Último Dia de Encontro Mistral 2012 – Roteiro de Prova.

           Eu, muito lamentavelmente, vou perder por motivos de saúde. Nada grave, mas incapacitante o bastante para não permitir que eu esteja presente neste Encontro Mistral 2012, sniff! Ontem já perdi o encontro mensal da Confraria du Vin e hoje mais essa, só que o da confraria tem mais mês que vem, já o Encontro da Mistral só daqui a dois anos!!!! Bem, de qualquer forma, alguns amigos tinham me pedido umas dicas e não posso me furtar a isso, mesmo não tendo estado por lá. O faço, porque não preciso estar lá para saber que alguns dos produtores, a maioria na verdade, são imperdíveis mas há sempre alguns mais imperdíveis que outros! Na sequência:

  1. Espumantes, sempre uma bela forma de se iniciar uma degustação. Neste quesito certamente começaria pela Vallontano especialmente se eles lá tiverem em degustação o delicioso Vallontano Extra-brut Luis H. Zanini, um dos melhores no Brasil. Depois, passar pela Ca del Bosco que mostra porque a Franciacorta tem a fama que tem em espumantes finalizando esta primeira fase de sua viagem com os fantásticos champagnes da Bollinger (minha preferida) e da Pol Roger. Só esta entrada já valeu o convite, mas tem muito mais!!
  2. Na Alemanha, uma parada para curtir os ótimos Riesling da Dr. Burklin-Wolff é obrigatória antes de se iniciar nos tintos.
  3. De Portugal – Quinta da Pellada (não dá para não passar aqui) um festival de grandes vinhos, Quinta da Lagoalva e Symignton Family Estates fazem um triunvirato de cair o queixo, mas ainda tem Niepoort, Quinta Vale do Meão,  Quinta do Carmo……….
  4. Da Espanha – Anima Negra (algo diferente) , Bodegas Valdemar e Pesquera (minha preferida) são imperdíveis.
  5. Da Itália – Castello del Terriccio é daquelas vinícolas que só eventos como este podem nos trazer (para a maioria) pois são vinhos estonteantes, diferentes e caros, uma visita imperdível e pelo menos esta parada tem que estar em seu roteiro. Também imperdíveis a Isole e Olena assim como; Badia a Coltibuono, Tasca D’Almerita, Masi, Biondi Santi e Vietti. Haja taça e água!
  6. Do Chile e Argentina – em minha opinião 4 são os principais destaques; Amayna, Viña Montes, Catena Zapata e Ernesto Catena.
  7. Da França – não é muito a minha praia, mas pelo pouco que conheço minha escolha, caso estivesse indo, seria dar uma parada no Cos d’Estournel, Parigot, Pascal Jolivet , Joseph Drouhin, Paul Jaboulet e Daumas Gassac
  8. Para finalizar, uma passada na Oremus para provar os deliciosos vinhos de Tokaj, retornando a Portugal para os Vinhos do Porto da Symington e da Niepoort e para arrematar um dia perfeito, as grappas da Nonino!

           Ufa, um roteiro para ninguém botar defeito, e que já me deixou aguado ao mesmo tempo que triste por não poder comparecer. Pior é que só daqui a dois anos!!! Enfim, para você que estará lá hoje á tarde ficam os desejos de uma ótima viagem pelos caldos de Baco e para o resto do pessoal, salute e kanimambo pela visita.