Um Sassicaia Cortou o meu Caminho

         Até aí, nenhuma grande novidade!  Não que este seja visita constante, mas não chega a ser nenhuma grande novidade também, só que não foi esse rótulo que você conhece apesar deste também levar o selo de qualidade Incisa Della Rocchetta . Tão pouco foi o azeite que você já ouviu falar. Este Sassicaia foi diferente, algo mais inusitado e único que me seduziu por completo numa degustação em que estive ontem e olha que eu não sou assim tão chegado em destilados! Aliás, como dizem os ingleses. “it swept me off my feet”!

        O saudoso Angelo Fornara um dia me disse que sua mamma possuía uma sabedoria muito pessoal sobre vinhos que ele respeitava muitíssimo. Enchia o copo, olhava, cheirava, levava á boca e dava seu veredito; “mi piace ou no mi piace”! Invariavelmente estava certa. Minha relação com destilados, apesar de algum treinamento olfativo e palativo em decorrência do vinho, anda um pouco por aí e, neste caso, mi piace molto!!!

O Sassicaia que cruzou meu caminho foi esse aqui do lado da Poli Elegant, por sinal também muito boa. Uma grappa produzida pela Poli na região do Veneto e trazida pela Zahil. Jacopo Poli é um destilador que resgatou a história de seus antepassados, produtores desde 1898 e tem uma frase que acho genial; “O segredo de fazer uma boa grappa é simples. Um precisa de bom e fresco bagaço fermentado de uvas e 100 anos de experiência”!  Neste caso, bagaço fermentado de Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon envelhecido por  quatro anos quando termina seu afinamento com seis meses em barricas usadas pela Sassicaia. Muito aromática, estruturada e elegante com a madeira lhe aportando uma complexidade adicional, difícil descrever todas as sensações sentidas,  mas  no site o produtor a chama de majestosa e tendo a acompanhar essa descrição!

          Uma grappa de meditação, como um vinho que lá provei e depois comentarei, para curtir com calma vendo o sol se pôr ou ao lado de uma lareira numa noite fria. Há muito não me entusiasmava tanto com algo de origem etílica. Não sei se é caro, não tenho parâmetros de comparação pois essa não é minha praia, mas custa uma grana legal, algo ao redor de R$520,00, que se estiver sobrando recomendo usar na compra de uma garrafita dessas e curtir com moderação, é excepcional!

        Dos vinhos provados falo num outro dia, mas garimpei um verdadeiro achado – um saboroso Rioja com 18 meses de Crianza por um ótimo preço – descobri um ótimo Malbec, que normalmente não me impressionam muito,  e confirmei a grandeza dos vinhos da Casa Ferreirinha! Por hoje é só, salute, kanimambo e bom fim de semana.