Vin Santo e Outras Delicias da Páscoa

O Vin Santo é um vinho tradicional desta época do ano na Itália, tanto na Toscana como no Veneto e Umbria. È na Toscana, no entanto, onde essa tradição está mais enraizada, especialmente quando tomado geladinho com biscoitos de amêndoa chamados Cantuccini gentilmente molhado nesse saboroso e doce caldo. Mas porquê Vin Santo? Bem, existem diversas teorias, mas eu gosto desta; as uvas são colhidas no pico de sua maturação em Setembro ou Outubro e são depois colocadas para “secar” durante um período de cerca de quatro meses quando então é vinificado, ou seja em Março próximo à páscoa! Óbvio que existem Vin santos e Vin Santos! Uns como o Vin Santo Catarello são verdadeiras obras de arte para serem tomados de joelhos e molhar nele um Cantuccini é quase que um sacrilégio! Todavia, existem Vin Santos deliciosos a bom preço, como o Podere Del Paradiso, que são perfeitos para esta prática.

          Uma outra boa dica para esta páscoa é presentear, ou se presentear, com algumas delicias como Banyuls de Chapoutier, um perfeito companheiro para os chocolates da Valrhona ou um Porto Tawny com amêndoas cobertas de chocolate ou Ballas de Chocolate da Bella (uma especialidade artesanal), Porto LBV com praline de chocolate amargo ou os Valrhonas (divinos chocolates gourmet franceses) com alto teor de cacau como os Caraibe e Guanaja ou ainda um Porto Tawny 10 anos com torta de amêndoas. Enfim, existem divinas combinações para você presentear ou servir num final de almoço de páscoa. Ao fim e ao cabo, Páscoa não é só das crianças e ovinhos de chocolate!

         Na Vino & Sapore existem um sem número de opções de kits prontos e a montar, porém existem outros locais que certamente disponibilizam kits semelhantes, então não se acanhe e invente!

Salute e Kanimambo pela visita