Parece……., mas Não è!

Dicas gerais (recapitulando assuntos que já abordamos aqui) para uma boa degustação:

  • – procurar usar copos de vidro, limpos, do tipo adequado a cada estilo.
    – servir na temperatura adequada e da maneira certa
    – evitar comidas salgadas ou gordurosas como batatas fritas ou amendoim, bem como outros alimentos com sabor forte como café, chocolate, balas mentoladas (aqui também entram cigarro e pasta de dente) antes e durante a degustação, pois interferem diretamente em algumas características.
    – evitar usar perfume, cremes hidratantes ou pós-barba, maquiagem ou sabonete que tenham cheiro forte que possa interferir na degustação;
    – se for degustar mais de um rótulo, começar pela  mais suave e seguir em ordem crescente de “potência”, pois o contrário poderia mascarar aromas e sabores dos mais leves. Nesse caso também é importante limpar o paladar entre um e outro rótulo usando água sem gás e pão francês ou bolacha água e sal.

Parece que estou falando de vinho, né? Pois bem, não estou não pois esse texto acima  copiei do bom site e clube de cervas Have a Nice Beer, tomando o cuidado de suprimir a palavra cerveja em determinados momentos, o que só nos vem demonstrar que não há tanta diferença assim entre apreciar um e outro. Cada coisa tem seu momento e as cervejas ditas especiais e gourmets, não aquelas que determinadas pessoas insistem em colecionar vazias em cima da mesa, têm seu espaço também na boa gastronomia.

Salute, kanimambo e mantenha a mente aberta!