Sinais dos Tempos – Um Pensamento Para Reflexão

        O tempo passa e nem sempre as coisas evoluem. Aliás, há situações cíclicas que no decorrer do tempo se repetem e, dando uma limpa em meu escritório neste fim de semana, me deparei com um artigo publicado na Revista de Vinhos portuguesa datada de Maio de 2009, que não poderia estar mais atualizada e nos deixa um ponto para reflexão. Sem mais demoras eis o texto sob o titulo, Snobs do Vinho:

         “Sinais dos tempos, os vinhos mais badalados de 40 a 50 Euros a botelha, há dois anos atrás era vê-los desaparecer das prateleiras na semana que chegavam. Para se obter uma dessas garrafas era preciso meter uma cunha a um amigo do proprietário da loja. Agora é vê-lo por aí disponíveis para quem os quiser levar e a serem vendidos num ritmo bem mais ajustado aos tempos que correm. Até o próprio conceito de snobismo vínico começa a mudar. Hoje em dia quando um consumidor endinheirado leva à mesa uma daquelas garrafas míticas para impressionar os amigos e fazer alarde de sua generosidade e largueza financeira, arrisca-se a aparecer um conviva com uma outra garrafa bem menos conhecida que a coloca do lado da primeira dizendo; “ora, provem lá esta categoria de vinho que eu encontrei e custa menos da metade desse aí e tão bom quanto”. Começa a estar mais na moda, em determinados ciclos sociais, saber de vinho e comprar a melhor relação Qualidade-Preço, do que mostrar sua capacidade de pagar muito dinheiro por uma garrafa de vinho. A crise tem dessas coisas e nem todas são más (LL).”

        Como diz o ditado, há males que vêm para o bem, e este tipo de mudança de hábito, em que se preze muito mais o conteúdo da garrafa do que a marca estampada no rótulo, é certamente muito bem vinda. Salute, kanimambo, uma ótima semana para todos e comprem com sabedoria!