Dicas da Semana

Restaurant Week Chega na sua Sétima Edição a São Paulo, e abro espaço para minha amiga Denise Cavalcante dar seu recado, até porque também sou beneficiário desse evento, ao fim e ao cabo gosto da boa gastronomia e esta é uma ótima forma de conhecer cozinhas de grande gabarito por preços que cabem no meu bolso. Nesta edição o São Paulo Restaurant Week explora o tema da cozinha Vegetariana e oferece a Pré-semana Master Card.

          A edição deste ano traz uma alegria a mais para os adeptos da culinária vegetariana. As casas foram desafiadas a oferecer ao menos um prato principal sem carnes ou peixes. Vale lembrar que cada restaurante pode criar quantas opções de pratos desejar, sugerindo também pratos com carnes, peixes e camarões, que sempre faz muito sucesso no evento.

          Entre as casas que aderiram ao desafio e criaram sua opção vegetariana estão o Açafrão da Terra, com o Enrolado de berinjela (recheio de ricota, mussarela de búfala e manjericão), o Emprestado com o Risoto da Maira (abóbora, castanhas de caju e shimeji puxado no limão e shoyu) ou o Hitam com o Arroz Thai Veggie – risoto feito com arroz tailandês, palmito pupunha, curry, abobrinha, palmito pupunha, uva, damasco, com ghee. A estrelada Chef Bel Coelho, do Dui, criou o Penne ao molho de queijo Saint Agur e até uma casa especializada em carnes, como o Beef and Chips sugere o prato Duo Risoto de Brie com Damasco e Endívias Grelhadas. Além destes, oferecem sugestões criativas o D`Olivino, Eau French Grill, Fillipa, o Govinda com Navratna Korma – oito tipos de vegetais e panner ao creme de curry e castanha de caju, o Kinu de cozinha japonesa, o Mabella Steak House entre outros.

         Outra novidade desta edição é a “Pré Semana Restaurant Week Mastercard”, que acontecerá entre os dias 23 e 29 de agosto, na semana que antecede o início oficial do evento. Durante este período os clientes dos cartões de crédito Mastercard Black e Mastercard Platinum poderão realizar reservas e pedir com exclusividade os menus do Restaurant Week nos restaurantes participantes.

        O São Paulo Restaurant Week, a maratona gastronômica já consagrada na capital paulista, chega a sua 7ª edição com grande expectativa do público. O número de participantes nesta edição ficou em 210 restaurantes, incluindo as filiais, sendo que 64 restaurantes participam pela primeira vez do evento. Entre os estreantes estão a casa de carnes especiais BASSI; o ALL SEASONS, sofisticado restaurante do chef suíço Christophe Besse e o DUI da excepcional chef Bel Coelho. O DOMITILA oferecendo até cardápio em braile; o oriental PING PONG; o BISTRÔ CASA DO PORTO;  até a FEIJOADA DA BIA oferecendo outras opções, o JOHNNIE PEPPER; o LA COCAGNE com uma sugestão de bacalhau, é claro; o charmoso LE FRENCH BAZAR; PROVENZA; TIGER e o VITRÔ do chef Fred Frank, entre muitos outros.

         Muitos restaurantes que já fizeram sucesso em outras edições voltam a participar como o Thai Gardens, Obá, Na Cozinha, o EAU French Gril localizado no hotel Hyatt, o Felix Bistrô comandado pelo Chef Alain Uzan na Granja Viana, o Arábia que serve comida árabe da mais alta qualidade; o criativo Hitam que promove comidas fusion entre Tailândia, Índia e Brasil; o Ávila especializado em carnes argentinas. O brasileiríssimo Tordesilhas retorna com sugestões muito originais, o Suez, na Granja Viana, de comida mediterrânea localizado numa região arborizada com uma bela vista para a montanha e volta a participar dessa edição. A casa que fez muito sucesso na edição de março do RW o La Vecchia Cucina, do chef Sergio Arno, continua participando.  O La Marie ataca de lagosta outra vez, sendo um dos mais visitados do evento, o Bistrô Charlô continua apostando no evento assim como o Picchi, Paellas Pepe, o Govinda e muitos outros.

         O formato do evento é o mesmo, com uma pequena alteração no preço do cardápio do almoço. Entrada, prato principal e sobremesa a um preço fixo, igual em todas as casas, por R$ 29 + 1 no almoço e jantar por R$ 39 + 1. Sempre lembrando que couvert, bebidas e 10% não estão inclusos no preço do cardápio e o real acrescido a conta é destinado à fundação Ação Criança. O site – www.restaurantweek.com.br  – apresenta a lista de casas participantes com seus cardápios e horários de funcionamento. Importante observar que os restaurantes podem escolher em que horário querem participar: almoço ou jantar ou nas duas refeições

Viniportugal Realiza Cyty Tasting. Na verdade eu preferiria que os marketeiros de plantão tivessem encontrado um nome mais plausível, mais dentro de nossa realidade lusófina , porém respeitemos e o importante é a ação que acho bem legal. Defensor e divulgador que sou dos vinhos portugueses é com alegria que vejo essa promoção sendo despolarizada  levando “a mensagem” a regiões outras que não só São Paulo e Rio. a ViniPortugal é uma associação interprofissional, sem fins lucrativos, que tem como objetivo a promoção da imagem dos vinhos, aguardentes e vinagres portugueses no mercado interno e nos mercados externos definidos como prioritários – a exemplo do Brasil. A entidade agrupa estruturas associadas e organizações ligadas ao comércio, à produção, cooperativas, destiladores, agricultores nas regiões demarcadas, sendo constante fonte de pesquisa minha através do site com link aqui do lado, nas coisas de Portugal. Dias 24 de Agosto em Recife, 25 em Salvador, 26 no Rio de Janeiro, 31 em Belo Horizonte, 1 de Setembro em Curitiba e finalizando em Florianópolis no dia 2, uma verdadeira maratona!

          Serão jantares harmonizados, antecedidos de palestras ministradas por especialistas em vinhos. Estes eventos são voltados para sommeliers, formadores de opinião, donos de restaurantes e lojas especializadas. O objetivo é mostrar a diversidade e alta qualidade dos produtos portugueses. De acordo com Sónia Fernandes, diretora da ViniPortugal para o Brasil, a entidade aposta no crescimento de 12% das importações de vinhos para o mercado brasileiro. Ela afirma que todas as ações da entidade têm o objetivo de difundir o conhecimento sobre as diversas castas nacionais, as diferentes regiões portuguesas e o investimento em tecnologias enológicas feita pelos produtores de Portugal.

          Os City Tastings de 2010 reunirão os principais produtores das regiões da Madeira, Vinhos Verdes, Douro, Dão, Beiras, Bairrada, Tejo, Lisboa, Península de Setúbal e Alentejo. São eles: Quinta do Crasto, Herdade do Esporão, Vale d’Algares, Herdade dos Grous, Quinta do Vale D. Maria, António Saramago, Quinta da Chocapalha, Niepoort, Luís Pato, Quinta do Vallado, Quinta do Ameal, Dão Sul, José Maria da Fonseca, Quinta das Bágeiras, Quinta da Gaivosa, Gloria Reynolds, Paulo Laureano, Vinícola de Nelas, Quinta do Monte D’Oiro, Campolargo, Sogrape, Caves Raposeira, Anselmo Mendes, Casal Branco, Duorum, Quinta da Sapeira, Madeira Wine Company.

        As palestras de Recife, Rio de Janeiro e Salvador serão ministradas por Cristiano Van Zeller, um dos Douro Boys (Quinta do Valle D. Maria no Douro). Em Belo Horizonte, o palestrante será o enólogo Gerson Lopes. O presidente da Associação Brasileira de Sommeliers de São Paulo, Gustavo Andrade de Paulo, falará em Curitiba, e o Sommelier Guilherme Correa em Florianópolis.

Destaque Restaurant Week. Tinha ficado de passar este destaque no meu último Dicas da Semana, porém acabou não dando então vai hoje. Aberto há pouco mais de dois anos na Vila Mariana, o Hitam cria novos pratos para brindar seus clientes na próxima edição do SPRW que atrai muita gente para a casa. Especializado em comida estilo fusion, o Hitam (que significa “bem estar” em sânscrito) oferece combinação de sabores das culinárias tailandesa e indiana com toques de brasilidade.

          Como o tema dessa edição do SPRW é a cozinha vegetariana, o Hitam não teve dificuldade em encontrar sugestões apetitosas para agradar esse público, pois a casa já tem diversas ofertas em seu cardápio corrente, já que existem muitos adeptos da culinária vegetariana entre os habitantes da Índia. 

         A sugestão é Arroz Thai Veggie – uma espécie de risoto feito com arroz tailandês, palmito pupunha, curry, abobrinha, palmito pupunha, uva, damasco, com ghee (manteiga clarificada muito usada na Índia) e queijo minas padrão com um toque de leite de coco. Este prato foi criado para o evento e passará a fazer parte do cardápio da casa com variações e sabores como filet mignon de cordeiro, porco e camarão.

       O Hitam oferece duas opções de pratos para os participantes do SPRW além do vegetariano, uma é thai e a outra da Índia. Camarão Thai levemente picante, temperado com curry verde com alho poró, tomate cereja e cenoura ou o Frango Bangalore, receita batizada em homenagem a uma cidade da Índia, feita com leite de coco, berinjela e cebola caramelizada.

         A refeição começa com o Trio de cestinhas crocantes, de massa filo assada com recheios de Shitake com alho poró; camarão com abobora; palmito pupunha ou a opção do Rolinho Primavera Estilo Tailandês recheado com frango, vegetais, vermichelli (macarrão fino feito de moyashi – broto de feijão) e um toque de hortelã com molho doce picante. De sobremesa as sugestões continuam apetitosas: a Samosa doce recheada com nutella e banana ou uma sugestão refrescante e bem menos calórica, Frozen Yogurt com pedacinhos de fruta e calda de frutas vermelhas.

         Não sou de enganar ninguém, então deixo claro que não conheço o lugar, porém me foi bem recomendado e como gosto deste estilo de culinária me despertou a curiosidade e devo passar por lá, mesmo que fora de mão para mim, para conferir. Uma dica que quis compartilhar com os amigos. O Hitam fica na Rua  Áurea, 333, Vila Mariana – SP / Tel. (11) 5082-4589 – para reservas após às 16h. O restaurante participa somente do jantar e durante a semana.

Novo Espaço de Eventos, mais uma dica de espaço a conferir. Bem localizado para quem mora na região da Oeste de São Paulo, me pareceu inclusive, uma ótima opção para eventos de nossa vinosfera.  Espaço Jardim Leopoldina, Doca Mellao e Keiko Kamimura inauguram em agosto o Espaço Jardim Leopoldina, na Vila Leopoldina, em São Paulo. No local, as empresárias buscam suprir as dificuldades encontradas por clientes e fornecedores para festas e eventos. São dois ambientes principais: um salão de 750m², com capacidade para receber até 1.300 convidados, e um jardim de 200m², considerado o grande destaque da casa. “Sentíamos falta de um lugar com um jardim charmoso e bucólico, que pudesse abrigar uma cerimônia religiosa, um coquetel ou qualquer festa maior”, conta Keiko. Doca e Keiko, que já atuavam no mercado de eventos, trouxeram para o Espaço Jardim Leopoldina uma cozinha de 100m², com seis cubas e uma Sala de Flores. “Já fomos fornecedoras e sabemos a falta que faz uma sala assim. Criamos uma área de 20m² especialmente para armazenar, manipular e retocar os arranjos”, explica Doca.

           Outro destaque da casa é a estrutura de iluminação. Pontos fixos e estrategicamente posicionados facilitam a montagem e desmontagem dos focos de luz de acordo com qualquer desenho de evento. Banheiros amplos, sala técnica, chapelaria e sala da noiva com banheiro completo também compõem a estrutura. Outra característica do Espaço Jardim Leopoldina é a flexibilidade dos serviços. O espaço de eventos não restringe a entrada de diferentes fornecedores, como buffet e decoração. Os ambientes também são flexíveis: é possível modificar a estrutura, permitindo que seja realizado um coquetel para apenas 200 pessoas ou uma grande festa para 1.300 convidados.

          O press release recebido mostra uma clara aptidão e foco do local para casamentos, aliás uma ótima dica para as centenas de noivos que perambulam por este blog na busca de dicas de espumantes e vinhos, porém eu acredito que o espaço é muito versátil e poderá acomodar uma série de eventos vinícos. Enfim, fica aqui mais essa dica a conferir e quem quiser mais informações pode entrar no site deles > http://www.espacojardimleopoldina.com.br/.

Deu, por hoje não tem mais nada não. Salute, kanimambo e nos vemos por aqui.