Incrível, Foi Abrir a Boca e Tomar Pancada!

        É gente, mal cheguei em casa da entrevista que dei para o Bom di Vinho do amigo Marcelo e já recebia dois e-mails bem azedos. Tudo bem, até entendo que a percepção tenha sido outra, a vida virtual é bem mais fácil que a ao vivo,  pois te permite pensar e revisar antes de publicar, então achei por bem responder publicamente. Antes, no entanto, não sem antes exaltar a audiência que o programa tem, show de bola Marcelo!

         Dois temas ou melhor, comentários que fiz parece que feriram a suscetibilidade de alguns então me permitam esclarecer já que pode ter havido uma percepção diferente daquilo que pretendi ao expor minha opinião;

1 – a falta de profissionalização do setor – tanto sommeliers mal formados como aqueles sem qualquer formação são um problema num meio em que trabalhar numa loja de lojas já dá status de tal ou então um curso básico na ABS. O Brasil está na lide do vinho, para valer, há cerca de dez anos então o nível de profissionalização ainda é muito baixo. Isso, no entanto, extrapola esse segmento dos sommeliers e passa também por outros profissionais do setor que acabam sendo explorados pelas próprias mídias com que colaboram. Ora, quem não se valoriza não pode esperar que seja valorizado por terceiros e é essa critica que faço. Não dá para contribuir com uma mídia paga que vende um conteúdo montado e elaborado por profissionais que nada recebem por isso sendo que são estes que efetivamente “fazem” o conteúdo que permite que essa mídia seja vendida. Não concordo com isso e acho que é falta de respeito para com o profissional.

2 – ainda nessa linha, falei da falta de responsabilidade de pessoas que escrevem blogs de baixíssima qualidade sem se ater á responsabilidade de seus atos já que a percepção de quem lê, especialmente os mais novos nestas coisas do vinho, tende a acreditar no que está escrito. Isto não foi uma critica aos blogueiros já que temos inúmeros casos de ótimos blogs e conteúdos extremamente contributivos á causa . Há no entanto, aqueles que deixam muito a desejar e, nesse sentido, quis alertar para separar o joio do trigo. Este mundo virtual permite que se divulgue qualquer coisa então há que se tomar cuidado porque os efeitos são multiplicados de forma exponencial. Erros todos cometemos, ninguém detém o monopólio do saber apesar de alguns se recusarem a descer de seu salto XV, porém existem coisas na net que são verdadeiros descalabros e temos que redobrar esforços para evitar falar sobre o que não conhecemos! Ter opiniões, devidir experiências, comentar um vinho tomado, tudo bem, cada um escreve o que lhe der na telha e lê quem quer. Agora, escrever algo mais técnico, aí o papo é outro e é importante o estudo e o conhecimento de causa, mesmo que só teórico, não dando para simplesmente chutar qualquer coisa pois temos muita responsabilidade sobre o que escrevemos.

         É isso gente, espero que tenha conseguido elucidar os amigos que me enviaram os mails e outros que porventura tenham tido a mesma impressão. Quem quiser assistir a entrevista, dê uma olhada no link abaixo lembrando que a primeira metade é da Bisol.

http://tvuol.uol.com.br/#view/id=roberto-actis-da-bisol–fala-de-proseccos-0402993372E48133E6/mediaId=7309933/date=2010-11-02&&list/type=tags/tags=168685/edFilter=all/

Salute e kanimambo