aprendizado;
  • Música ambiente ao vivo para deixar o evento mais descontraído;
  • Sorteios brindes especiais;
  • Todos ganham a taça de cristal personalizada do evento;

Horário: entre 19 e 23h Local: Compagnia Marinara (Av. São Gualter, 777 – Alto de Pinheiros) Realização, Organização e Venda de convites: Cavatappi Enoteca (Rua Carlos Weber, 1476 – V. Leopoldina – F: (11) 2337.4138, 2387.5663 Para maiores informações, valores e formas de compra, acesse http://www.degustacoesdavila.com.br/ e divirta-se!

degustações-da-vila-2015

Novo Espumante na Praça – a Bueno Wines do jornalista Galvão Bueno acaba de lançar um novo espumante e desta vez rosé. Não conheço este, mas em virtude dos outros vinhos que conheço, creio que vale conferir. Eis o que me enviaram: “ O novo rótulo da vinícola Bueno Wines, o espumante Bueno Bellavista Desirée Brut Rosé, foi elaborado pelo método Charmat com um corte de uvas Merlot, Cabernet Sauvignon e Pinot Noir, originárias da região da Campanha Gaúcha (RS), o nome foi dado em Desiré Brut Roséhomenagem a Desirée, esposa de Galvão Bueno: “A escolha das uvas, que mistura Bordeaux e Borgonha, apresenta a riqueza do terroir brasileiro e da região da Campanha”, enfatiza Galvão Bueno.

A elegância e o frescor do novo espumante mostram que é perfeito para ser servido como aperitivo, para beber em momentos alegres e descontraídos, com amigos, em festas e coquetéis. “Traz o prazer de beber vinho de um jeito descomplicado”, comenta Galvão Bueno. Combina muito bem com peixes como salmão e cação, e em canapés com ovas de salmão, com frutos do mar, como mexilhões gratinados e mariscos, e com a culinária japonesa.

O novo Desirée já chega ao mercado com destaque: recebeu maior pontuação (94,75 pontos) em uma degustação às cegas com sommeliers realizada no início de agosto em Montevideo, no Uruguai, com espumantes produzidos na região da Campanha Gaúcha. Segundo o winemaker da Bueno Wines, o italiano Roberto Cipresso, o Bueno Bellavista Desirée Brut Rosé, elaborado pelo método Charmat, apresenta perlage fina e delicada, aromas de frutas vermelhas, como cereja e framboesa, com um sutil toque floral e boa complexidade. Com acidez delicada e boa cremosidade, é muito agradável na boca. A temperatura ideal de serviço é de 6°C a 8°C” Gostou, então confere aí e me fala o que você achou! Da embalagem eu gostei e me aguçou a curiosidade!!

Indo ao Rio? Então espera Setembro! Rio Wine and Food Festival entre 28 de Setembro a 4 de Outubro. O evento chega à sua terceira edição e recebe a chancela de evento oficial dos 450 anos da cidade.O projeto, pioneiro no Brasil, tem como objetivo atrair o grande público em torno do vinho e da gastronomia, desmistificando e democratizando a bebida, que em muitas oportunidades estará ligada a arte e cultura.
Durante os sete dias do festival, haverá eventos em toda a cidade, da zona norte à zona sul, desde o mais chique restaurante até o mais carioca dos botecos, indo às ruas e pontos de grande concentração de consumidores, tornado o evento democrático, tanto geograficamente como socialmente. São diversos eventos voltados ao trade e ao consumidor final. O carioca será impactado positivamente e o turista será motivado a vir à cidade, movido pelo desejo de provar um bom prato ou degustar um bom vinho, diante de um cenário deslumbrante.

Rio wine festival
A primeira ação do festival já começou. O concurso de fotografia “RIO, CORES e SABORES com muito VINHO”, que tem como mote “As belezas do Rio associadas à gastronomia e vinhos”. Para concorrer aos prêmios, os participantes devem seguir o festival no instagram (@riowineandfoodfestival) e postar fotos com a hashtag #RWFF2015. Muitas programações que fizeram sucesso na edição 2014 voltam a acontecer na edição 2015, como o jantar de abertura no Copacabana Palace, o seminário Vinho & Mercado na FGV; Wine Bus; Well Comunidade Drink; Concurso design de rótulos e garrafas. A FEIRA SHOW DE VINHOS promete crescer bastante sem perder o foco no público qualificado. Produtores do Brasil e de várias regiões do mundo estarão presentes.

Haverá também um outlet de vinho com descontos especiais para o público abastecer a adega. Uma novidade é o WORLD WINE MATCHING (WWM) evento Business to Business que reunirá produtores que não possuem representantes no Brasil, com importadoras, supermercados e compradores em geral, com interesses mútuos previamente mapeados. Além da programação base, fazem parte do evento diversas palestras, jantares harmonizados, presença de chefs internacionais convidados, degustações (incluindo provas de vinhos raros), promoções em lojas, bares, restaurantes e supermercados. E, ainda muitas surpresas serão anunciadas nos próximos meses.

O movimento “Rio Rolha Zero” não poderia faltar, e neste novo ano deverá contar com a adesão de mais de cem estabelecimentos, que em muitos casos estarão com eventos e promoções. Os clientes não pagam taxa de rolha ao levarem vinhos aos restaurantes parceiros durante a semana do festival. Como já é tradição, repete-se em 2015 o concurso de melhor sommelier do Rio, em parceria com a ABS-Rio e a entrega do já consagrado “Troféu Vinha Velha”, que traz ao público as personalidades que se destacam no mundo do vinho.

O tradicional Leilão Beneficente que encerra o festival também já esta confirmado, este ano em local inédito. Quer acompanhar, se programar, então acompanhe clicando aqui

Kanimambo, um ótimo fim de semana para todos e não esqueçam deste Domingo, a Paulista nos espera! Brinde